10 carros vendidos no Brasil, mas que já desapareceram

O mercado brasileiro foi implacável com certos modelos, tanto quando eram novos como agora que já estão usados

chevrolet malibu ltz 2008 prata frente parado
As vezes não lembramos que o Fusion teve um concorrente (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 24/03/2024 às 09h02

Mesmo com todas as dificuldades impostas pelo público e pela legislação, as montadoras sempre se aventuram com importados que são verdadeiras apostas. Muitos desses carros vendidos no Brasil desapareceram — alguns sequer são lembrados — e hoje viraram as verdadeiras “moscas brancas”.

São modelos que tiveram passagem curta pelo Brasil. Ou carros que venderam tão pouco que ninguém lembra ou dá falta que desapareceram. Veja agora 10 carros que desapareceram e ninguém deu conta.

VEJA TAMBÉM:

1. Chevrolet Malibu

chevrolet malibu ltz 2008 cinza frente parado
O sedã foi muito premiado nos EUA, mas não conseguiu repetir o sucessor por aqui por vir mais caro que o rival Fusion (Foto: Chevrolet | Divulgação)

O sedã médio-grande foi um dos carros que desapareceram quase que sem deixar qualquer lembrança por aqui. E olha que o Malibu chegou a ser vendido em sua geração 7 entre 2010 e 2012.

Só que o desenho muito conservador e o custo beneficio ruim – em um segmento dominado pelo Ford Fusion vindo do México – frustraram os planos da General Motors. Detalhe que a oitava geração até foi prometida para cá, mas a fabricante mudou de planos.

2. Kia Cadenza

kia cadenza 2009 prata frente parado
Ele era o irmão do Hyundai Azera (Foto: Kia | Divulgação)

Em 2008 a Kia lançou no Brasil este sedã bastante tecnológico e sofisticado para ser sua vitrine de mercado. E, quem sabe, beliscar clientes que não tinham bala na agulha para comprar modelos de marcas premium, como Mercedes-Benz, Audi e BMW. Mas a estratégia não deu certo.

Detalhe que o Cadenza ficou bastante tempo no mercado, porém foi mais um dos carros que venderam tão pouco que desapareceram. Para se ter ideia, em 2009 teve apenas 17 unidades licenciadas. A Kia chegou a trazer o Cadenza reestilizado em 2014. Mas o automóvel pouco foi visto nas ruas e sumiu das concessionárias em 2017.

3. Volkswagen Eos

volkswagen eos 2006 prata frente parado
Com preço de carro de luxo e em um segmento de baixo volume, o Eos não emplacou (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Um conversível que usa plataforma do Golf, motor de 200 cv, tem teto rígido de vidro, câmbio de dupla embreagem, tração integral e estilo charmoso tem tudo para dar certo, né? Mas o Volkswagen Eos não teve essa sorte e é mais um exemplo de carros que desapareceram.

O belo cabriolet foi lançado em 2009 importado de Portugal e ainda era equipado. Mas não vendeu nada e deixou de ser oferecido no Brasil um ano depois, em 2010. Se encontrar um na rua, manda foto para a gente.

4. Ford Focus Fastback

ford focus fastback titanium plus
Brigar com Corolla e Civic não é para qualquer um (Foto: Ford | Divulgação)

Em 2013, a Ford resolveu batizar a configuração sedã do Focus com o sobrenome Fastback. Mas as vendas empolgaram menos que o design xoxo e o comportamento meio Corolla do carro, que foi um dos que desapareceram de cena, apesar de ficar por seis anos no mercado.

Obviamente, também não foi páreo para brigar no segmento então dominado pelo modelo da Toyota e com rivais como Honda Civic, Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta. Para se ter ideia, no penúltimo ano de vendas, teve pouco mais de 4 mil unidades comercializadas e pífios 3% de participação na categoria.

5. Geely GC2

geely gc2 branco
Marca que hoje é dona da Volvo passou pelo Brasil e ninguém se lembra (Foto: Geely | Divulgação)

O carro do ursinho panda não durou nem dois anos no Brasil. A marca chinesa estreou por aqui em 2014, representada pelo Grupo Gandini (mesmo importador da Kia Motors) com este subcompacto e com o sedã EC7. Só que os dois foram carros que desapareceram rapidamente das lojas e ruas. O GC2 não somou nem 200 unidades vendidas no país.

6. Hyundai Equus

hyundai equus prata frente parado
A Hyundai teve um sedã de alto luxo com motor V8 (Foto: Hyundai | Divulgação)

A Hyundai Caoa estava muito empolgada no começo da década de 2010. Modelos como Tucson, ix35, i30 e até o Azera vendiam bem. Nesse embalo, a empresa acabou por apostar em um carro que se junta à lista dos que desapareceram do mercado brasileiro.

Em 2012, foi lançado o Equus, sedã grande, de nome esquisito, mas que era o ápice, naquela época, de conforto e tecnlogia da marca sul-coreana. Usava motor 4.6 V8 com 366 cv e tinha até frigobar a bordo para tentar disputar clientes de Mercedes Classe S, BMW Série 7 e Audi A8. Não vingou nem um ano por aqui.

7. Nissan Altima

nissan altima
Você talvez tenha visto um na rua e achou que era um Sentra (Foto: Nissan | Divulgação)

Lançado em novembro de 2013, o Altima de quinta geração tinha tudo para ser feliz. Espaçoso por dentro e bastante tradicional por fora, ainda agradava pelo desempenho sem ter de recorrer a motores V6 ou turbo – usava um 2.5 de 182 cv. Mas não foi o suficiente para evitar que virasse um dos carros que desapareceram.

Mais uma vez a concorrência foi o problema nesta lista. Importado dos Estados Unidos, o Altima disputava o segmento com Ford Fusion, Honda Accord e Hyundai Azera, que custavam menos. Deixou de ser vendido em 2014.

8. Peugeot 508

peugeot 508 preto frente em movimento rodovia
O 508 foi um sedã executivo que não fez sucesso, mesmo usando mecânica compartilhada com modelos nacionais (Foto: Peugeot | Divulgação)

Outro sedã médio-grande sofisticado que quis fazer uma graça frente aos modelos alemães premium e que se tornou um dos carros que desapareceram do mercado praticamente sem notícias. Estiloso e equipado, o 508 foi o substituto do 408 na Europa, mas por aqui não teve um pingo de sucesso.

Equipado com motor THP e com espaço generoso, foi importado de 2012 a 2014. No último ano de vendas, teve apenas 64 unidades licenciadas.

9. Caoa Chery Tiggo 3x

caoa chery tiggo 3x na pista teste 1
A fórmula é a mesma do Fiat Pulse e do Renault Kardian, mas durou pouco no mercado (Foto: Caoa Chery | Divulgação)

O SUV compacto produzido em Jacareí (SP) foi lançado no fim de maio de 2021 e logo tornou-se um dos veículos mais vendidos da marca sino-brasileira por aqui. Mas isso não evitou que ele e o Tiggo 2 virassem carros que desapareceram do mercado sem mais nem menos.

Os dois, a propósito, usavam a mesma plataforma e tiveram o destino selado quando a montadora optou por fechar a fábrica paulista. Isso, menos de um ano depois do lançamento do modelo.

10. Mitsubishi Outlander Sport

mitsubishi outlander sport 2021 cinza frente
O nome do ASX mudou ao final de sua carreira (Foto: Mitsubishi | Divulgação)

Em 2020, a HPE Autos, representante da Mitsubishi no Brasil, aproveitou a base do ASX para criar o Outlander Sport. No ano seguinte, o SUV compacto passou a ser o modelo mais acessível da marca japonesa por aqui até que a nova fase do Proconve o jogou para escanteio. A produção do carro em Catalão (GO) foi encerrada em 2022 e nunca mais foi retomada.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário