Franceses dominam ranking dos carros que mais perdem valor em 1 ano
A KBB Brasil fez o levantamento dos carros que mais depreciam com valores entre R$ 70 mil e R$ 90 mil; Honda chama atenção entre os que menos depreciam
A KBB Brasil fez o levantamento dos carros que mais depreciam com valores entre R$ 70 mil e R$ 90 mil. As marcas francesas – Peugeot, Citroën e Renault – ocupam 90% do ranking dos carros que mais perderam valor após o primeiro ano de uso.
Modelo/versão
2018 0 km
2018 Usado
Depreciação
Peugeot 2008 Allure AT
R$ 78.990
R$ 58.590
-25,83%
Peugeot 2008 Crossway
R$ 87.190
R$ 64.828
-25,65%
Renault Duster Dynamique 2.0
R$ 85.800
R$ 66.913
-22,01%
Citroën C4 Lounge Origine
R$ 86.480
R$ 67.718
-21,70%
Peugeot 2008 Griffe AT
R$ 84.190
R$ 66.151
-21,43%
Ford Focus Fastback SE Powershift
R$ 79.900
R$ 62.961
-21,20%
Renault Duster Dynamique 2.0 16V AT
R$ 86.700
R$ 68.555
-20,93%
Renault Duster Dynamique 4X4
R$ 88.300
R$ 69.931
-20,80%
Peugeot 2008 Allure MT
R$ 72.990
R$ 57.990
-20,55%
Peugeot 2008 Griffe THP
MT R$ 89.990
R$ 71.595
-20,44%
Peugeot 2008 (Foto Peugeot | Divulgação)
O Peugeot 2008 aparece nas duas primeiras posições, com as versões Allurre THP 1.6 16V automático e Crossway 1.6 16V automático: seus índices de depreciação são de 25,83% e 25,65% no primeiro ano de uso, respectivamente. Além deles, o Allure 1.6 16V mecânico está na nona posição, com queda de 20,55% de seu valor original, e o Griffe THP 1.6 mecânico em décimo lugar, com 20,44% de redução em seu valor.
Em terceiro lugar, o Renault Duster Dynamique 2.0 16V apresenta uma depreciação de 22,01%. O Duster Dynamique também aparece na sétima e oitava posição com o Dynamique 2.0 16V automática, com queda de 20,93%, e Dynamique 4X4 2.0 manual, depreciando 20,80%.
A Peugeot questionou a pesquisa. Em comunicado, a marca informa que “realiza estudos mensais utilizando dados públicos do órgão oficial de balizamento de valoração de carros usados no país, a tabela Fipe. A análise comprova que seus veículos, em especial o SUV Peugeot 2008, mantêm índice de depreciação dentro da média de seus segmentos”.
O comunicado prossegue:
“Utilizando a tabela FIPE de janeiro de 2018 a janeiro de 2019, para carros 0 km, a desvalorização do SUV Peugeot 2008 1.6 Griffe AT, dentro do segmento SUV Compacto, ocupou apenas a 12ª posição no ranking, com perda de 13,61%. Já o PEUGEOT 2008 1.6 Allure MT e o 1.6 Allure AT ficaram em 14º e 15º, com 12,65% e 12,52%, respectivamente. O Peugeot 2008 1.6 Crossway AT ficou na 17ª colocação, com índice de 11,83%.”
Os carros entre R$ 70 mil e R$ 90 mil que menos depreciam
Entre os modelos analisados, o Suzuki Jimny 4Sport 1.3 16V apresenta o menor índice de depreciação, com uma queda de apena 3,07% de seu valor no primeiro ano de uso.
Suzuki Jimny (Foto Suzuki | Divulgação)
Ele é seguido pelo Honda City LX 1.5 16V CVT, que deprecia 3,56% no mesmo período. A terceira posição – última que apresenta um índica abaixo de 5% – fica com a francesa Peugeot. O modelo 308 Griffe THP 1.6 16V Tiptronic contabiliza uma perda de 4,54%.
A quarta posição vai para a versão topo de linha do Volkswagen Virtus, a Highline 200 TSI, que conta com uma depreciação de 5%.
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Anderson
7 de maio de 2019
Bacana seu relato. Eu compraria um 2008 sem dúvida, tinha um 208 e gostava bastante.
carlos eduardo da silva pinheiro
3 de maio de 2019
Realmente o 2008 não caiu no gosto do brasileiro e azar o dele, afinal na Europa esse carro está desde o seu lançamento entre os mais vendidos e em Portugal eu sei que chegam a esperar até 3 meses para conseguir um. Para quem não precisa de um carro grande (e aí eu te digo que muitos que estão comprando carros grandes e imponentes apenas pela aparência, ou seja, sem precisar, de fato, de um carro de grande porte, estão se arrependendo, afinal não é nada prático no dia a dia) é um carro com uma dirigibilidade sem igual!!!
E outra coisa que achei curiosa, é que o 208 (e o atual 3008) não sofreram uma desvalorização acima da média. O 208 tem desvalorizado, p ex, tanto quanto um Etios (ou menos) e o atual 3008 foi eleito o 2 que menos se desvalorizou no 1 ano, atrás só do Compass.
Seja lá o que for, sorte daqueles que comprarem agora um seminovo, afinal terão um carro muito bem avaliado pelos donos (melhor que Hrv e Renegade, p ex) e agora mais do que nunca com um excelente custo/benefício!!!
E, para fechar o meu ponto de vista, volto ao primeiro parágrafo e digo que essa pesquisa só leva em conta estritamente o caráter financeiro, afinal, se computasse o prazer em guiar, seguramente o 2008 seria o campeão (e isso para mim, NÃO TEM PREÇO)! Em outras palavras, estou no segundo 2008 e tenho certeza que não estaria tão feliz se estivesse com um HRV, com um Creta ou c um Kicks, só para exemplificar com os que menos desvalorizam, afinal, quem gosta de carro preza o prazer em dirigir.
Troquei um 2008 Crossway 2016/2017 por um 2008 Crossway 2018/2019 pelo plano Renova, e foi uma boa negociação, o usado foi super valorizado pela Pigalle Recife. Recebo esta semana um 208 Griffe 2019 para minha esposa. Nestes 3 anos de Peugeot não tive nenhum problema com defeitos. Até agora só posso elogiar. O consumo do meu 2008 com gasolina é 9km/l na cidade e 15km/l na estrada.