Trocar óleo de motor por tempo de uso é desnecessário, afirma estudo

Estudo de feito por laboratório no estado de Indiana, revela que idade não é fator de troca do óleo lubrificante

troca de oleo motor portal
Laboratório garante que idade do óleo não é fator de troca, mas apresentam sinais de desgaste (Fotos: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 02/03/2024 às 13h03

Troca de óleo é um assunto polêmico, apesar de todo mundo conhecer a regra: quilometragem x ou tantos meses a partir da última troca. O que acontecer primeiro. Correto? Nem tanto.

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Pelo menos é o que defende o Blackstone Laboratories, instalado em Fort Wayne, no estado de Indiana. A instituição afirma que o tempo de vida não deveria ser considerado como determinante da troca do lubrificante.

O laboratório testou lubrificantes com vários anos de fabricação em seus vasilhames, assim como óleos que estavam esquecidos em motores, mas com quilometragem abaixo do limite de troca. E descobriram que os fluidos mantiveram suas propriedades lubrificantes mesmo depois de anos de produção.

O estudo vai contra ao que apregoam fabricantes de lubrificantes, assim como determinações de montadoras que estabelecem categoricamente as instruções de troca do óleo em seus manuais.

Troca de óleo no tempo é mito?

Os testes ainda revelaram que a quilometragem é o que determina o momento da troca. Assim, um carro que tenha rodado 2.000 km e estourou o prazo de troca poderia rodar os 3.000 restantes sem preocupar o quanto isso vai demorar.

No entanto, o estudo revelou que os lubrificantes velhos apresentaram maiores teores de silício e ferro, que indicam que os fluidos “envelhecidos” sofrem desgaste, mesmo que mais lento do que o desgaste do uso contínuo.

Não recomendado

O laboratório traz outras ressalvas e não recomenda estabelecer a troca apenas pela quilometragem. Veículos utilizados para rebocar grandes massas, como caminhões, e veículos que operam em marcha lenta, como um caminhão betoneira deve seguir o limite que vier primeiro.

mecanico troca oleo shutterstock
Segundo o estudo, óleos velhos, mas que não chegaram ao limite de quilometragem, ainda cumprem suas funções

E faz sentido, uma carreta carregada trafega em baixa velocidade, mas com rotação elevada para entregar torque. Já um veículo que precisa manter o motor em funcionamento, mesmo parado, continua com o lubrificante circulando pelo bloco, mesmo sem rodar um km sequer.

Economia desnecessária na troca de óleo

Seja como for, esticar a troca de óleo é uma economia de palito. Quem roda muito, muitas vezes precisa fazer a substituição bem antes do tempo. Já um carro que fica anos parado e volta a funcionar, o custo da troca do lubrificante será um dos menores custos. Além disso, não cumprir com o cronograma de manutenção é passível de perda de garantia.

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41 Comentários
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Waslon 10 de março de 2024

A troca de óleo+filtro é quase o preço de um abastecimento.

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Rodrigo 9 de março de 2024

Alguns já disseram… Siga as orientações do fabricante e não perca tempo com invencionices…
Além disso, quem não puder trocar óleo ao menos uma vez por ano ou dentro da km indicada pela montadora, não deveria ter carro…Óleo está para o moror como o sangue está para o coração… se não cuidar, certamente os problemas virão…

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Jonatas ficanha vieira 9 de março de 2024

Vamos la entao de todos os comentaris que eu li aqui vou dar a minha opiniao de ex-frentista e trocador de oleo trocar sempre com 5mil km porque o oleo nao perde suas propriedades de lubrificação tanto em dias quentes quando em dias frios.segundo procure usar marcas boas de oleo faz toda diferença isso se mostra no comentario do rodolfo oleo bom ajuda na vida util do motor.agora porque Nao se deve trocar o oleo com 5mil km pois passando disso o oleo ja começa a perder sua vida util mesmo se for para 10mil km o desgaste do motor acontece nas partidas a frio quando oleo depois de 5 mil km nao chega em todas as partes do motor podendo começar os desgates valvulas pistao e vira-brequim principalmente.vi aqui nos comentario falarem que se o oleo estiver clarinho e nao deu 10mil km da para emendar oleo tranquilo ate dá ajuda o frentista a empurar um oleo caro no dono justamente por ter passado dos 5mil km e nem tem a etiqueta do oleo que caro usa mas esse nivel baixo é o motor avisando que tem que fazer a troca do oleo.outra coisa que eu vi aqui é de as pessoas trocarem o tipo de oleo conforme passa o tempo principalmente depois de 100mil km trocar o tipo de oleo vai dar problema mais cedo ou mais tarde seguir o fabricante nesse caso se for 20w50 usar sempre esse se for 5w30 usar sempre esse se for 0w20 usar sempre esse. O maior problema dos motorista no brasil é usar o mais barato,O barato sai caro depois.Li aqui tbm quando falaram do descarte incorreto do oleo troque sempre num lugar especializado posto com uma boa rampa ou oficina de confianca o oleo queimado geralmente tem empresas certas e certificadas que coletam pagando entre 2,50 e 3,80 o litro do oleo queimado esse oleo queimado vai para as empresa de reciclagem de oleo que fazem uma base transparente que é revendido para as empresas de oleo aqui. Do brasil e cada uma coloca os seus aditivos e detergentes de limpeza.por isso é importante copmrar oleo de marca boa.a maioria dos postos tem um oleo na promoção por que ele é barato? Porque é de oleo reciclado
Agora vou explicar o porque de ser trocado o oleo com 5mil km independentemente o tipo de oleo eo carro aqui no rio grande do sul certo dia fui troxar o oleo de um veiculo da brigada militar antes de ser trocada a frota de carros da brigada militar eles tinham o corsa sedam 1.8 motor forte anda bem agora tem as duster e palio weekend 1.8 adventure.Os corsa quando foram dados baixa de anos de trabalho tinham aproximadamente 680mil km rodados e segundo o policial NUNCA foi feito o motor apenas as manutenção basicas. Isso é regra do estado bateu 5mil km trocar oleo filtro isso vale para veiculos da brigada bombeiros e policia civil pois considera-se veiculos de uso extremo outro exemplo disso Sao os Ford challenge da policia Americana que Dão baixa nos carros do trabalho com 800 mil km as vezes ate 1 milhao de km rodados e depois viram aqueles taxis amarelos que se vem em nova york claro seguido das devidas manutenção correia dentadas filtro de ar gasolina as velas,enfim as manutenção dos motor mas eu como trocador de oleo recomendo sempre 5mil km e meu mecanico faz o mesmo com meu peugeot 307 1.6 Nao baixa oleo nao bate tucho anda certinho esta com 190mil km meu carro pois o oleo vai aonde precisa e uso o oleo recomendado pelo fabricante. Vi tbm aqui nos comentario que junta borras no motor se nao andar com o carro o oleo dentro do motor vai estragar pois nao esta mais na enbalagem feita para preservar o oleo por 5 anos guardado bom lembrar que o Carter dos motores muda de um veiculo para outro uns sao de ferro outros de aluminium e outros de lata numa noite fria condensa umidade para dentro do motor tbm mesmo para a um ano ou dez anos pode nao dar problema agora mas mais tarde vai dar e sera a alegria do mecanico se for mal intencionado. E mais uma coisa tem um produto que vc coloca no motor e deixa ligado em neutro por 15 minutos que contem alguns solventes de limpeza do motor que limpa as borras do motor entao tudo é cuidado espero que os mais velhos por aqui do que eu aprendam com esse meu extenso comentario pois eu li todos os posts aqui e um pouco aprendi tbm o post dessa reportagem é educativo mas alguns em sua ignorancia nao aprendem e nao evoluem obs:tenho 29 anos.

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Tobias 8 de março de 2024

isso comprova a intuição. Só troco por km e nunca passa de 2 anos para atingir o recomendado.

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Belden Wachave 7 de março de 2024

Já fiquei sem trocar o óleo do meu carro durante quase 2 anos. Porque muitas vezes o carro estava estacionado (sem ser usado) ou era usado para pequenas distâncias.

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Rodolfo 6 de março de 2024

Temos que considerar que nos EUA não existe gasolina batizada por solventes. É sabido que solventes utilizados no batismo no Brasil atacam o óleo e reduzem a sua vida útil.
Por fim, mas não menos importante, o óleo acumula o silício e metais de degaste do motor, o que torna o óleo abrasivo. Logo, postergar a troca do óleo implica maior desgaste do motor.
E o Brasil é um país com dimensões continentais e se tem grandes variações de temperatura máxima e tem regiões que tem maior quantidade de minérios no ar como por exemplo no Estado de Minas Gerais. E quem corre muito com o carro o óleo tende a cumular mais metais de degaste do que bem dirige de com o objetivo de economizar combustível.

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Tobias 8 de março de 2024

Está parcialmente correto. Sou químico e digo que pode utilizar mais de 1 ano se a km e horas de operação não forem atingidas. Tem muito marketing e comercial na venda de peças e serviços automotivos.

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Rodolfo 8 de março de 2024

Eu sou Engenheiro Mecânico e mandei para análise o óleo do motor do meu ex-carro (Gol 1.8-L ano 1990 – gasolina) em 2018 quando ele tinha uns 230.000 km (duzentos e trinta mil quilômetros) rodados. O óleo usado foi o Valvoline Max Life, viscosidade 20W-50, classificação API SN, base semissintética.
Eu trocava esse óleo a cada 6 meses, e na análise de óleo o óleo aguentou 6.000 km e 1 ano de uso. O laboratorista me disse que aguentaria mais 1.000 km, mas existiria o risco do calço hidráulico, então resolvi fazer a troca de óleo.
O carro consumia 1,0 L (litro) de óleo a cada 1.000 km com o Valvoline Max Life. Já o Shel Helix, viscosidade 20W-50, classificação API SL, base mineral, o consumo de óleo era de 300 ml (militros) de óleo a cada 1.000 km.
Foram feitas análises com óleo novo, a cada 1.000 km até chegar 6.000 km de uso. Então no meu caso 1 ano era o limite. Fui ver a literatura em temperaturas ambientes altas, quando óleo do motor está com baixa viscosidade e o motor desgastado, que o o meu caso, existe o risco de calço hidráulico devido a entrada de excesso de óleo na câmara de combustão.

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Roger 5 de março de 2024

Mais uma reportagem inútil e confusa do AutoPapoFurado. Siga as orientações do fabricante. Laboratório de pesquisas não fábrica carros.

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Marcelo 6 de março de 2024

Muito obrigado Roger

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Belden Wachave 7 de março de 2024

Não precisam fabricar carros, basta comparar as propriedades dos óleos nos vários casos. São estas pesquisas que alimentam as empresas que fabricam carros.

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Fernando 5 de março de 2024

Faça com 10 mil (no máximo) ou 1 ano, o que primeiro acontecer. Trocar óleo e filtro é o mínimo que se espera de quem tem um carro

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Ivan Antonio Santos 5 de março de 2024

Reportagem totalmente inútil, as pessoas vão continuar agindo de acordo com seus conceitos, não agregou nada.

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Oliveira 4 de março de 2024

O que sei e acredito. É que o óleo não tem vencimento, vale sim o tempo ou km de uso. Aí sim vc é obrigado a trocar para proteção do equipamento. O resto é conversa fiada.

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Giovanni Di Luccio 4 de março de 2024

Os mecanicoa antigos sempre diziam que trocar o óleo do motor apenas pelo tempo era fazer a vontade dos fabricantes de óleo. E isso era cumprido a risca na epoca: quase ninguém trocava oleo pelo tempo. Os costumes foram mudando com o passar dos anos e agora surge esta
Reportagem. Acho que em parte eles tem razão. Se uma lata de óleo fechada tem prazo de validade indeterminada, então porque um óleo no cárter sem uso tem que ser trocado com 1 ano?

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Alexandre Henrique 4 de março de 2024

Ele está apenas confirmando que, a afirmação do estudo não é totalmente confiável.
Caramba!

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Flávio Paoliello 4 de março de 2024

A matéria e o estudo dizem que o óleo não envelhece no frasco. O que isto tem a ver com o período de troca do óleo do veículo?

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Rafael 4 de março de 2024

Típica matéria somente para gerar confusão, diz para trocar por km, depois diz que não é bem assim, melhor é seguir o que está no manual do veículo.

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Umberto Fernandes 4 de março de 2024

O correto é seguir a recomendação dos fabricantes do automóvel e até os fabricantes do óleo e não ficar no achismo. Acho isso, acho aquilo….

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Cedir 4 de março de 2024

Eu intendo que enquanto o óleo está claro cor do natural do óleo pode sim repor completar o nível do óleo no motor mais depois que o óleo ficar preto aí precisa trocar o óleo aí eu intendo que o óleo já está queimado é isso que precisa observar

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Irineu 4 de março de 2024

Percebi que “intende” mesmo, só falta dar aulas.

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Intendido 5 de março de 2024

Intendí o intento do intendimento inteiro intensionalmente intensificado no interior do inimaginável incondicionalmente inconfundível!!!😂😂😂😂

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Intendido 5 de março de 2024

Intendí o intento do intendimento inteiro intensionalmente intensificado no interior do inimaginável incondicionalmente inconfundível!!!😂😂😂😂. Imbecilimbroxavel

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Pedro L. Signore 5 de março de 2024

Eu troco o óleo a cada 5000 km.

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Umberto Fernandes 4 de março de 2024

O correto é seguir a recomendação dos fabricantes do automóvel e até os faveutde óleo e não ficar no achismo. Acho isso, acho aquilo….

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Jose Almir 3 de março de 2024

Sempre somos induzido a fazer o que o mercado quer ,e por mais que se proveito o contrário sempre vai ter um alienado que falará que o errado é certo só porque a manual fala , mas não sabe ele que isso é só para vender mais produtos .

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Paulo fraga 4 de março de 2024

Faço as minhas palavras a do José Almir.

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Silvano 3 de março de 2024

Ótimo, mas não precisa um laboratório gastar tempo com isso, pois qualquer mecânico é capaz de dizer q o óleo se mantém estável e com o poder lubrificante, porém o q está em cheque não é o óleo em si, e sim os detergentes e os reagentes q fazem a limpeza do sistema de lubrificação, no entanto são ativados após geralmente atingir 80ºC, esses sim tem o prazo de validade de 6 meses após serem ativados, se não for feito a troca do óleo, o toda aquela borra q encrusta no motor não será removida e consequentemente gruda nas galerias e peças móveis interrompendo ou diminuindo a passagem do lubrificante e consequentemente aumentando o desgaste e por fim a quebra do motor, isso é fato!!!

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Tobias 9 de março de 2024

Não é fato. São vozes da sua cabeça. Todos componentes do lubrificante são estáveis desde que não se atinja a km maxima ou tempo de operação delimitado em testes. Somente em laboratório pode-se auferir decomposição e qualidade de lubrificantes. Nestas condições, o óleo dura tranquilamente 1 ano com a qualidade mínima exigida para o bom funcionamento do motor.

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Silvano 9 de março de 2024

Kkkkkkkkkk da minha cabeça, só se dá sua, desculpa cara, pois teoria e teste em laboratório não chega aos pés do funcionamento real, na prática é muito diferente, vou te dar um exemplo: trabalho com motos e quadriciclos, outro dia chegou o quadri de um cliente pra revisar ( nota, é trocado o óleo dele com 50 horas ou 6 meses recomendo pelo fabricante) pois bem ele estava com apenas 15 horas e 14 meses, o óleo estava com odor ruim e escuro barrento, outro quadri veio para revisão e estava com 65 horas mas com apenas 3 meses e coloração normal e odor normal porque então essa diferença se o óleo q eu uso é o mesmo “motul” aí Tobias espertinho, responde aí, as vozes da sua cabeça tem a resposta????

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Paulo 3 de março de 2024

Falou que não precisa trocar e depois falou que precisa. Então o óleo deve ser trocado por horas de trabalho do motor.

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Gilberto 3 de março de 2024

Eu nuca troquei (e nem trocarei)óleo do motor dos carros que tive por tempo seja motor flex ou diesel, sempre por quilometragem como indica o manual dos referidos motores,e nunca tive problemas de desgaste dos mesmos, porém procuro trocar antes da quilometragem máxima que preconiza o manual o que da no meu uso um ano ( 10000 KM)! Faço as trocas nas revisões dos veículos nas respectivas concessionárias!

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Rodrigo 5 de março de 2024

Como assim???
Se vc fizer as revisões preconizadas, elas em sua grande maioria são anuais… logo, suas trocas acabam sendo por tempo (salvo se ainda fizer outra no intervalo das revisões)…

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Fernando Schmitt 3 de março de 2024

Está matéria contradiz com matérias anteriores. Aqui parece mais geração de conteúdo para clicbait do que assunto de confiança.

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J Karvalho 3 de março de 2024

Gostei da matéria,agora vejam bem trocar óleo de motor além de ser caro,estes óleos em muitos casos são jogadores na natureza,( então e uma sacanagem com nosso lindo planeta azul);Eu acho que são formas de arrecadar dinheiro estas trocas de óleo do motor por ano a ano sem ter alcançado a kilometragem tudo e nosso Brasil.

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Guilherme 2 de março de 2024

Eu liguei um motor com 10 anos parado, nem troquei o óleo. Tava no nível e rodou legal

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Vinícius Chaussard 3 de março de 2024

Agora que o ADG da HighTorque vai pirar de vez…

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Ricardo Dierks 2 de março de 2024

Quiz dizer: consta

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Marcos Bergamini 2 de março de 2024

Nunca troquei óleo pela data, somente pelo km, esta conversa de fabricantes de lubrificante é para vc ter que comprar o produto. Tenho carro com 200 mil km e nem queima óleo, motor ainda redondinho. Infelizmente em nosso país, lubrificantes são muito caros, então para quem roda pouco, fica oneroso. Esta é minha opinião

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Ricardo Dierks 2 de março de 2024

Melhor retirar está matéria, pois só causa confusão! O correto é seguir o que costa no manual do proprietário! Ok?

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Paulo fraga 4 de março de 2024

Se depender do manual do proprietário você vai viver na concessionária trocando alguma coisa do carro.

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