Os carros mais vendidos no Brasil em 2019
Conheça um pouco mais sobre os 10 modelos mais emplacados e a lista completa dos automóveis, SUVs e comerciais leves por número de vendas
Por AutoPapo 06/01/20 às 11h32Com Fernando Miragaya
Conheça um pouco mais sobre os 10 modelos mais emplacados e a lista completa dos automóveis, SUVs e comerciais leves por número de vendas
Por AutoPapo 06/01/20 às 11h32O ano de 2019 foi marcado por lançamentos importantes no mercado brasileiro. Novas gerações dos hatches líderes de mercado e do sedã médio queridinho dos consumidores foram apresentadas. Teve também renovação de linha de veículos consagrados e a estreia de um SUV compacto que mexeu no segmento. Confira a lista completa dos carros mais vendidos em 2019.
O número de emplacamentos realizados no ano passado foi contabilizado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e considera as vendas de automóveis realizadas no Brasil de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2019.
Ranking | Modelo | Unidades Vendidas |
---|---|---|
1º | GM Onix | 241.214 |
2º | Ford Ka | 104.331 |
3º | Hyundai HB20 | 101.590 |
4º | Renault Kwid | 85.117 |
5º | VW Gol | 81.285 |
6º | Fiat Argo | 79.001 |
7º | GM Prisma | 73.721 |
8º | VW Polo | 72.057 |
9º | Jeep Renegade | 68.726 |
10º | Jeep Compass | 60.362 |
11º | Hyundai Creta | 57.460 |
12º | Toyota Corolla | 56.727 |
13º | Nissan Kicks | 56.062 |
14º | Fiat Mobi | 53.444 |
15º | Ford Ka Sedan | 51.260 |
16º | Renault Sandero | 50.303 |
17º | Honda HR-V | 49.488 |
18º | VW Virtus | 46.876 |
19º | VW Fox/Cross Fox | 38.487 |
20º | Toyota Yaris Hb | 37.686 |
21º | VW T Cross | 37.081 |
22º | Hyundai HB20S | 34.893 |
23º | Ford EcoSport | 34.206 |
24º | VW Voyage | 32.055 |
25º | Toyota Yaris Sedan | 29.759 |
26º | Renault Captur | 28.660 |
27º | GM Spin | 28.361 |
28º | Honda Civic | 27.318 |
29º | Renault Logan | 27.003 |
30º | GM Onix Plus | 26.852 |
31º | Renault Duster | 26.090 |
32º | Honda Fit | 24.457 |
33º | Fiat Cronos | 24.080 |
34º | Nissan Versa | 21.779 |
35º | Fiat Uno | 19.928 |
36º | Toyota Etios Hb | 18.963 |
37º | GM Cruze Sedan | 17.829 |
38º | Citroen C4 Cactus | 16.438 |
39º | GM Tracker | 16.333 |
40º | Fiat Siena | 16.188 |
41º | Honda City | 14.578 |
42º | Toyota Hilux Sw4 | 13.523 |
43º | VW Up | 13.460 |
44º | Toyota Etios Sedan | 13.305 |
45º | GM Cobalt | 13.103 |
46º | VW Tiguan | 13.074 |
47º | Honda WR-V | 12.160 |
48º | VW Jetta | 11.248 |
49º | Peugeot 2008 | 8.693 |
50º | Chery Tiggo 5X | 7.971 |
Ranking | Modelo | Unidades Vendidas |
---|---|---|
1º | Jeep Renegade | 68.726 |
2º | Jeep Compass | 60.362 |
3º | Hyundai Creta | 57.460 |
4º | Nissan Kicks | 56.062 |
5º | Honda HR-V | 49.488 |
6º | VW T Cross | 37.081 |
7º | Ford EcoSport | 34.206 |
8º | Renault Captur | 28.660 |
9º | Renault Duster | 26.090 |
10º | Citroen C4 Cactus | 16.438 |
11º | GM Tracker | 16.333 |
12º | Toyota Hilux Sw4 | 13.523 |
13º | VW Tiguan | 13.074 |
14º | Honda WR-V | 12.160 |
15º | Peugeot 2008 | 8.693 |
16º | Chery Tiggo 5X | 7.971 |
17º | Chery Tiggo | 6.250 |
18º | Hyundai Ix35 | 5.786 |
19º | GM Equinox | 4.630 |
20º | Bmw X1 | 4.257 |
21º | Toyota Rav4 | 4.242 |
22º | Kia Sportage | 4.082 |
23º | Mitsubishi ASX | 3.764 |
24º | Hyundai Tucson | 3.579 |
25º | Volvo Xc60 | 3.443 |
26º | GM Trailblazer | 3.360 |
27º | Land Rover Discovery | 3.042 |
28º | Citroen Aircross | 2.805 |
29º | M.Benz Classe GLA | 2.762 |
30º | Volvo XC40 | 2.429 |
31º | Peugeot 3008 | 2.367 |
32º | Mitsubishi Eclipse Cross | 2.356 |
33º | Mitsubishi Pajero | 2.195 |
34º | Chery Tiggo 7 | 2.174 |
35º | Mitsubishi Outlander | 1.983 |
36º | Audi Q5 | 1.969 |
37º | Suzuki Jimny | 1.956 |
38º | Audi Q3 | 1.701 |
39º | Suzuki Vitara | 1.238 |
40º | Troller T4 79 | 1.234 |
Ranking | Modelo | Unidades Vendidas |
---|---|---|
1º | Fiat Strada | 76.223 |
2º | Fiat Toro | 65.566 |
3º | VW Saveiro | 42.270 |
4º | Toyota Hilux | 40.419 |
5º | GM S10 | 32.161 |
6º | Ford Ranger | 22.218 |
7º | VW Amarok | 18.911 |
8º | Fiat Fiorino | 17.342 |
9º | Renault Oroch | 13.363 |
10º | GM Montana | 12.524 |
11º | Mitsubishi L200 | 10.226 |
12º | Renault Master | 8.478 |
13º | Nissan Frontier | 8.090 |
14º | Fiat Ducato | 5.489 |
15º | Hyundai HR | 3.996 |
16º | VW Express | 3.497 |
17º | Kia K2500 | 2.430 |
18º | Peugeot Expert | 2.306 |
19º | Citroen Jumpy | 1.984 |
20º | Iveco Daily 35S14 | 1.825 |
21º | Peugeot Partner | 1.798 |
22º | M.Benz Sprinter 313 | 1.571 |
23º | Iveco Daily 30S13 | 848 |
24º | Ram 2500 | 652 |
25º | Citroen Berlingo | 626 |
26º | M.Benz Sprinter | 297 |
27º | Peugeot Boxer | 222 |
28º | Jac V260 | 196 |
29º | Iveco Daily | 175 |
30º | Citroen Jumper | 169 |
31º | M.Benz Sprinter | 415 138 |
O modelo conseguiu manter o posto de SUV mais vendido do país, mas precisa abrir o olho. O Renegade passou por uma leve reestilização em meados de 2019 e ganhou equipamentos e versões para se manter na liderança.
Com 68.726 unidades comercializadas, superou em quase 9 mil unidades o seu companheiro de vitrine, o Jeep Compass, utilitário médio que é mais caro e espaçoso. Porém, o Renegade teve no seu encalço durante todo o ano os rivais Hyundai Creta e Nissan Kicks.
E ainda viu o Volkswagen T-Cross – lançado em março – ser o SUV mais vendido nos dois últimos meses do ano passado.
O compacto premium anotou 72.057 emplacamentos no ano que passou muito graças ao conjunto e à fama de robustez da marca alemã.
Com opções de motores 1.6 16V MSI e 1.0 aspirado e turbo, o carro é um dos mais econômicos do país. O hatch ainda se vale também da renomada plataforma modular MQB, que resulta em um carro com dirigibilidade e dinâmica impressionantes.
Só não vendeu mais, provavelmente, por causa do preço, já que começa em R$ 50 mil, quase R$ 5 mil a mais que o principal rival, o Fiat Argo.
O velho Prisma virou Joy Plus depois da chegada da nova geração, Onix Plus, em setembro. Mas o posto de sedã mais vendido do Brasil não foi abalado.
Foram 73.721 carros entregues no ano passado, mais de 20 mil de frente para o principal rival, o Ford Ka Sedan. Custo/benefício agressivo, opção de câmbio automático a preços razoáveis e mais de 600 revendas contribuíram para o sucesso do modelo.
E para quem acha que a festa da General Motors vai acabar com o novo sedã compacto dividindo atenções, um aviso: o Onix Plus, mesmo depois de recall e casos de incêndio, fechou o mês de dezembro como o segundo carro mais vendido do país, com mais de 9 mil unidades.
A imbatível picape da marca italiana continua soberana no ranking dos carros mais vendidos em 2019 – e sem ser incomodada. Foram 76.233 unidades comercializadas em 2019, 34 mil a mais que sua principal concorrente no segmento de compactas, a VW Saveiro.
Trata-se da mais emplacada do país há 19 anos – tudo bem que boa parte é de venda direta. O modelo, enfim, ganhará nova geração entre março e abril, com motor 1.3 Firefly, concepção mais moderna e configuração cabine dupla com quatro portas.
Os preços devem começar perto dos R$ 70 mil, contudo não será impeditivo para virar duas décadas na liderança da categoria. Até porque essa velha Strada será mantida em linha em versões mais básicas e preços iniciais de R$ 55 mil.
Sem dúvida, um dos melhores carros lançados pela Fiat nas últimas décadas. E o mercado finalmente percebeu que a marca sabe fazer carro “mais caro”. Tanto que o modelo entregou 79.001 unidades em 2019, mesmo com muitas novidades nos segmentos abaixo tentando beliscar vendas das versões iniciais do Argo.
Só que o custo-benefício do compacto premium é muito agressivo e essas configurações de entrada são encontradas facilmente por R$ 45 mil em ofertas de concessionárias país afora – mais barato que hatches menores e menos equipados.
De quebra, a versão aventureira Trekking, lançada no início de 2019, ajudou nas vendas e hoje já responde por 30% do mix do carro.
Avaliamos o Argo Trekking 1.3. Veja o vídeo
Ele já foi o rei das ruas brasileiras por 27 anos seguidos, perdeu a liderança, mas não foi completamente esquecido. Tanto que em 2019 se consolidou novamente como o Volkswagen mais vendido do país, com 81.285 emplacamentos – apesar de perder a quarta posição no geral.
É verdade que boa parte desse desempenho se dá por venda direta, mas a tradição do compacto deixa o modelo no Top 5 do mercado. Mantém preços competitivos, baixo custo de manutenção e conjunto mecânico robusto – hoje tem até variante automática – para se manter até a chegada da nova geração, que deve ocorrer em 2021.
O pequenino virou figurinha fácil no país e ajudou a Renault a fechar 2019 como a terceira marca em participação de mercado entre os automóveis de passeio – superando as tradicionais Fiat e Ford.
Segundo carro mais barato do país – R$ 34.790, pouco acima do Fiat Mobi básico -, ganhou versão aventureira em 2019, a Outsider, com direito a uma campanha publicitária que evocou o desenho “Caverna do Dragão” e deixou o subcompacto em evidência.
Com 85.117 unidades vendidas no ano passado, o Kwid atrai também pelas promoções, condições de venda, baixo custo de revisão e facilidade de compra direta pela Internet, argumentos que superaram as desconfianças e os três recalls seguidos que o modelo sofreu depois do lançamento.
Versão top de linha do Kwid não vale a pena. Explicamos os motivos:
O modelo da Hyundai perdeu a vice-liderança do ranking dos carros mais vendidos em 2019 para o Ford Ka. E não dá para dizer que “jogou de igual para igual” – como a mídia esportiva clubista adora justificar derrotas de seus times prediletos.
Porém, foram 101.590 emplacamentos no ano passado, com momentos de ajustes da fábrica de Piracicaba (SP) justamente para a chegada da segunda geração do compacto, em setembro – tanto que, em dezembro, o hatch foi só o sétimo mais comercializado.
Mas a briga pelo segundo lugar promete ser melhor em 2020. O renovado HB traz mais de 10 versões, três opções de motores, custo de manutenção baixo e cinco anos de garantia para tentar virar o jogo.
O Ka se preparou para o que estava por vir em 2019 e isso se refletiu nas vendas. Um ano antes, a Ford deu uma boa guaribada na linha compacta, com face-lift, novos equipamentos, trato nos motores, melhor acerto dinâmico, caixa automática e versão aventureira Freestyle.
Tudo para se resguardar ante a chegada dos novos HB20 e Onix. Como desbancar o Chevrolet era utópico, deu certo para tomar o segundo lugar do Hyundai. Com 104.331 carros entregues, o vice-líder também se fez com descontos em ofertas ao longo do ano para hoje ajudar a marca americana a manter algum volume no país – ainda mais depois do fim de Fiesta e Focus por aqui.
Pelo quinto ano consecutivo, a liderança do modelo da General Motors é inquestionável e parece inabalável. Foram 241.214 unidades vendidas em 2019 – isso mesmo, você não leu errado. É bem mais que o dobro do segundo colocado, o Ka.
O pessoal do mi-mi-mi vai dizer que a Fenabrave junta as vendas do velho compacto com a nova geração, mas as entregas do hatch novo começaram só em novembro. “Ah, mas o Onix tem muita venda direta”. Pois bem, considerando só o varejo, o compacto da Chevrolet emplacou mais de 140 mil unidades. Ou seja: continuaria com larga vantagem sobre as vendas totais do rival da Ford.
E a segunda geração, com mais equipamentos, motor turbo econômico e preços agressivos, tem tudo para fechar um sexto ano na ponta em 2020.
Tenho um Kwid Zen 2019, com 10.000 km rodados. Faz 14 no etanol trânsito misto. Um dos melhores carros que já tive. Super satisfeito. Matéria tendenciosa a de vcs. Sejam profissionais imparciais. Colocam um vídeo falando mal do carro sem perguntar para quem o usa no dia a dia.
Olá!
E um prazer estar falando com vocês. Tenho três dúvidas para dividir com vocês.
1* Quais os prós e contras do honda city ano 2016 em diante.
2* E qual seria a sugestão de custo benefício até R $ 50 mil reais motor acima de 1.0, quantro portas,câmbio manual” detalhe tenho 1,94 alt”.
3*Ouvi rumores da vw tirar o fox de linha, ainda vale a pena comprar um zero km ?
Muito obrigado pela atenção, sou fã do canal e programa .
“Fábio 36 anos/SP capital”
Forte abraço a todos.