Carro elétrico sem bateria?

Ministro Dante Albuquerque defendeu tese de que carro elétrico é o futuro. Mas, no Brasil, sem baterias. Como assim?

Ideia consiste em extrair o nitrogênio presente no etanol para alimentar a Fuel Cell, que gera energia para movimentar o carro elétrico.
Por Boris Feldman
Publicado em 02/03/2019 às 09h00
Atualizado em 07/03/2019 às 15h21

A tese defendida na semana passada pelo Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, no seminário sobre matriz energética veicular promovido pela ANP, foi de que automóvel elétrico é o futuro, mas não necessariamente movido a bateria. Poucos entenderam o que o ministro quis dizer quando se referiu a um carro elétrico sem baterias como solução adequada para o Brasil.

O fim do motor a combustão é previsível, por ser ineficiente, usar combustível (o fóssil) de duração finita e responsável por elevadas emissões de CO2.

Todo o desenvolvimento tecnológico aponta para o motor elétrico, mais eficiente e que não polui. Mas tem autonomia limitada, longo tempo de recarga e elevado custo de substituição.

Solução transitória entre ambos é o automóvel híbrido. Mas, apesar de já ter vendido mais de dez milhões de unidades, tem custo elevado com seus dois motores e só se viabiliza com subsídios do governo. Além disso, tem consumo reduzido, mas continua queimando combustível fóssil.

Solução

Existem contrapontos aos aspectos negativos dos híbridos e elétricos. Primeiro, que o elétrico não tem que necessariamente ser movido por baterias e há quem aposte na geração de energia elétrica no próprio automóvel, através da célula (ou pilha) a combustível, a fuel cell.

Mencionado pelo ministro Albuquerque, seu tanque pode ser abastecido com etanol (ou GNV) e dele ser extraído o hidrogênio que alimenta a célula. Esta produz a energia elétrica que aciona os motores. O resíduo da reação, que sai pela descarga, é água pura, potável.

Não se trata de imaginação ou sonho de cientista maluco: o carro abastecido com hidrogênio já é vendido em alguns mercados pela Toyota, Honda e Hyundai. O que falta é viabilizar o equipamento (chamado reformador) que extrai o hidrogênio do etanol (ou do GNV) para eliminar a fuel cell. Este já existe experimentalmente e foi desenvolvido pela Nissan. A barreira para sua industrialização é o custo mais elevado graças ao reformador.

Este carro da Nissan é o melhor dos mundos para o Brasil, pois está atrelado ao futuro por ser elétrico, mas sem as desvantagens das baterias nem a complexidade logística para se implantar uma rede de distribuição de hidrogênio.  Além disso, o quilômetro rodado custaria menos que a metade de um veículo dotado de um moderno motor a gasolina.

Carro elétrico da Nissan é abastecido com etanol
Protótipo da Nissan que gera eletricidade e é abastecido com etanol ou GNV: “carga” em posto comum (Foto Nissan | Divulgação)

Não é uma solução imediata, pois há barreiras a serem vencidas pelo carro com fuel cell e a tecnologia para que possa ser abastecido com etanol. Mas, vencidos esses obstáculos, o Brasil seria um dos únicos países do mundo pronto para adotá-lo, pois já tem uma eficiente e gigantesca rede de postos com bombas de álcool.

O ministro mencionou também uma outra solução tupiniquim, o híbrido que não queima só gasolina, mas etanol também. Desenvolvido pela Toyota, que já tem como carro-conceito, o Prius flex, que roda eletricamente e com motor a combustão que queima também etanol. Nada muito complicado, pois bastou adaptar o motor 1.8 a gasolina do Prius para flex. Uma tecnologia que a engenharia brasileira tira de letra.

A Toyota já confirmou para este ano o lançamento do primeiro automóvel híbrido flex do mundo, o novo Corolla. Será equipado com a mesma mecânica do Prius, porém com motor preparado para receber gasolina ou etanol.

No seminário da ANP, o presidente da UDOP (União dos Produtores de Bioenergia), Amaury Pekelman, destacou que o governo recém-empossado sinaliza para uma “matriz energética cada vez mais limpa e renovável. São passos e sinalizações muito importantes para o país, pois temos pela primeira vez, um horizonte previsível para nosso setor, através da consolidação do RenovaBio e suas metas, que vão alçar nosso segmento sucroenergético a novos patamares no médio e longo prazo”.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Manoe Argolo 24 de junho de 2021

Ah! Como seria MARAVILHOSO que Bolsonaro tivesse ENTENDIDO quando citou João 8:32 “conhecerás a verdade e a verdade vós libertará”! Teria percebido que o FATOR mais importante para o DESENVOLVIMENTO de um pais é a EDUCAÇÃO BÁSICA que permite usar da melhor forma … A MAIOR DÁDIVA QUE RECEBEMOS DE DEUS: O CÉREBRO e NÃO o uso da violência ou da INÚTIL FÉ!

Avatar
João 10 de março de 2019

Por que falir os sucroalcoleiros? Gente tão sofrida, mãos calejadas….. o dó!

Avatar
Beto 10 de março de 2019

Primeiro lugar, gente, vamos estudar um pouco antes de tomar partido. O Etanol é um combustível infinitamente melhor que a gasolina, estudem e vejam, tem alguns pontos fracos mas os pontos fortes são superiores. Segundo, as leis referentes à produção e distribuição de Etanol, aliadas ao cartel pró-petróleo inviabilizam a adoção em larga escala e a micro produção de álcool, mesmo com os incentivos, o lobby da gasolina é perverso. Terceiro, o povo imagina que lá fora já tem carro voador né? Todos os carros alimentados com Célula de Hidrogênio são experimentais, desconheço um veículo em linha de produção, porque H2 é extremamente perigoso. Trabalho em indústria que usa H2 como combustível em Fornos e sei do poder que ele tem e da seriedade que deve ser tratado. Segurança, nossos carros estão melhorando, mas é certo que o brasileiro não teria condições de PAGAR pelo que pedem… Imagine que hoje os carros populares estão na faixa de 35 a 45 mil e já não são pra muitos, com ABS, EBD, Airbag, imagina pra quando iria com outras tecnologias? Ainda tem oficina que não se adaptou nem à injeção eletrônica…
O que está sendo discutido mundialmente são formas de armazenamento e recargas SEGURAS de hidrogênio, em formas líquidas ou até sólidas e que sejam energeticamente compensatórias, ou outras alternativas. No caso, essa iniciativa brasileira é muito louvável. Vamos parar de ser capacho, e só achar que bom é o que vem de fora e dar atenção às pesquisas feitas aqui dentro. O câmbio automático, por exemplo, foi inventado aqui, foi pra fora. Depois que o mundo todo já está usando há décadas, o brasileiro ainda tem resistência sobre o assunto…

Avatar
Luiz Gustavo Munhoz 5 de setembro de 2021

Muito boa sua resposta, também estou otimista com o nosso híbrido funcionando com o nosso etanol.

Avatar
Carlos Vargas 9 de março de 2019

E uma vertente muito boa

Avatar
Paulo 8 de março de 2019

Sim, dá mesmo para acreditar, ai o álcool seria vendido a R$15,00 o litro, recheado de impostos.
Muita complicação….
O carro elétrico puro, embora a bateria, ainda é mais viável.

Avatar
Sérgio tito Lourenço 8 de março de 2019

Olá amigo gostei da tua resposta radical,mas diferente da gasolina qualquer um que tiver um sitio pode produzir álcool, é quase o mesmo pricesdo da cachaça

Avatar
Reinaldo Galo 20 de junho de 2019

É verdade, qualquer um pode produzir o Álcool, mas não pode vender ao consumidor final, pois se pudesse, o combustível no Brasil era 1/3 do preço e o agricultor iria ganhar dobrado. bastava ter um sítio, um mini alambique e um ponto de venda bom pra você odos, concorrência e dinheiro na mão.

Avatar
Leandro Santos 5 de março de 2019

O questionamento que fica jaz sobre o fato que muito embora a tecnologia híbrida possa representar um passo estratégico ao cenário econômico atual brasileiro, fomentando a já fomentada indústria sucroalcooleira, não contempla de fatos tácitos da frota brasileira, por exemplo o abismo de segurança veicular que divide o Brasil dos países onde tal tecnologia se faz pertinente e eficaz.

Avatar
Richard 4 de março de 2019

Kkkkkkkkk, é a cara do nosso governo, vamos colocar um carro elétrico, mas que gasta combustível!! A saída do nosso país é realmente o aeroporto.

Avatar
Deixe um comentário