Carros importados usados podem ser um bom negócio?

BMW Série 5? Alfa Romeo 166? Mercedes CLK? Pesquisa Mobiauto apura valorização de importados premium e conclui: você realiza seu sonho e faz um bom negócio

alfa romeo 166 prata detalhe grade
Alguns importados usados valorizaram mais que o esperado (Foto: Alfa Romeo | Divulgação)
Por AutoPapo
Com Mobiauto
Publicado em 06/06/2022 às 13h40
Atualizado em 22/08/2023 às 13h45

No linguajar dos lojistas de carros usados, a sigla “RR” é bem conhecida. Não, não se trata de Rolls-Royce: mas sim “resto de rico”. É a forma pejorativa de batizar os carros importados com 10, 15 ou 30 anos de uso.

Alguns deles ainda estão no primeiro ou no segundo dono, mas é algo raro. Já pertenceram a diversos proprietários e tiveram os cuidados de manutenção negligenciados por apresentarem custos quase proibitivos de peças e mão de obra especializada.

A lanterna dianteira de um BMW dos anos 90… continua custando o preço da lanterna de um BMW, mesmo que o valor final do carro seja inferior ao de um popular zero km”

bmw 528i e39 sedan cinza frente parado
O BMW Série 5 valorizou 103,85% em um ano (Foto: BMW | Divulgação)

VEJA TAMBÉM:

Adverte o consultor automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto, que liderou a pesquisa que aponta a variação de preços desses carros. Na prática, de acordo com Sant Clair, você vai encontrar vários carros com lanternas trincadas, para endossar o exemplo acima, que o atual proprietário não se encoraja pra trocar, depreciando o valor final do carro.

Um segundo apelido adverte outro risco comum: a “lasanha”. Admiradores de importados dos anos 90 e 2000 têm a explicação na ponta da língua: “é o carro que já foi várias vezes ao funileiro e está repleto de massa e várias camadas de tinta…”

Mas… a virtude está nas exceções.

Com um extenuante trabalho de “garimpo”, você ainda acha ótimos exemplares à disposição nos anúncios da Mobiauto. Afinal, você não vai encontrar o conforto, o desempenho, o espaço interno e (por que não?) o status desses carrões em qualquer modelo nacional seminovo, o que os torna competitivos para consumidores que são apaixonados por automóveis. “Acho o máximo entrar em um carro dos anos 90, que custa mais barato que um Fiat Mobi, e ter bancos com regulagens elétricas e botão de partida do motor, sem uso da chave”, exemplifica o consultor.

Start-up do segmento automotivo que mais cresceu em 2021 e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, a Mobiauto acaba de fazer um precioso levantamento com alguns desses carrões, que será capaz de encorajar (e redirecionar) opções de compras de muitos brasileiros.

Como a amostragem é muito menor em volume de unidades, as cotações podem dizer respeito muito mais ao estado de conservação dos modelos do que a uma tendência de valorização. Como é o caso da Alfa Romeo Spider, que valia, na média, R$ 120 mil no primeiro quadrimestre de 2021 e, um ano depois, já tem sua cotação multiplicada por dois e hoje custa R$ 245 mil.

mercedes benz clk klasse cabrio vermehl traseira em movimento estrada
Apesar da valorização, é preciso ficar atento com peças (Foto: Mercedes-Benz | Divulgação)

Este é um fenômeno interessante, pois tem sua explicação menos na tendência e mais na sazonalidade – ou na sorte, se preferir. Essa valorização de mais de 100% na Alfa Spider não está relacionada diretamente a uma tendência de procura acentuada do modelo, que fez sua cotação subir. Mas sim a ofertas de carros conservadíssimos, agora, em 2022, que justificam o valor dobrado, colocando-os sob a mira de colecionadores.

A consequência é imediata: todos os outros donos de Spider, que têm modelos comuns e até menos conservados, vão se beneficiar dessa super valorização, pois passarão a ofertar seus carros por R$ 180 mil ou 190 mil. Como são poucas unidades à venda, todos ganham repentinamente”

Para exemplificar esse conceito, o consultor lembra o que ocorreu com as cotações do Gol GTi 1989 no Brasil. “Eram carros que podiam ser achados por menos de R$ 30 mil até um ano atrás. De repente, um exemplar foi vendido num leilão por R$ 150 mil. Resultado: qualquer GTi, hoje, custa R$ 70 mil ou mais”, compara.

A pesquisa efetuada pela Mobiauto apurou cotações médias de janeiro a abril de 2021 e as repetiu neste ano, efetuando o levantamento com 11 modelos importados de Alfa Romeo (Spider e 166), Audi (A4 Sedan), BMW (Séries 3 e 5), Mercedes-Benz (Classes C, E, CLK, CLK Cabrio e M) e Volvo (S80).

Muitos modelos ficaram de fora, mas a explicação é simples. Só usamos veículos que apareciam em nossas bases com um número suficiente de anúncios, e nos dois períodos avaliados, ou seja, primeiro quadrimestre de 2021 e 2022. Carros como BMW Z3, por exemplo, só tinham anúncios em 2021, enquanto o Audi TT só apareceu em 2022. Esses carros ficaram de fora do levantamento”

Na média, esses onze carrões valorizaram 36,1%, o que, por si só, é um percentual espetacular, visto que a média de mercado foi 23,5%. “Mas vale observar caso a caso. Temos três modelos (Alfa Spider, BMW Série 5 e Volvo S80) que aumentaram suas cotações em 90% ou mais, enquanto Audi A4, Mercedes CLK e ML perderam 10% ou mais”, diz o consultor da Mobiauto.

A lista mostra, porém, que sete modelos se posicionaram acima da média do mercado. “É isso que nos permite afirmar categoricamente que o importado premium pode ser, sim, considerado um ótimo negócio!”, resume. Veja a lista:

Marca Modelo 1ºQ 2021 1ºQ 2022 Variação
Alfa Romeo Spider R$ 120.000 R$ 245.116,67 104,26%
BMW Serie 5 R$ 29.900 R$ 60.950 103,85%
Volvo S80 R$ 18.900 R$ 35.900 89,95%
Alfa Romeo 166 R$ 39.900 R$ 58.295,71 46,08%
Mercedes-Benz Classe C RS 33.902,78 R$ 47.455,56 39,98%
Mercedes-Benz Classe CLK Cabrio R$ 85.000 R$ 115.900 36,35%
Mercedes-Benz Classe E R$ 39.795,89 R$ 52.100 30,92%
BMW Série 3 R$ 35.674,17 R$ 33.821,24 -5,19%
Audi A4 Sedan R$ 21.829,67 R$ 19.613,33 -10,15%
Mercedes-Benz Classe ML R$ 44.900 R$ 38.450 -14,37%
Mercedes-Benz Classe CLK R$ 54.600 R$ 41.163,33 -24,61%

Está interessado em carros importados usados? O Boris tem um alerta:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
David 14 de março de 2023

Discordo um pouco da matéria! Tenho alguns carros em casa, vamos lá! Na minha Xsara Picasso 2.0 2005 em 2 anos gastei quase R$ 4.000 em peças, no mesmo período na minha Mercedes E320 V6 em 3 anos gastei apenas R$ 580 00 no motor de partida. claro que em ambos fiz trocas de óleo. Mas né refiro mais a gastos mecânicos, Minha outra Mercedes A 160 não pisa em oficina , levei ela pra fazer um check list e tá tudo em oderm , carro PREMIUM. frequenta menos, mas muito menos oficina que carro nacional. Tanto que as lojas de autopeças vivem de vender peças para as 4 tradicionais (Ford, Wolks, Fiat GM) vou continuar no conceito importado por estarem 20 anos a frente dos nossos nacionais , e mesmo que tenha que pagar alguma peça, estarei comprando peças para um carro PREMIUM, e não para uma carroça!!

Avatar
sergio ourique 4 de agosto de 2022

Eu gostaria de ter uma ideia de mercado da Mercedes Benz SL300, 1991. Tenho uma azul com 33.000km, minha desde 2000, perfeita, tudo funcionando. grato

Avatar
MARCELO HENRIQUE 12 de junho de 2022

O Alfa Spider é interessante por ser pequeno, conversível, manual e o motor 12v te entrega um bom desempenho em baixo giro.
Já o 166 é um sedan gigante (tem que ter garagem grande), câmbio automático lento de responder e o o motor 3,0 24v só acorda nos 4500 rpm.

Avatar
Deixe um comentário