Conheça os 5 caminhões mais caros do Brasil e quanto custam

Assim como no mercado de carros de passeio, valor dos pesados têm aumentado e já rompeu a barreira de R$ 1 milhão

volvo fh 540
Volvo FH custa mais de R$ 1 milhão (Foto: Volvo | Divulgação)
Por Érico Pimenta
Publicado em 17/09/2022 às 12h33
Atualizado em 19/10/2022 às 14h41

Assim como os carros e as motos, na verdade tudo em geral, está ficando cada vez mais caro, e às vezes beirando ao absurdo, com isso fica a pergunta: Se carros e motos estão cada vez mais caros, e quanto aos caminhões? Para responder essa pergunta, vamos olhar para 5 modelos da categoria pesado, excluindo modelos off-road, esses que naturalmente são mais caros pela sua configuração.

Ainda vale reforçar, que estamos pegando um modelo de cada montadora, sendo o mais caro. Os valores são da tabela Fipe auferidos no mês de agosto de 2022.

VEJA TAMBÉM:

1. Volvo FH 540 Globetrotter 8X4 – R$ 1.029.700

volvo fh 8x2
Modelo 8×2 usado na operação de báscula, não diferente da versão 8×4 (Foto: Volvo | Divulgação)

O caminhão mais caro do Brasil é o Volvo FH 540 Globetrotter 8X4 com preço acima de R$ 1 mihão. Ele  também é o modelo mais vendido no país atualmente – na configuração 6×4. Interessante lembrar que em 2013, a Volvo importava o Volvo FH16 750 cavalos com valores a partir de R$ 1 milhão, e com isso dá para notar o quanto os caminhões foram ficando caros.

Apesar disso, o Volvo FH ainda segue como a melhor opção no mercado para aplicação de bitrem e rodotrem, e, recentemente, a Amaggi anunciou a compra de 400 unidades do Volvo FH 540, o que mostra a força do modelo.

O Volvo FH 540 é equipado com o motor D13 de 540 cavalos e 2.600 Nm de torque. Já a transmissão é a Volvo i-Shift AT2612F.

2. Scania 620S V8 6×4 – R$ 967.163

scania 620s
Com uma unidade emplacada em 2021, o modelo se torna mais raro do que caro  (Foto: Scania | Divulgação)

A Scania sempre se colocou no mercado nacional com caminhões que todos nós, entusiastas dos pesados, sonhamos em ter: entre eles estão os modelos V8. Mas a marca sueca foi além com a série S, com cabine de piso plano e um maior conforto para o motorista – ao juntar os dois, você tem um 620S V8.

Um ponto interessante é que os modelos V8 da Scania não são bem vendidos aqui no Brasil e, em 2021 por exemplo, apenas uma unidade do 620S V8 foi emplacada. Dessa forma, o Scania 620S V8 6×4 não é o caminhão mais caro do Brasil, mas pode ser considerado o mais raro.

O Scania 620S V8 é equipado com motor DC16 115 620 de 16 litros com 3.000 Nm de torque e 620 cavalos. Já a transmissão é a GROSSO 935.

3. Mercedes-Benz Actros 2653 MP5 6×4 – R$ 925.112

mb actros
Caminhão “digital” tem o painel composto por telas de série e chave do tipo sensor de presença (Foto: Mercedes-Benz | Divulgação)

Considerado a nova era dos caminhões digitais, seja pelo seu painel de instrumentos composto por telas e também a opção das câmeras de vídeo no lugar dos retrovisores, o Actros 2653 foi desenvolvido para aplicações rodoviárias de longa distância e peso.

Um dos caminhões mais caros do Brasil, o Actros se mostra avançado também pelos seus sistemas de segurança como leitura de faixa e até sensor de ponto cego. Ele oferta bastante tecnologia por um valor não tão alto. Ponto negativo é a falta de uma cabine maior, já que é ofertada apenas em uma versão.

O Actros 2653 é equipado com motor MB OM 471 LA de 520 cavalos e 2.600 Nm de torque. Na parte da transmissão o modelo é equipado com a caixa MB G 291-12 Powershift.

 4. DAF XF 530 ‘FTT’ Super Space Cab – R$ 841.181

daf xf 530 ftt
A montadora mais nova, surpreende pela qualidade e robustez  (Foto DAF | Divulgação)

 Uma das montadoras mais novas no mercado, a DAF tem surpreendido o mercado com os seus caminhões, entre eles, os da linha XF. O XF 530 Super Space Cab é um dos mais completos do mercado e tem a segunda maior cabine, perdendo por 0,5 centímetros para o Volvo XL.

Mesmo participando da lista de caminhões mais caros do Brasil, o XF 530 já se enquadra entre os 10 pesados mais vendidos, e até ganhou a fama de caminhão que não quebra.

O XF 530 é equipado com motor PACCAR MX 530 e 2.500 Nm de torque. Já a transmissão é uma ZF Traxon de 12 velocidades.

5. Iveco Stralis Hi-Way 6×4 – R$ 828.333

iveco stralis hi way 560
Modelo deve ser substituido pelo S-Way, que já foi flagrado em testes no Brasil (Foto: Iveco | Divulgação)

O último da lista de 5 caminhões mais caros do Brasil está com o destino selado: deve sair de linha ainda este ano – substituído pelo Iveco Stralis S-Way. O Iveco Stralis Hi-Way foi apresentado no Brasil em 2013 e infelizmente nunca emplacou, aparecendo raramente entre os 10 mais vendidos. Apesar disso, o modelo tem conquistado novos clientes nos últimos anos, chegando a vender em grandes lotes (acima de 100 unidades) para um único cliente.

Equipado com motor FPT Industrial Cursor 13 de 560 cavalos, o Hi-Way se configura até mesmo como um dos caminhões mais potentes do Brasil, perdendo apenas para o Scania R / S 620. De qualquer forma, a conquista de novos clientes nos últimos anos pode ser uma oportunidade para o seu substituto fazer uma bela estreia no mercado brasileiro.

O Iveco Stralis Hi-way é equipado com motor FPT Cursor 13 com 560 cavalos e 2.500 Nm de roque. Já a transmissão é uma ZF 16AS 2630.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
JOSE VALTEMIS DA SILVA 27 de novembro de 2023

SÓ TENHO A DIZER QUE OS MOTORISTAS E AS MOTORISTAS SÃO PESSOAS DE GRANDE VALOR EM NOSSO PAIS O MEU SONHO É TER UMA CARRETA DESTA MAS VOU LUTAR E TRABALHAR PARA MONTAR A MINHA PEQUENA EMPRESA VOCÊS ESTÃO DE PARABENS.

Avatar
Ricardo 19 de setembro de 2022

Não se preocupe, custa 1 milhão se você compra somente uma unidade. Numa compra como essa, de 400, o preço é muito bem negociado. Os implementos não custam o mesmo que o caminhão, custam muito menos. E o dinheiro, provavelmente, é emprestado pelo BNDES, a caixa-preta com nosso dinheiro.

Avatar
Keppaty 17 de setembro de 2022

1.029.700,00 x 400 = 411.880.000,00.
Não sei se rio, ou se choro.

Avatar
Bob Caldo Maggi 18 de setembro de 2022

Nem ria nem chore, mas agradeça. Falta acrescentar os implementos dos caminhões nesse valor, então você dobre pra 800mi.
Graças a esse grupo empresarial, e tantos outros no Brasil, você come, milhares de empregos são gerados e o PIB do Brasil aumenta.
Então vamos torcer pra que ele e todos outros continuem gastando 800mi sempre.

Avatar
Joao John 15 de outubro de 2022

É que nenhum motorista autônomo pode ter um desse no Brasil. Tabela de frete ficando cada vez mais baixa e o preço dos veículos aumentando cada vez mais.

Avatar
Deixe um comentário