Entenda por que os carros hoje são tão parecidos entre si

Não é impressão sua! Quatro razões explicam a semelhança dos automóveis atuais mesmo entre fabricantes diferentes

coluna cadillac
O Cadillac 1959 abusava das referências estéticas que remetiam aos foguetes (Foto: Divulgação)
Por Zeca Chaves
Publicado em 02/07/2021 às 18h49

A última coluna mostrou como as novas tecnologias estão prestes a mudar o design dos carros como nunca vimos nos últimos 100 anos. Alguns leitores, no entanto, não concordaram: como isso é possível se os automóveis que vemos nas ruas estão cada vez mais parecidos entre si?

Eles estão certos – assim como o artigo também. Afinal, a indústria automotiva estar às vésperas de uma grande revolução estética não anula o fato de que a esmagadora maioria dos veículos que habitam nossas cidades ainda compartilham da mesmice visual que nos cansamos de ver.

VEJA TAMBÉM:

Saiba que a culpa não é da falta de criatividade dos projetistas, pelo menos não da maneira que todos imaginam. Designers de automóveis são obrigados a trabalhar com tantas restrições que muitas vezes são mais executores de ordens do que livres criadores.

Para ser mais preciso, há quatro razões que acabam direcionando o estilo de um novo carro para a vala comum da monotonia estética.

Pressão aerodinâmica

Certa vez o designer Ian Callum (ex-Jaguar) disse que se você medisse a traseira de todos os sedãs num estacionamento descobriria que a diferença entre eles não seria mais que 1 polegada (2,5 cm). “Os carros hoje são projetados em túnel de vento, por isso não variam muito”, explicou.

A partir dos anos 1970, com a crise do petróleo, os fabricantes passaram a se preocupar em criar formas mais aerodinâmicas. Primeiro pressionados pelo desejo dos consumidores por veículos mais econômicos, depois pelas leis antipoluição cada vez mais rígidas.

Com isso, os para-brisas ficaram mais inclinados, os tetos mais baixos, os porta-malas mais altos e as carrocerias mais lisas, sem apêndices ou volumes que não fossem funcionais. A beleza começou a ficar em segundo plano.

Segurança em primeiro lugar

Não bastasse a ditadura do túnel de vento, há ainda as exigências técnicas de segurança, seja para se adequar à legislação vigente, seja para almejar as cinco estrelas nos testes de colisão, que servem como publicidade extra na hora da venda.

A fim de suportar impactos laterais, as portas estão mais altas e mais espessas, para acomodar reforços internos. O risco de atropelamento elevou a altura dos capôs, enquanto a área dos vidros encolheu e as colunas ficaram mais largas, para resistir melhor aos capotamentos. A elegância dos Dodge Dart e Chevrolet Opala sem as colunas centrais dos anos 1970 seria impensável nos dias de hoje.

coluna crash lateral
As portas ficaram maiores e janelas menores para suportar colisões laterais

Porém não acaba por aí. Os projetistas precisam desenhar uma carroceria que se enquadre nas regras de TODOS os países do mundo nos quais o modelo será vendido. Alguns mercados exigem faróis colocados em determinada altura, outros regulam a disposição das luzes na traseira.

Cada nova lei que surge em um mercado precisa ser incorporada ao desenvolvimento do próximo projeto. Com o tempo, essa padronização global tornou-se uma camisa de força para os designers.

O fantasma dos custos

Quando o fabricante inicia o desenvolvimento de um novo automóvel, seu orçamento já nasce comprometido porque, antes de agradar ao público que vai comprá-lo, ele deve se adequar ao país que vai vendê-lo.

Todas essas exigências legais de que falamos acima acrescentadas à necessidade de incorporar equipamentos que se tornaram uma obrigação mercadológica (ar-condicionado, câmbio automático, central multimídia etc.) deixam pouca margem para abusar nos custos.

Como consequência, fabricantes buscam desesperadamente compartilhar o máximo de componentes entre diferentes modelos da sua linha: plataforma, motores, painéis, peças de carroceria ou faróis.

Vale até dividir seu projeto com a concorrência, como fizeram com as picapes Mercedes Classe X, Renault Alaskan e Nissan Frontier. Tudo em prol da redução do custo de desenvolvimento. Portanto, não deveria ser surpresa vermos carros de marcas diferentes cada vez mais parecidos entre si.

coluna evoque
A primeira geração do Evoque criou um estilo que foi muito copiado

Como os novos projetos são bilionários e o risco de errar no design pode enterrar suas vendas por ao menos quatro anos (ciclo de desenvolvimento normal de um carro), as grandes empresas preferem não arriscar.

Elas vão para a zona de conforto, com desenhos que podem não empolgar, porém não oferecem o perigo de desagradar muita gente. Ou seja, a mediocridade é premiada na maior parte do tempo.

É importante ressaltar que quem tem o poder de aprovação final do desenho de um novo automóvel é o chefe da companhia, não o designer. Lembre-se disso antes de culpar o estilista por um carro sem graça exposto na loja.

É óbvio que modelos de nicho, como esportivos e luxuosos, têm espaço (e orçamento) para ousar mais. Até porque sua margem de lucro é bem maior e seu público é menor e mais homogêneo – não há aqui a gigantesca diversidade de gostos e necessidades a que as marcas generalistas precisam atender.

Tendência ao modismo

Até agora mostramos que os designers não têm culpa em boa parte do que é criado nas fábricas. Mas chegamos a um motivo no qual a responsabilidade é toda deles: estou falando do seu ímpeto de seguir tendências. E já é assim há muito tempo.

Nos anos 50, sob influência de Hollywood, os foguetes e aviões militares estavam na moda, e a indústria automotiva aproveitou-se disso. Talvez o expoente máximo dessa corrente estilística seja o Cadillac 1959: sua traseira (chamada rabo-de-peixe) exibe duas enormes asas, as lanternas remetem a mísseis e o para-choque simula duas turbinas do foguete.

Essa mania de seguir estilos de sucesso não mudou até hoje. Entre a década de 1970 e 1980, vieram carrocerias mais quadradas e ângulos mais retos. Nos anos 2010, a primeira geração do Land Rover Evoque deu origem a uma legião de seguidores, que copiaram seus faróis afilados, tetos rebaixados e colunas pintadas de preto.

Até o mercado brasileiro criou seus modismos, quando os aventureiros urbanos dominaram a cena nos anos 2000 com seus quebra-matos e estepes pendurados na traseira.

coluna family face
Mercedes Classe C de 2015 e Classe E de 2017: cara de um, focinho do outro

Nem vou explicar aqui em detalhes a praga da “family face”, recurso de marketing para fazer todos os carros de uma empresa terem a mesma cara. Os executivos dizem que é para criar uma identidade visual única e fazer o grande público reconhecer melhor o fabricante. Mas algumas marcas abusaram tanto do artifício que criaram apenas clones em tamanhos diferentes,

Some-se a tudo isso uma característica interessante dos designers: eles pertencem a um clube exclusivo e muito particular. Eles frequentam as mesmas escolas de arte, trocam informações entre si, visitam os mesmos salões de automóvel (ao menos antes da pandemia) e viajam o mundo atrás de novas referências visuais em áreas como moda, arquitetura e até produtos eletrônicos.

Se pensarmos bem, com tantas restrições de segurança, aerodinâmica, custos e tendências, é quase um milagre que algumas marcas ainda consigam lançar carros com um desenho de encher os olhos

Boris Feldman também comentou sobre o design dos carros. Confira:

Fotos: Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Daniel Melara 26 de setembro de 2022

Boa noite.
Nesse quesito, os carros da VW, Audi, BMW, Mercedes ganham de lavada.
Vc precisa ser detalhista para saber qual se trata do Jetta ou do Virtus; Taos ou Tiguan, A3 sedan, a4 ou a6; X1, X3 ou X5; Classe C ou Classe E.
E o T Cross? Embora seja um pouco diferente em relação aos 2 SUVs da marca citados acima, ele de lado é bem parecido com essa última geração do Hyundai Creta (lançada no ano passado).
Antigamente até uma criança de 6 anos sabia identificar o que era um Corcel ou um Escort, um Gol ou uma Brasília, Um fiat Uno ou um Tempra, um Monza ou um Opala.
Quantas vezes eu já não confundi Jac T5 com Hyundai ix35? (Isso mesmo, de fabricantes diferentes)

Avatar
Habitante 9 de julho de 2022

Não é somente o design externo: Aquele troço no meio dos bancos traseiros que insistem em dizer que é o quinto banco. Ridículo! O rebatimento dos bancos para aumentar o porta malas, e que tem que escolher se levam pessoas ou malas. E por que tantos carros da mesma cor? Será que a cor entra nessa coisa de segurança? Carro preto, branco, prata sem dar lugar para o azul, o amarelo, o verde etc. Até o vermelho perde lugar no setor automotivo atual. Acho que cada pessoa vai ter que criar decalques para diferenciar seu carro. Isso é um absurdo…

Avatar
Breno Gonzaga 8 de julho de 2021

Excelente resenha! Bastante completa e informativa. Parabéns!!!

Avatar
Henrique Lopes 8 de julho de 2021

À verdade é uma só; “à grande maioria” dos carros fabricados hoje em dia, são “TODOS” sem graça; sem identidade, sem traços, sem personalidade nenhuma e principalmente sem estilo !!!

Avatar
luizclaudiostefani@gmail.com 3 de julho de 2021

tem que explorar todos benefícios e leis, mas fazer algo novo sempre, falta criatividade sim, projetistas da VW só tem a mesma cara sempre , cansa de ver essa marca tudo igual, entre outros !

Avatar
Sir.Alves 2 de julho de 2021

Demitimiram os designers no meio do projeto de elaboracao do toyota etios… E os executivos disseram: …monta tudo… e vende essa peste… Se colar, colou. Economizaram uma nota com designers… Kkkkkkk

Avatar
Deixe um comentário