Carros mais vendidos de 2021: conheça os campeões em 10 países

Alguns dos líderes de mercado pelo mundo afora são bem conhecidos pelos brasileiros, mas também há modelos bastante obscuros por aqui

carros mais vendidos de 2021 paises
Preferências dos consumidores variam bastante ao redor do planeta (Arte: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 22/01/2022 às 11h36

Os resultados do mercado brasileiro de automóveis durante o ano passado você já conhece: a Fiat Strada foi líder, seguida por Hyundai HB20 e por Fiat Argo, nessa ordem. Mas, e em outros países, quais foram os carros mais vendidos de 2021?

VEJA TAMBÉM:

O AutoPapo esclarece essa dúvida com um listão dos carros mais vendidos de 2021 em 10 países, com base em informações do Motor1 Argentina. A relação traz mercados de diferentes continentes, com resultados bastante diversos e até surpreendentes. Confira!

1. Argentina: Fiat Cronos

fiat cronos 2021 hgt 1 8 vermelho rodando em cidade
Fiat Cronos liderou na Argentina, segundo maior mercado de automóveis da América do Sul

Os “hermanos” têm um gosto de longa data por sedans. Modelos como Chevrolet Classic e Fiat Duna (mais conhecido como Prêmio aqui no Brasil) são alguns dos ex-líderes do mercado local. No ano passado, o Fiat Cronos honrou essa tradição e foi o queridinho dos consumidores do país vizinho, somando 37.435 emplacamentos.

2. México: Nissan Versa

nissan versa 2021 versao advance 2 frente 45 prata
Nissan Versa foi líder de vendas no México

Pelo visto, os mexicanos também gostam de sedans. Afinal, o Nissan Versa ocupou o primeiro lugar do ranking de carros mais vendidos do país em 2021, com 69.775 unidades comercializadas. É de lá, inclusive, que o modelo vem para o Brasil, via importação.

3. Estados Unidos: Ford Série F

ford f 350 super duty limited fx4 off road crew cab azul frente em movimento rodovia
Picapes estão na ponta do mercado estadunidense

Outra que honrou as tradições foi a Ford Série F. Essa linha de picapes ocupa a liderança do mercado estadunidense há anos, e não foi diferente em 2021. Nada menos do que 726.004 exemplares do utilitário, entre as configurações F-150, F-250, F-350 e F-450, ganharam as ruas do país no ano passado.

4. Alemanha: Volkswagen Golf

novo golf 8 oitava geracao volkswagen 6
Fora de linha no Brasil, Golf segue com bom desempenho comercial na Europa

O Volkswagen Golf também é líder de mercado há anos na respectiva terra natal.  No ano passado, os consumidores mantiveram a preferência e adquiriram 91.621 unidades do hatch médio. Vale lembrar que a Alemanha é o maior mercado de veículos da Europa.

5. França: Peugeot 208

peugeot 208
Desde setembro de 2020, o Peugeot 208 é vendido também no Brasil

Segundo maior mercado europeu, a França também tem um modelo de marca doméstica como líder: é o Peugeot 208, que totalizou 88.037 emplacamentos. O modelo superou o arquirrival Renault Clio por uma margem apertadíssima no ranking dos carros mais vendidos de 2021: somente 2.667 unidades separaram os dois modelos.

Assista ao vídeo e saiba o que o Boris Feldman achou do novo Peugeot 208: 

6. Itália: Fiat Panda

fiat panda vermelho de frente com cidade de firenze ao fundo
Fiat Panda dominou o mercado italiano

Na Itália, mais um carro de marca local foi ponteiro de vendas. E por larga margem: o Fiat Panda, espécie de “primo rico” do Uno (que, aliás, saiu de linha no Brasil recentemente), conquistou 112.298 compradores no ano passado. Será que os motoristas europeus são bairristas? Imagina, claro que não…

7. Turquia: Fiat Egea

fiat tipo sedan 2021 egea cinza de frente
Sedan médio ocupa a primeira posição na Turquia

Desde 2016, o Fiat Egea é o líder entre os carros mais vendidos da Turquia em 2021. No ano passado, o modelo se manteve na ponta com um total de 49.698 unidades comercializadas. Você não o conhece? Pois trata-se simplesmente do atual Tipo europeu, rebatizado para o mercado local.

8. Rússia: Lada Vesta

lada vesta cinza de frente em movimento
Lada Vesta soma números de vendas expressivos no país de origem

A Lada tem muita força no mercado russo. Em 2020, a marca liderou as vendas do país com o Granta, mas neste ano tal modelo ficou com a segunda posição. Quem se estabeleceu no degrau mais alto do pódio foi o “irmão” Vesta, que emplacou 113.698 exemplares ao longo dos últimos 12 meses.

9. Tailândia: Toyota Avanza

toyota avanza monovolume prata de frente
Monovolume é queridinho dos consumidores tailandeses

Já ouviu falar no Toyota Avanza? Então saiba que é um monovolume baseado na arquitetura do Etios. A proposta é oferecer espaço para sete ocupantes sem pesar demais no preço (proposta semelhante à do Chevrolet Spin nacional). Outra informação é que o modelo liderou o mercado tailandês no ano passado, com 66.109 unidades vendidas.

10. Japão: Toyota Yaris

toyota yaris hybrid azul de frente mercado japao
Yaris japonês é completamente diferente do modelo nacional

Antes que você estranhe a foto acima, já cabe esclarecer que o Toyota Yaris japonês é muito diferente do brasileiro. Mais simples, o nacional é similar àquele vendido em mercados da Ásia continental. Por sua vez, o modelo nipônico é mais sofisticado. Além disso, foi o ponteiro entre os carros mais vendidos do país em 2021: conquistou 212.927 compradores.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo latorre 24 de janeiro de 2022

Pelo visto só no Brasil q os sedãs perderam espaço infelizmente. BURRICE,

Avatar
Pereira Souza 23 de janeiro de 2022

Gostei muito de mais de algumas marcas destes carros e gostaria de ver-los com fichas de cada modelos !!!

Avatar
Deixe um comentário