Carros mais vendidos do Brasil: HB20 surpreende no semestre

A Fiat sozinha representa 22,23% das vendas de carros novos nesse primeiro semestre, mas a Volkswagen a segue com 16,42%

hyundai hb20 sense 2022 visto de lado
Segunda geração do modelo superou a "crise" provocada pelo visual (Foto: Hyundai | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 02/07/2021 às 17h17

Com o fechamento dos emplacamentos do mês de junho temos os resultados acumulados da primeira metade de 2021. Em cada mês estava ocorrendo uma verdadeira dança das cadeiras no ranking, além dos efeitos da pandemia e da crise econômica, a falta de semicondutores também afetou as vendas de carros novos.

Nesse primeiro semestre o carro mais vendido do Brasil foi a Fiat Strada, com um total de 61.064 unidades emplacadas. Logo atrás fica o Hyundai HB20, com 45.408 unidades, que ficou o ano todo próximo da primeira colocação em vendas.

VEJA TAMBÉM:

O Chevrolet Onix conseguiu vendas boas até ser impactado pela falta de semicondutores, isso garantiu a quarta posição no acumulado do semestre com 41.510 unidades. Já o SUV mais vendido nessa primeira metade de 2021 foi o Jeep Renegade, na quinta posição com 40.607 unidades emplacadas.

Os carros de passeio mais vendidos do primeiro semestre

Ranking Modelo Emplacamentos
Hyundai HB20 45.408
Fiat Argo 41.926
Chevrolet Onix 41.510
Jeep Renegade 40.607
Fiat Mobi 39.356
Volkswagen  Gol 36.969
Hyundai Creta 33.493
Jeep Compass 32.554
Renault Kwid 29.186
10º Volkswagen T-Cross 29.179
11º Chevrolet Onix Plus 28.866
12º Chevrolet Tracker 27.125
13º Volkswagen Nivus 19.935
14º Toyota Corolla 19.899
15º Nissan Kicks 19.169
16º Honda HR-V 18.746
17º Fiat Uno 15.340
18º Volkswagen Voyage 14.832
19º Volkswagen Polo 14.250
20º Volkswagen Virtus 13.023
21º Renault Duster 12.950
22º Toyota Yaris Hatchback 12.251
23º Hyundai HB20S 12.092
24º Volkswagen Fox 11.369
25º Toyota Corolla Cross 10.313
26º Fiat Cronos 10.249
27º Honda Civic 8.753
28º Ford Ka 8.230
29º Chevrolet Spin 8.033
30º Renault Sandero 7.866
31º Toyota Yaris Sedan 7.588
32º Citroen C4 Cactus 7.302
33º Fiat Siena 6.797
34º Renault Logan 6.234
35º Peugeot 208 6.052
36º Toyota Hilux Sw4 6.034
37º Nissan Versa 5.607
38º Caoa Chery Tiggo 5X 5.516
39º Honda WR-V 5.006
40º Honda Fit 3.949
41º Caoa Chery Tiggo 8 3.763
42º Honda City 3.577
43º Renault Captur 3.490
44º Peugeot 2008 3.417
45º Nissan V-Drive 3.216
46º Fiat Doblo 2.951
47º Ford Ecosport 2.924
48º BMW 320i 2.829
49º Caoa Chery Tiggo 2 2.477
50º Volkswagen Tiguan 2.371

Comerciais leves mais vendidos

fiat strada freedom cabine dupla 2021 vermelha vista de lado
Strada: o veículo mais vendido do Brasil

O reinado da Fiat Strada garante a picape quase o quadruplo das vendas de sua rival Saveiro nesse primeiro semestre. A Fiat Toro fica logo atrás da irmã menor. Já a Toyota Hilux reina na categoria das picapes médias, seguida pela Chevrolet S10 e a Ford Ranger.

Já no mercado de vans grandes, a Renault Master também continua na liderança por todo o ano. A outra van que aparece entre os 15 comerciais leves mais vendidas é a média Peugeot Expert.

Ranking Modelo Emplacamentos
Fiat Strada 61.064
Fiat Toro 34.089
Toyota Hilux 19.236
Volkswagen Saveiro 15.570
Chevrolet S10 12.782
Fiat Fiorino 10.428
Ford Ranger 9.803
Renault Oroch 5.948
Mitsubishi L200 5.789
10º Nissan Frontier 4.756
11º Renault Master 3.943
12º Volkswagen Amarok 3.296
13º Chevrolet Montana 1.979
14º Peugeot Expert 1.753
15º Hyundai HR 1.642

Jeep Renegade continua sendo o SUV queridinho do brasileiro

Mais um carro da Stellantis figura no topo de uma categoria. O Jeep Renegade revezou com o Hyundai Creta a liderança da categoria, mas no final do semestre o Jeep foi o campeão. Será que a nova geração do Creta que chega no segundo semestre será capaz de abalar o Jeep?

Ranking Modelo Emplacamentos
Jeep Renegade 40.607
Hyundai Creta 33.493
Jeep Compass 32.554
Volkswagen T Cross 29.179
Chevrolet Tracker 27.125
Volkswagen Nivus 19.935
Nissan Kicks 19.169
Honda HR-V 18.746
Renault Duster 12.950
10º Toyota Corolla Cross 10.313
11º Citroen C4 Cactus 7.302
12º Toyota Hilux SW4 6.034
13º Caoa Chery Tiggo 5X 5.516
14º Honda/WR-V 5.006
15º Caoa Chery Tiggo 8 3.763
16º Renault Captur 3.490
17º Peugeot 2008 3.417
18º Ford Ecosport 2.924
19º Caoa Chery Tiggo 2 2.477
20º Volkswagen Tiguan 2.371

Ranking das marcas e participação no mercado

No ranking das marcas e participação, somando carros de passeio e comerciais leves, a Fiat mais uma vez lidera o mercado brasileiro. Mas se contar apenas os veículos de passeio a Volkswagen se torna a líder, deixando o fabricante italiano em segundo.

No mercado de luxo é a BMW quem lidera, com 6.574 unidades emplacadas no primeiro semestre. A sueca Volvo fica logo atrás com surpreendentes 3.873 unidades, desbancando marcas mais tradicionais no mercado brasileiro como a Mercdes-Benz e Audi.

Ranking Marca Emplacamentos Participação
Fiat 223.755 22,23%
Volkswagen 165.291 16,42%
Chevrolet 124.605 12,38%
Hyundai 95.403 9,48%
Toyota 78.549 7,80%
Jeep 73.238 7,28%
Renault 69.666 6,92%
Honda 40.157 3,99%
Nissan 32.857 3,26%
10º Ford 24.746 2,46%
11º Caoa Chery 15.324 1,52%
12º Peugeot 11.966 1,19%
13º Mitsubishi 9.617 0,96%
14º Citroen 9.154 0,91%
15º BMW 6.574 0,65%
16º Volvo 3.873 0,38%
17º Mercedes-Benz 3.853 0,38%
18º Audi 2.902 0,29%
19º Land Rover 2.712 0,27%
20º Kia 2.159 0,21%
21º Porsche 1.744 0,17%

Algumas curiosidades desse primeiro semestre

A Ford substituiu o Mustang GT no Brasil pela versão mais visceral Mach 1 em 2021. Porém a novidade não foi suficiente para desbancar o Porsche 911 como o esportivo mais vendido do Brasil, mesmo custando mais de R$ 700.000 em sua versão de entrada.

Já o sedã elétrico Porsche Taycan foi o terceiro esportivo mais vendido do primeiro semestre, com 215 unidades. O Taycan também foi o carro exclusivamente elétrico mais vendido do país.

irina chrysler pacifica 1
A segunda minivan mais vendida do semestre é a Chrysler Pacifica, que só é trazida por importadoras independentes. (Foto: Chrysler | Divulgação)

A categoria das minivans já foi bastante concorrida no Brasil, mas hoje restou apenas a Chevrolet Spin como opção nacional e a grande Kia Grand Carnival importada. Naturalmente, a Spin liderou esse mercado com 8.033 unidades, mas a segunda colocação ficou para a Chrysler Pacifica com 10 unidades.

A minivan grande estadunidense não é vendida oficialmente no Brasil, mas diversas importadoras independentes trazem o modelo. Já a Kia com representação oficial emplacou apenas seis unidades.

Já as peruas, tipo de carroceria que também já foi popular, só possuem três opções no Brasil: a dupla RS4 Avant e RS6 Avant da Audi e a Porsche Panamera Sport Turismo. Os números da perua da Porsche são computadas junto da versão sedã do carro. A Audi RS6 Avant emplacou 79 unidades e sua irmã RS4 Avant emplacou 19 unidades.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Andre 4 de julho de 2021

Se eu tivesse dinheiro compraria uma Strada sim.

Avatar
Deixe um comentário