Dono de carro rebocado deve receber aviso imediato, diz PL

Projeto de Lei que determina a mudança afirma que o processo atual faz com que muitos motoristas pensem que seus veículos foram roubados e não guinchados

Projeto de Lei que tramita conclusivamente na Câmara dos Deputados quer que órgãos de trânsito sejam obrigados a notificar dono de carro rebocado.
Por AutoPapo
Com Agência Câmara
Publicado em 06/08/2019 às 14h23
Atualizado em 03/10/2019 às 20h27

O Projeto de Lei 3539/19, que tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados, quer determinar que os órgãos de trânsito disponibilizem, de imediato, a informação de que um carro foi rebocado. Além disso, as instituições deverão fazer contato direto com o proprietário em até dez dias.

O texto insere os dispositivos no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

“As pessoas podem imaginar que tiveram o veículo furtado”, disse a autora, deputada Edna Henrique (PSDB-PB). “A ideia é diminuir os transtornos causados para os proprietários de carros rebocados e para os órgãos policiais.”

Projeto de Lei que tramita conclusivamente na Câmara dos Deputados quer que órgãos de trânsito sejam obrigados a notificar dono de carro rebocado.

Apesar de decidir que o proprietário deverá ser notificado, não há, no projeto, uma especificação de como essa comunicação será feita. O texto diz apenas que “no prazo de dez dias contados da data da remoção, a autoridade de trânsito deverá expedir ao proprietário a notificação prevista no § 5º, por remessa postal ou por outro meio tecnológico hábil que assegure a sua ciência, e, caso reste frustrada, a notificação poderá ser feita por edital”.

Para virar lei, a proposta que exige que o dono do carro rebocado seja avisado precisa ser aprovada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Foto Shutterstock | Reprodução

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário