Carro movido a energia solar é promessa para o ano que vem

Com cinco metros quadrados de painéis solares e quatro motores elétricos, "One" será capaz de entregar 725 km de autonomia

Por AutoPapo 01/08/20 às 13h00

A Lightyear lançou o primeiro protótipo do One, um veículo elétrico coberto de painéis solares que a fabricante planeja começar a entregar aos consumidores em 2021. O “carro movido a energia solar” promete 725 quilômetros (km) de autonomia, bem mais que o 595 km do líder de mercado Tesla Model S.

LEIA MAIS

A Lightyear foi fundada em 2016 por ex-membros da Solar Team Eindhoven, uma equipe de estudantes de engenharia que venceu a corrida World Solar Challenge em 2013, 2015 e 2017.

lightyear one traseira do carro movido a energia solar

Com a bateria integrada, o Lightyear One ultrapassa a capacidade dos seus concorrentes. O diferencial do modelo, de acordo com a marca, é que suas células solares são 20% mais eficientes que as tradicionais. Ainda segundo a fabricante, as células estão envolvidas pelo vidro de segurança, o que as protege contra danos.

O carro movido a energia solar funciona como um elétrico com painéis solares. O que é vantagem, já que assim o motorista não fica a pé em dias nublados. O One pode ser carregado como um veículo elétrico plug-in mais tradicional. O modelo suporta até 60kW de carregamento rápido, oferecendo 507 km de alcance por hora de carga.

O Lightyear One tem um total de quatro motores elétricos, o que o permite acelerar de 0 a 100 km/h em 10 segundos.

lightyear one carro movido a energia solar visto de frente estacionado em praira
Design do Lightyear One foi pensado para abrigar os painéis solares

O carro movido a energia solar vai sair do papel?

Acreditem, a Lightyear está fazendo encomendas para os primeiros 500 Lightyear One. O preço de reserva do modelo é de R$ 700 mil (valor calculado em conversão direta, sem a adição de impostos). Quando chegar ao mercado, o valor deve ficar próximo de R$ 882 mil.

A fabricante não deu muitos detalhes de como o modelo será produzido, mas é certo que o ritmo inicial será lento.

Fotos: Lightyear | Divulgação

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário