Carro mais veloz do mundo é flex e passa de 530 km/h

Veja o vídeo! Produzido nos Estados Unidos, SCC Tuatara tem motor 5.9 biturbo que produz até 1.750 cavalos de potência

scc tuatara 15
SCC Tuatara (Foto: SCC North America | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 20/10/2020 às 13h06

Quem produz o carro mais veloz do mundo? Provavelmente você não conhece: é a SSC North America. Ela produz o Tuatara que homologou a velocidade de 508,7 km/h em uma rodovia em Nevada, nos Estados Unidos.

Para homologar um recorde desses, é preciso fazer duas passagens em direções opostas. Ambas as passagens são medidas e a média é calculada, eliminando assim a possibilidade de erro devido ao vento ou inclinação da pista.

Na primeira passagem, o SSC Tuatara conseguiu atingir respeitáveis ​​484,53 km/h (301 mph). Na segunda passagem, o Tuatara registrou impressionantes 532,7 km/h (331 mph). E tinha fôlego para mais!

VEJA TAMBÉM:

Segundo o piloto Oliver Webb, responsável por levar o SCC Tuatara ao posto de carro mais veloz do mundo, o vento cruzado impediu que o hiperesportivo a, pois o carro ainda não estava “ficando sem fôlego”.

Veja o vídeo!

Para requisitar o título, algumas condições têm que ser observadas:

  • Ser um veículo de produção; deve ser idêntico ao mesmo veículo que o cliente pode comprar.
  • Dirija na mesma rota em direções opostas e faça a média das duas velocidades. Isso leva em consideração os ventos e a inclinação da estrada que podem ter favorecido o veículo como se ele viajasse em apenas uma direção.
  • Consiga essa façanha em uma via pública; isso garante condições de direção no “mundo real” que uma pista de corrida ou pista pode não oferecer.
  • Ter sua velocidade monitorada por um sistema de medição GPS certificado e ter duas testemunhas sancionadas pelo recorde mundial no local para verificação.
  • Funcione com pneus de rua e combustível que não seja de corrida.

Movido a etanol

No caso do SSC Tuatara , a potência máxima é obtida com o E85, ou seja, um combustível composto de 85% de etanol e 15% de gasolina. Com ele no tanque, o motor 5.9 biturbo produz 1.750 cavalos de potência. Com gasolina de 91 octanas, a potência é de “apenas” 1.350 cv. Ele pesa apenas 1.209 kg.

A SSC  North America é a antiga Shelby SuperCars, que já produziu Ultimate Aero, modelo que, em 2007, obteve o mesmo título. A SSC foi fundada por  Jerod Shelby e não tem qualquer relação com Carroll Shelby (o criador do GT40 e do Cobra).

Em 2017, o Koenigsegg Agera RS atingiu 447,24 km / h (277,90 mph) no mesmo trecho da estrada na rota 160 de Nevada onde o Tuatara fez seus testes.

Até agora, este era considerado o recorde oficial, já que os 490,84 km / h (304,787 mph) alcançados pelo Bugatti Chiron Super Sport 300+ no circuito Ehra-Lessien foram medidos em uma única passagem, e portanto não respeitaram as normas para homologação.

Fotos: SCC North America | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário