Nova gasolina: é melhor, mas ainda pode ser adulterada

Imprensa diz que uma de suas principais vantagens é ser quase impossível sua adulteração. Infelizmente não é verdade...

frentista abastecendo carro
Novas regras vão uniformizar qualidade da gasolina no Brasil (Foto: Rafael Neddermeyer | Fotos Públicas)
Por Boris Feldman
Publicado em 01/08/2020 às 09h00

A partir da próxima segunda-feita, 3 de agosto, entra em vigor uma resolução da ANP que estabelece novos padrões para a chamada nova gasolina no tocante a ponto de evaporação, octanagem e densidade, dentro de três meses. Ela será ainda melhor, mas nem tanto quanto anunciam.

Densidade mínima: que bicho é esse?

Densidade é a relação peso/volume. Em português mais claro, a água contida numa garrafa de um litro pesa (em média) 1 kg. Muito menos, por exemplo, que o mercúrio colocado nesta mesma garrafa, que pesa mais de 13 kg.

A gasolina, quanto menor a densidade, tanto pior para o motor. E o problema é que ela varia muito, de 650 até 750 gramas por litro. Depende do petróleo que lhe deu origem, da formulação, da temperatura, etc. O etanol anidro é mais denso (pesado) que a gasolina: 791,5 g/litro.

Qual é a densidade obrigatória para nova gasolina a partir deste mês de agosto? A gasolina C (com adição de etanol) deve ter um mínimo de 715 g/litro (ou kg/m3).

Qualidade era inferior?

A Petrobrás diz que a dela, não: há tempos a densidade é até superior aos exigidos 715 g/litro. E a octanagem (RON 93) declarada maior que mínima obrigatória, RON 92. Entretanto, como não havia exigência de densidade mínima, distribuidoras e postos podiam adulterá-la à vontade com solventes ou naftas, por exemplo, que são mais “leves” (densidade inferior).

Podia-se também importar gasolina mais barata, com densidade inferior a 700 g/litro. E octanagem também inferior, cerca de RON 90. Por isso a possibilidade de tamanha diferença de desempenho e consumo ao se abastecer em dois postos.

É adulterável? Sim, só ficou mais difícil…

Como não havia exigência de densidade mínima, cada refinaria, distribuidora, importadora ou formuladora fornecia a gasolina com densidades variáveis, muitas vezes inferiores aos 715 g/litro agora exigidos pela ANP. E também com octanagem mais baixa que RON 92. Por isso, o motorista abastecia num posto fiscalizado e aprovado e não entendia porque seu carro perdia desempenho e aumentava o consumo.

O que a imprensa está anunciando é que a nova gasolina impede sua adulteração, pois o posto terá, a pedido do freguês, que provar a densidade utilizando um densímetro, (bastão graduado de 700 a 750 g/l) que se mergulha numa proveta e que deve indicar, no mínimo, 715 g/litro.

Então, com a nova exigência, seria impossível continuar vendendo gasolina “leve”, de baixa densidade. Mas ainda é possível, sim, adulterá-la:  basta aumentar o volume de etanol anidro que se adiciona a ela para elevar a densidade final da mistura, pois o etanol tem densidade bem maior.

Então, se o freguês desconfia da densidade, o posto tem obrigatoriamente que testá-la com o densímetro. Aprovado nesta etapa? A desconfiança tem que prosseguir e exigir também a proporção de etanol na gasolina, que não pode superar os 27% (25% na premium). Aí aparece a maracutaia, pois revela que, para “chegar” na densidade mínima, o posto aumentou o volume do etanol!

frentista abastecendo carro
Foto: Rafael Neddermeyer | Fotos Públicas

‘Nova gasolina’ não é tão nova assim!

Posto que aumentar o preço da gasolina alegando as novas exigências da ANP poderá estar mentindo, principalmente se for da Petrobras, que afirma ter sua gasolina enquadrada há meses nos novos padrões. E diz que, por isso, não muda seu preço.

Além disso, nem todos os postos a terão imediatamente pois a ANP deu prazo de 60 dias para as distribuidoras e 90 dias para os postos esgotarem os estoques da “velha” gasolina. Então, até novembro, o motorista ainda pode encontrar ambas nos postos.

Melhor para os carros novos que para os velhos

A exigência de octanagem mínima RON 92 (RON 93 a partir de janeiro de 2022) será vantajosa para quem abastece com a nova gasolina. Pois a central eletrônica terá que interferir menos no ponto de ignição para evitar a combustão irregular (detonação ou “batida de pino”). Reduz assim a perda de desempenho e aumento de consumo.

E os carros mais antigos? Os carburados também serão beneficiados com a maior densidade da nova gasolina brasileira, mas pouco com a octanagem, pois têm baixa taxa de compressão.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
paulo ernesto frederico diehl 7 de agosto de 2020

IN CAUSA NOMINO, CARO BORIS , ESSA ANP E PETROBRAS , SÃO QUE NEM ” AMANTE ARGENTINA” , SÓ QUEREM SUGAR ATÉ O ÚLTIMO CENTAVO DOS OTÁRIOS CONSUMIDORES , ENTÃO QUE VENHAM LOGO OS VEÍCULOS HÍBRIDOS E ELÉTRICOS , COM PREÇOS REALISTAS. PARA ACABARMOS COM ESSA SECULAR PICARETAGEM DESSA PETROLEIRA, EXPERIÊNCIA DE QUE TRABALHOU DEZ ANOS NUMA DELAS . ABRÇS

Avatar
Gilberto Oliveira 5 de agosto de 2020

E quem acredita na imprensa? Mentem até na previsão do tempo…

Avatar
Fábio Cavalheiro Torres 3 de agosto de 2020

Faço o controle de abastecimento do meu carro, a autonomia com gasolina de Bandeira, não inferior a 650 Km/tanque. Se noto divergência troco de posto. As vezes não tem como escapar, em uma viagem a média do tanque baixou para 320 Km, Tive de abastecer em um posto tipo “Um Drinque no Inferno” (sem controle) Posto Dom Pedro em Paraíso do Tocantins-TO. Quero ver este controle nos posto, após a entrada desta “nova” gasolina.

Avatar
João vilto 2 de agosto de 2020

Seria nova gasolina se colocar a densidade mínima igual estão falando a partir de agosto e baixarem o teor de anidro de 27% para 10% aí sim seria uma nova gasolina com condições de kilometragem maior.

Avatar
boris feldman 2 de agosto de 2020

Boa idéia a sua, João. Leve-a aos usineiros para ver se aprovam….
Aliás, porque você acha que a presidenta subiu a proporção de etanol para 27,5% ?

Avatar
Marcos Leles 2 de agosto de 2020

Legal, gasolina com nova tecnologia nos mesmos moldes da gasolina europeia, muito interessante. Mas a ANP também deveria auxiliar o governo a fiscalizar as rodovias cheias de buracos e mal sinalizadas, pois não há gasolina que resolve este velho problema para mecânica dos autos.

Avatar
Luis Santos 10 de agosto de 2020

ANP fiscalizando rodovias? Podia fiscalizar os hospítais também…

Avatar
João Maurici Rangel 1 de agosto de 2020

Só para aumentar o preço,tevem acrescentar 45% de álcool.

Avatar
Deixe um comentário