Os carros esportivos da Audi no Brasil nos anos 1990

Marca alemã, que comemora 30 anos de operação no Brasil, tem história rica e se destaca com seus modelos que combinam luxo e desempenho afiado

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Um dos carros mais lendários da Audi, a perua RS2 (Fotos: Audi | Divulgação)
Por Douglas Mendonça
Publicado em 02/03/2024 às 15h03

Prestes a completar seu aniversário de 30 anos no mercado brasileiro, a Audi (leia a história da sua estreia nacional aqui) segue carregando o título de uma das marcas premium que mais vende por aqui. E, além dos modelos mais tradicionais, com bastante luxo, requinte e tecnologia de ponta, os carros esportivos da Audi sempre mereceram um capítulo a parte na história da marca, principalmente quando se fala em modelos rápidos e modernos, sem perder a essência luxuosa.

Desde os pequenos TT, até os grandalhões como o S8, há muito o que falar dos esportivos da fabricante alemã, e, por isso, década a década, vamos falar um pouco de cada um deles, começando pelos anos 90:

Audi S2

audi s2 1994 divulgacao

O Audi S2 foi oficialmente o primeiro Audi esportivo a desembarcar no Brasil, lá pelos idos de 1990. O S2 era, na realidade, uma poderosa versão esportiva do sedan 80. Apesar do visual mais retilíneo e tradicional, sob o capô ele esbanjava um poderoso motor 2.2 de cinco cilindros em linha, com modernidades como o duplo comando de válvulas e superalimentação por turbocompressor, que contava até com um modo “overboost”, elevando sua potência máxima a quase 260 cv.

Impressionava os 246 km/h de velocidade máxima, e o vigor nas acelerações: o 0 a 100 km/h oficial ficava na casa dos 6 segundos! Sem contar a primazia do seu sistema de tração integral quattro e as seis marchas da transmissão manual.

Audi S4

audi s4 sedan 4 2 v8 quattro 1

O  Audi S4 estava para o Audi 100 assim como o S2 estava para o 80, e, nesse caso, a carroceria maior do S4 permitia um nível ainda maior de espaço interno e conforto a bordo, também marca registradas de um sedan de luxo.

Sua mecânica era a mesma do S2, incluindo a ímpar tração quattro e as seis velocidades no câmbio, ainda com ótimos níveis de aceleração e desempenho para os idos de 1994. Estava nele um aprimorado conjunto de suspensões independentes nas quatro rodas, quatro freios a disco ventilado e, caso o proprietário preferisse, a versão esportiva estava disponível também para a station do S4, chamada de S4 Avant.

Audi S6

audi s6 c4 divulgacao

No final de 1994, já como linha 1995, começavam a chegar os primeiros Audi S6 ao mercado nacional. Era a época da mudança de transição da linha 100 para os A6, e, por isso, o S6 era basicamente um S4, porém com importantes melhorias, inclusive na mecânica e motorização (o 2.2 5-l, no S6, já entregava saudáveis 35,7 mkgf de torque nas menores rotações, graças ao turbocompressor).

Sua lista de tecnologias e equipamentos crescia, com novos recursos, e, para a linha 1996, o memorável V8 de 4.2 litros debutava na versão Plus do sedan esportivo, com seus poderosos 290 cv de potência e até opção de transmissão automática (o padrão era manual de seis marchas, oferecida em todas as unidades vendidas no Brasil). Meses depois viria sua variante “perua”, a S6 Avant, também com a opção mais apimentada Plus e seu V8 sob o capô.

Audi RS2

audi rs2 avant azul frente parado

Station atemporal desenvolvida em parceria da Porsche com a Audi, a RS2 veio em quantidade limitadíssima para o Brasil no início de 1995, até porque, mundo afora, não muito mais do que 3 mil unidades foram produzidas. Especialíssima, a perua era parente próxima da S2 Avant, porém com virtudes próprias, como suspensões, freios e direção com acerto puramente esportivo e preciso.

Apesar de ter o mesmo motor 2.2 de cinco cilindros em linha, boa parte dele foi modificada: turbo (maior e mais poderoso), comandos de válvulas, bicos injetores, controles eletrônicos, injeção, ignição e por aí vai, o que subiu sua potência para impressionantes 315 cv.

Graças também a um novo escalonamento das seis marchas da transmissão manual, a RS2 conseguiu o título de station mais rápida do mundo em meados dos anos 90: eram só 4,8 segundos no 0 a 100 km/h, com máxima além dos 260 km/h.

Audi S8

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Apresentado oficialmente no Salão do Automóvel de 1996, o S8 vinha para ser o produto mais caro da Audi por aqui. Um belo sedan esportivo de linhas fluídas, carroceria longa e uso abundante de alumínio em suas estampas, que era movido também pelo poderoso V8 4.2, nele recalibrado para 340 cv de potência, permitindo a assustadora aceleração de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos, segundo a marca.

Lembrando que falamos de um sedan luxuoso e executivo que, na época, custava ao redor dos US$  180 mil Dólares, e podia proporcionar muita diversão ao volante também graças a tração nas quatro rodas e transmissão manual de seis marchas. A opção automática, Tiptronic e de trocas sequenciais, chegaria cerca de dois anos depois.

Audi S4

audi s4 divulgacao

No segundo semestre de 1997 era hora do nome S4 voltar ao mercado nacional, só que agora batizando um outro e inédito modelo: o A4 esportivo, projeto que havia chegado à Europa meses antes, com a tradicional e confiável receita dos S4 anteriores (parentes do Audi 100): tração integral, transmissão manual de seis marchas, só que com um inédito motor V6 de 2.7 litros, duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão e nada menos que dois turbocompressores.

Além dos 265 cv de potência, o V6 despejava mais de 40 mkgf de torque para as quatro rodas motrizes do S4, fazendo com que o sedan pudesse acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de 5,5 segundos com muita segurança. Mais próximo do ano 2000 chegava sua perua, S4 Avant.

Audi TT

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O Audi TT, esportivo compacto de duas portas e carroceria baixa, já chegou causando rebuliço em seu lançamento em outubro de 1998 (vendas a partir de março de 99), no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo: o pequeno Audi chegou ao evento voando, sustentado por um helicóptero! Usando a base do A3, o TT compartilhava com o hatch sua motorização, composta inclusive por um refinado motor 1.8 turbo com cinco cilindros em linha e 20 válvulas, de 225 cv.

Como bom Audi esportivo que sempre foi, os TT mais caros traziam de série a tração integral quattro e seis marchas na transmissão manual, o que permitiam um desfrute completo do seu desempenho apurado. Com rodas aro 17 e luxos como sistema de som assinado pela Bose, era um carro extremamente ágil (6,4s no 0 a 100 km/h oficial), mas que tinha seu preço: cerca de US$ 90 mil. No início dos anos 2000, o TT ganhou companhia ainda do TT Roadster, seu irmão conversível.

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