Caoa Chery QQ sai de linha no Brasil
Subcompacto mais baratado do país foi lançado em 2011 e nunca se destacou em relação ao número de vendas; em 2018, modelo emplacou apenas 3.176 unidades
Por AutoPapo 21/11/19 às 11h59Subcompacto mais baratado do país foi lançado em 2011 e nunca se destacou em relação ao número de vendas; em 2018, modelo emplacou apenas 3.176 unidades
Por AutoPapo 21/11/19 às 11h59O Chery QQ chegou ao Brasil em 2011 e, desde então, figura entre os modelos mais baratos do país. Apesar do preço atrativo, o hatch inicialmente importado da China nunca despontou entre os carros mais vendidos.
No ano passado, o subcompacto rival do Renault Kwid emplacou apenas 3.176 unidades. Em 2019, o número foi ainda menor: 1.360 veículos vendidos até outubro.
Em nota para o AutoPapo, a Caoa Chery informou que a produção do QQ nacional está sendo descontinuada da unidade fabril de Jacareí, São Paulo, seguindo uma decisão estratégica da marca. Com isso, a empresa passa a focar seus negócios e investimentos nas linhas de SUVs e sedans.
A fabricante destacou ainda que sua rede de concessionárias em todo o Brasil segue preparada para atender qualquer demanda relacionada ao Chery QQ, tanto com a disponibilidade de peças quanto nos serviços de pós-venda, reiterando o compromisso da marca com os clientes.
Desde 2011 no mercado brasileiro, inicialmente importado e, posteriormente com produção nacional (2016), o QQ foi um marco na história da Chery e da indústria chinesa no País.
O Caoa Chery QQ somou cerca de 33 mil unidades comercializadas em seus anos de história no Brasil. Três versões do subcompacto chegaram a ser oferecidas no país: Look, ACT e Smile.
O fim do modelo que é equipado com um motor 1.0 flex capaz de entregar 75 cavalos e 10,1 kgfm de torque foi percebido porque o veículo saiu do configurador do site da Caoa Chery.
Componente | Especificidades |
---|---|
Motor | três cilindros em linha, 998cm³ de cilindrada, flex, 75 cv (etanol)/74 cv (gasolina) de potência a 6.000 rpm e 10,1 kgfm (e)/9,7 (g) de torque a 4.500 rpm |
Transmissão | tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas |
Direção | tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica |
Freios | disco na dianteira, e tambor na traseira |
Suspensão | dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, eixo rígido |
Rodas/pneus | 5×14”de liga leve/175/65R14 |
Peso do Chery QQ | 936 kg |
Carga útil (passageiros+ bagagem) | 375 kg |
Dimensões | 3,56 m de comprimento;1,6 m de largura; 1,52 m de altura e 2,34 m de entre-eixos |
Altura do solo | 13 cm; ângulo de ataque/saída/rampa: 21°/29°/22° |
Porta-malas | 160 litros |
Tanque de combustível | 35 litros |
Velocidade máxima do Caoa Chery QQ | 150 km/h (e/g) |
Consumo (km/l) | cidade – 12,9 (g)/8,9 (e); estrada – 14,4 (g)/9,9 (e) |
*Matéria atualizada em 22 de novembro de 2019
A carrinho tinha muito pra vender bem, mas a Caoa nunca esteve interessada nesse segmento, vista que nenhuma propaganda foi feita.
Uma pena!
Agora é ver a concorrência subir os preços.
Vdd….eu tenho ele (New QQ), e não largo de jeito nenhum, e não troco por nenhum da mesma categoria. A culpada pelo encerramento dele foi a própria chery, por não ter feito uma divulgação como merecia, se tivesse feito, com certeza teria vendido milhares e milhares de unidades, e até hoje taria aí, vendendo feito água. Coa chery, não passa de uma burra!!!