The Red Giant: conheça o maior caminhão dos EUA

Chamado de The Red Giant, o Gigante Vermelho, caminhão tem força de sobra, mas não transporta cargas, seu negócio é publicidade

the red giant 1
Com uma cabine imensa, The Red Giant era uma espécie de outdoor ambulane (Fotos: Jon G | Divulgação)
Por Érico Pimenta
Publicado em 24/03/2024 às 11h03
the red giant original
Antes da “metamorfose” The Red Giant tinha medidas convencionais para os caminhões norte-americanos (Foto: Acervo Bryan | Divulgação)

Milhares de caminhões são feitos todos os dias, mas de vez em quando aparece um modelo único. Seja por uma cor, configuração ou algum detalhe em especial. Mas alguns se superam, como no caso do The Red Giant, um modelo único que foi desenvolvido nos Estados Unidos por Bryan Dax, proprietário operador da empresa Two Rivers.

A história do The Red Giant já começa especial pelo modelo base em si. Isso porque Dax comprou um raro Diamond Red, que a última unidade construída pela Diamond. Esse caminhão foi montado de forma artesanal Harrisburg na Pensilvânia. Originalmente, o caminhão vinha equipado com motor CAT 3406B da Caterpillar que entregava 425 cv, combinado com caixa de 18 marchas.

the red giant original
Caminhão antes da transformação em The Red Giant (Foto: Acervo Bryan Dax | Divulgação)

O Diamond Red derradeiro foi a pá de cal de um casamento fracassado. A marca surgiu após a união das empresas Diamond T e a Reo Truck, esta que por sua vez era uma divisão da White Motor Corporation. Apesar de toda a qualidade da época, a Diamond Red não foi capaz de se sustentar e foi à falência em 6 de dezembro de 1974.

Voltando ao The Red Giant, após a conclusão do projeto, o caminhão recebeu um implemento ou carreta e com isso o seu comprimento máximo chega a 93 pés ou 28 metros, ou seja, quase o tamanho de um rodo-trem, porém sendo apenas um caminhão e um implemento simples. Um problema criado com esse tamanho todo foi o peso, o caminhão com o implemento chega a 72 mil libras ou 32 toneladas.

Propaganda a alma no negócio, e do The Red Giant

Em 1997, Bryan Dax estava na Flórida e acabou conhecendo e criando um laço de amizade com o ex-lutador e treinador de boxe Roy Jones Jr. Durante uma conversa, Jones falou para Dax sobre o mercado publicitário e como o seu caminhão gigante chamava atenção. Jones Jr. disse que poderia ser um bom negócio usar o caminhão para esse fim. Dax não pensou duas vezes, afinal seu caminhão já era pesado demais para puxar carga.

the red giant telao
Cabine permitiu a instalação de um painel de LED gigantesco, era a publicidade em movimento pelos EUA (Reprodução: Ten Four Magazine)

Para adentrar no mercado, o The Red Giant ganhou na lateral do seu gigante dormitório um telão, no qual pode mostrar anúncios estáticos ou vídeos. Com o “acessório”, o caminhão começou a participar de eventos, inclusive feiras de caminhões se apresentando como um “gigante outdoor ambulante”.

the red giant trump
Trump passeou no The Red Giant para atrair eleitores republicanos (Foto: Reprodução | Redes Sociais)

Bryan Dax tem vivido junto ao seu caminhão há mais de 30 anos. Em 2020 o modelo foi até usado na campanha do então candidato à presidência Donald Trump, no qual fotos do modelo foram publicadas em massa na rede social Reddit, que tem grande sucesso nos EUA. Esse foi um dos últimos uso mais famosos de certa forma.

O modelo atualmente

O modelo estava junto a empresa REO Mobile Media, entretanto a página dela no Facebook teve a última publicação em abril de 2016. Já o site da empresa não está ativo e o perfil do Bryan Dax no LinkedIn não tem atualizações. No youtube, último vídeo postado foi há 5 anos. As notícias do modelo também não são recentes, sendo as últimas de 2020 justamente quando foi utilizado na campanha do republicano.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário