Jurassic World: os carros que desafiaram o T-Rex

Com a chegada de Jurassic World: Domínio aos cinemas brasileiros, fizemos essa seleção dos carros que participaram dos filmes da série

jurassic park ford explorer 01
Os dinossauros já contracenaram com Ford, Jeep, Mercedes e até caminhão Volvo (Foto: Universal Pictures | Reprodução)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 05/06/2022 às 10h03
Atualizado em 28/06/2023 às 15h40

O Brasil teve o privilégio de ter a estreia do filme “Jurassic World: Domínio” antecipada para essa quinta (2). O filme está sendo tratado como o desfecho da série “Jurassic”, que começou em 1993. E por que você está lendo sobre filme de dinossauros num site de carros?

Bom, desde o “Jurassic Park” original os carros são parte dos filmes, estando presente em cenas importantes. Em duas ocasiões ocorreram lançamentos de modelos novos da Mercedes-Benz em filmes da franquia. Listamos a seguir os veículos mais marcante dos seis filmes.

VEJA TAMBÉM:

Ford Explorer XLT — Jurassic Park (1993)

Os visitantes do parque no primeiro filme faziam um tour pelo local a bordo de alguns Ford Explorer modificados. Os SUV tinham propulsão elétrica, eram autônomos e traziam um amplo teto panorâmico para ver os dinossauros maiores.

Saindo do filme e indo para os bastidores. Esses Ford Explorer XLT foram modificados por George Barris, o pai do Batmóvel dos anos 60 e de outros carros famosos do cinema e da televisão. Na dianteira do carro existe uma câmera, que no filme serve para ver o trilho na estrada que o carro autônomo segue. Mas na realidade havia um motorista escondido no porta-malas guiando por uma tela que exibia as imagens dessa câmera.

Jeep Wrangler Sahara — Jurassic Park (1993)

Na frota de serviço do parque estavam vários jipes a gasolina, mais precisamente o Jeep Wrangler na versão topo de linha Sahara. Sua decoração se resumia a um jogo de faróis auxiliares no teto, pintura cinza e uma faixa vermelha.

O Wrangler é equipado com o motor 4.0 de seis cilindros e câmbio manual de cinco marchas. Esse propulsor rende 190 cv e 31 kgfm. Força suficiente para fugir de um tiranossauro rex no filme.

Mercedes-Benz ML — O Mundo Perdido (1997)

Com o sucesso do primeiro filme veio uma sequência. A Mercedes-Benz pegou carona na promessa de sucesso do filme para lançar o seu primeiro SUV de luxo, o ML. Na época da produção do filme o carro era chamado de AAV, nome do conceito que antecedeu o veículo.

Foram feitas três unidades para o filme, todas eram pré-série e personalizadas pela própria Mercedes. Apenas duas unidades estrelaram o filme, a terceira fez uma ponta estática e acabou aposentando no museu da marca na Alemanha. O ator Jeff Goldblum ganhou uma unidade do SUV na estreia do filme e usa o carro até hoje.

Oldsmobile Intrigue e Ford F-250 — Jurassic Park 3 (2001)

O terceiro filme da saga não traz cenas marcantes com carros, mas existem umas curiosidades automotivas no filme. O protagonista Alan Grant usa no sítio de escavações uma Ford F-250 de cabine dupla e caçamba longa. Segundo a produção do filme a picape é idêntica a usada pelo Dr. Jack Horner, paleontólogo que prestou consultoria aos filmes.

Mais tarde no filme o protagonista dirige um Oldsmobile Intrigue. A curiosidade é que no ano seguinte a marca seria extinta, assim como os dinossauros foram.

Mercedes-Benz GLE Coupé — Jurassic World (2015)

A Mercedes-Benz repetiu a estratégia feita em 1997 e usou “Jurassic World” para lançar a versão cupê do GLE. E, mais uma vez, o carro que vemos nas telas do cinema é uma unidade pré-série. Mas ao contrário do trio de ML, esse GLE não possui modificações.

O carro é usado pouco e as imagens dele até parecem ser a gravação de um comercial. Quem acabou tendo mais tempo de tela foram os G550, que no filme têm papel similar ao do Wrangler no primeiro filme. No filme também aparece um G63 AMG 6×6, uma van Sprinter modificada e um caminhão Unimog.

Unimog U5020 — Jurassic World: Reino Ameaçado (2018)

No segundo filme da trilogia “Jurassic World” existe pouca ação veicular. O destaque acabou sendo para a cena onde os protagonistas usam um caminhão Unimog para chegar a um navio. Como é tradição em Hollywood, o pesado pulou em uma rampa invisível.

No fundo das cenas há dois outros caminhões que chamam a atenção: um Volvo NH12 e um N10. Essa dupla foi vendida no Brasil e o NH12 que aparece no filme foi fabricado aqui. No final do filme o protagonista Owen Grady dirige um Jeep Wagoneer, que viria a ganhar mais espaço no filme mais recente.

Jeep Wrangler e Gladiator — Jurassic World: Domínio (2022)

jeep wagoneer jurassic world dominio
O Jeep Wagoneer é um dos carros da marca que estrelaram no novo filme

A Jeep foi patrocinadora nesse último filme da saga “Jurassic World”. A empresa de bioengenharia Biosyn tem em usa frota os Jeep Wrangler Unlimited e a sua picape Gladiator — que está confirmada para o Brasil. Já o protagonista Owen Grady possui um Wagoneer 1989.

Bônus: livros de Jurassic Park e O Mundo Perdido

toyota land cruiser 60 gx 1
No livro, o parque usa um Land Cruiser elétrico (Foto: Toyota | Divulgação)

Assim como outros clássicos do cinema, Jurassic Park foi baseado em um livro. O autor Michael Crichton publicou o livro “O Parque dos Dinossauros” em 1990. Ele era amigo de Steven Spielberg, que viu o potencial cinematográfico da obra.

No livro também existia um SUV elétrico e autônomo para o tour do parque, porém foi descrito como um “Land Cruiser elétricos leves (…) construídos especialmente para nós pela Toyota, em Osaka”. Já a frota de Jeep a gasolina não descrevia o modelo, mas tudo indica ser um Wrangler. No livro a faixa vermelha do jipe é justificada por afugentar os triceratops.

Com o sucesso do filme, Spielberg sugeriu que Crichton escrevesse um segundo livro. No livro ele segue o que foi feito no primeiro filme e retrata os carros da expedição como Ford Explorer elétricos, que traziam painéis solares. O motorhome também está presente, mas é descrito como um modelo leve, elétrico e feito sob medida por um cientista.

Fotos: Universal Pictures | Reprodução

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário