Carros PcD 2020: lançamentos que podem ser interessantes

Relacionamos os modelos que podem interessar ao público PcD e as principais características de cada uma dessas versões

novo Reanult duster marrom rodando em estrada de terra
Por Alessandro Fernandes
Publicado em 10/03/2020 às 14h00
Atualizado em 10/03/2020 às 19h44

Neste ano estão previstos muitos lançamentos importantes no mercado automotivo brasileiro, muitos deles terão versões para Pessoas Com Deficiência (PCD) e irão movimentar também esta classe de consumidores com os carros PcD 2020.

Mesmo sem previsão de aumento do teto para isenção de ICMS, que está há mais de dez anos em 70 mil reais, as montadoras não deixarão de atender este público por representar uma boa fatia das vendas.

LEIA MAIS:

Infelizmente, para isto devem continuar adotando a prática de retirar itens de série dos modelos para se encaixarem naquele valor. Pelo menos a segurança deverá ser preservada, como sugerem os últimos lançamentos do ano passado.

Neste artigo relaciono os modelos de carros PCD 2020 que podem interessar a essa categoria do público e suas principais características.

1. Renault Duster

carros pcds 2020: novo duster 2021 42
SUV compacto mais barato para PcD atualmente, Duster provavelmente terá versão de entrada abaixo de R$ 70 mil (Renault | Divulgação)

Apresentado à imprensa neste início de mês, ele sofreu grande transformação, sem porém ganhar nova plataforma. O Duster ficou mais bonito e tecnológico e há previsão de ganhar nova motorização, 1.3 turbo, porém ainda vai demorar.

No lançamento manteve o 1.6 aspirado com 120cv aliado ao competente câmbio CVT. Além do exterior e interior renovados, o Duster ganhou uma nova multimídia chamada Easy Link, maior e mais completa que a antiga. Como é o SUV compacto mais barato para PcD atualmente, as chances da versão de entrada entre os carros PCD 2020 ficar abaixo dos 70 mil são grandes.

Finalmente ganhou direção elétrica, que vai facilitar em manobras. Em segurança não evoluiu muito, continua oferecendo apenas dois airbags e freios a tambor atrás, mas pelo menos ganhou cinto de três pontos e apoio de cabeça para quem vai no meio atrás. Dono dos maiores porta malas e entre eixos da categoria para PcD, ficou mais competitivo com estas melhorias.

2. Carros PcD 2020: Chevrolet Tracker

chevrolet tracker novo 1
Marca confirmou recentemente que será lançada versão PCD do novo Tracker com o motor 1.0 (Chevrolet | Divulgação)

A nova geração do SUV compacto da GM já está batendo à porta, a previsão do lançamento é neste mês de março.

Baseado na plataforma do Ônix, terá linhas mais modernas e interior renovado. Ele virá com duas opções de motorização, o 1.0 turbo de 116 cv que equipa o Ônix e um inédito 1.2 turbo que deverá gerar por volta de 133cv. Virá com a mídia My Link 3 com Wi-Fi à bordo e On Star, e interior renovado. Deverá vir com seis airbags e controle de estabilidade e tração.

O preço inicial deverá ser acima dos oitenta mil reais, e a montadora confirmou recentemente que será lançada versão PCD, com o motor 1.0. O modelo cresceu e as dimensões dele ficarão na média do segmento, com 2,57m de entre eixos e 4,27m de comprimento.

O porta malas também teve um crescimento significativo, de 306 para 390 litros, na média do segmento. Resta saber se será suficiente para caber uma cadeira de rodas sem desmontar.

3. Volkswagen Nivus

Projeção do VW Nivus (João Kleber Amaral | AutoPapo)
Futuro Nivus não terá tanto espaço interno quanto o T-Cross, mas é interessante para o público PcD (João Kleber Amaral | AutoPapo)

O SUV “subcompacto da Volkswagen será feito sobre a plataforma do Polo e deve manter os bons predicados que estão fazendo sucesso no T-Cross: bom conjunto mecânico e muita segurança.

Portanto, deverá vir com o motor 1.0 turbo de 128 cv e seis airbags. Porém não terá tanto espaço interno como no irmão, haja vista seu entre eixos menor, de 2,55, ante 2,65 do T-Cross. São bons dez centímetros a menos, e o espaço para quem vai atrás ficará bem mais restrito.

Por ser menor, deverá também ter porta malas menor, que já não é muito grande no irmão maior T-Cross, e deve vir tão modesto quanto o do Polo. A previsão de preço inicial está na casa dos R$ 80 mil, e é bem provável que tenha versão PCD.

4. Carros PcD 2020: Novo Fit

carros pcd 2020 honda fit 2021
Novo Honda Fit: cão se sabe se haverá versão para PcD, mas as chances não são grandes (Honda | Divulgação)

Ele já foi o queridinho dos cadeirantes, devido ao bom espaço interno e porta malas, e na nova geração apresentada recentemente no Japão ele mantém a característica de monovolume, porém com um design no mínimo questionável. A montadora brasileira já confirmou que está estudando deixar o carro menos “fofinho” para o mercado brasileiro.

A motorização deverá ganhar novidades, com a introdução de um 1.0 turbo com potência na casa dos 130cv. No interior, um inédito volante de dois raios e tela digital serão as atrações.

O câmbio continuará sendo o CVT com 7 marchas simuladas. Não se sabe se haverá versão para PcD, mas as chances não são grandes, uma vez que o atual Fit Personal já vem bastante pelado, e a cada lançamento geralmente há aumento de preços.

5. Peugeot 208

carros pcd 2020 novo peugeot 208
A má notícia é que o novo 208 será produzido na Argentina, portanto não terá as duas isenções (Peugeot | Divulgação)

A nova geração do hatch compacto francês está causando nas redes sociais devido ao seu belo design, que será idêntico ao modelo comercializado na Europa atualmente. Virá com incrementos em segurança e tecnologia, e um novo motor 1.2 turbo de 130cv.

Entre os hatches compactos atualmente ele se destaca por ter interior moderno, um bom porta malas e vir bem equipado, além de ter o maior bônus de todos os veículos com isenção, o que garante também o maior desconto percentual. Porém, a má notícia para o mercado PcD é que será produzido na planta da montadora na Argentina, portanto não terá as duas isenções.

Além disso, a atual geração continuará sendo produzida em Porto Real, no Rio de Janeiro, esta sim deverá continuar dentro do limite de isenção na versão Active Pack.

6. Novo Nissan Versa

carros pcd 2020 novo nissan versa
A geração atual deverá ser mais interessante para o público PCD do que o modelo novo, importado que terá isenção apenas parcial (Nissan | Divulgação)

Com lançamento previsto para junho, a segunda geração do Nissan Versa terá nova plataforma, interior moderno e terá um jeitão de sedã premium. Será inicialmente importado do México e tem no design seu maior trunfo em relação ao modelo produzido atualmente em Resende (RJ), que deverá continuar sendo produzido com o nome de V-Drive.

O novo Versa será maior em todas suas medidas, do entre eixos, que terá 2,62m, ao porta malas, que passará para 482 litros. A segurança também será melhorada, com mais airbags e sistemas eletrônicos.

O motor deverá ser o mesmo 1.6 aspirado do Kicks. Para PcD, porém, como continuará sendo vendida a geração atual, ela deverá ser mais interessante que o modelo novo, que terá isenção apenas parcial por ser importado – se é que terá. Mas não deve demorar para o modelo PcD ganhar as linhas do lançamento assim que iniciar a produção no Brasil.

7. Carros PcD 2020: SUVs da Fiat

A montadora italiana também promete entrar na dança dos SUVs compactos, se não neste ano, no início do próximo. Estão previstos pelo menos dois modelos, baseados na plataforma do Argo.

O primeiro será posicionado abaixo do Renegade e deve concorrer com o VW Nivus, portanto será mais curto e tem grandes chances de ter versão PcD. O outro deverá ser maior e vai concorrer com os atuais SUVs compactos do mercado. A motorização será novidade, serão dois propulsores turbo com litragem 1.0 e 1.3.

Outras novidades

Além destes modelos, haverão outros lançamentos que podem interessar às pessoas com deficiência, porém devido à faixa de preço muito superior aos 70 mil reais, atingirá uma fatia bem menor do mercado. Entre eles, vale a pena citar o Kia Seltos, o Ford Territory, a Chevrolet Blazer, o C5 Aircross e há rumores também de um SUV da Toyota.

novo suv kia seltos
Vale a pena ficar de olho no Seltos (Kia | Divulgação)

A quem tem direito às isenções só resta esperar que as montadoras não canibalizem tanto as versões PcD e que mantenham pelo menos a segurança em alta e conjuntos mecânicos mais eficientes.

Ou que o limite de isenção seja finalmente reajustado, para que o leque de opções seja ampliado e não restem apenas modelos pelados ou compactos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
19 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rejane Mára 22 de agosto de 2020

Por gentileza, quero saber qd será liberado para compra PCD , um carro como Toro, Orock, Adventure? Tenho vontade em ter um carro como esse é poderia pagar o valor se tiver a isenção? Por que, não posso escolher, o carro que desejo? Essa lei no valor de 70.000, já está ultrapassada! Aguardo! Obrigada

Avatar
Arari Rodrigues de Faria 8 de maio de 2020

Bom dia!
Estou necessitando de uma opinião: Comprei um carro pelo sistema PCD(Prisma LTZ2015) e estou querendo trocá-lo. Porém, como somos em 5 e 2 pessoas (adultos) com necessidades especiais, preciso de um carro com bastante conforto além de ser econômico. Você poderia me ajudar dando opinião a respeito de qual veículo se encaixa no padrão que necessito? Obrigada!

Avatar
Edison Prado 21 de maio de 2020

O Creta da Hyundai é muito interessante.

Avatar
Evandro 6 de maio de 2020

Boa tarde. Sou de SP e vou trocar meu Renegade, porém li alguns artigos que o prazo mínimo passou para 4 anos. Comprei o carro com isenção em maio/2018. É verídica a informação?

Avatar
Fabio 15 de maio de 2020

Boa tarde!!!
É sim.

Avatar
paula 31 de maio de 2020

Não para Estado de São Paulo

Avatar
SERGIO ALESSANDRO DA SILVA 4 de maio de 2020

Onde me informo sobre as regras e condições para adiquirir um carro para pelo PcD?

AutoPapo
AutoPapo 5 de maio de 2020

Olá, Sergio. Dê uma olhadinha no link abaixo.

Isenção para PcD: quem tem direito e como requisitar

Obrigado e abraço

Avatar
Francisco 31 de março de 2020

Os veículos utilitários, de duas cabines deveriam ser inseridos no mercado pcd. É muito mais prático para um cadeirante, ter um veículo com caçamba.

Avatar
gilson 13 de abril de 2020

nao ha segurança em um carro com caçamba para pcd

Avatar
Wagner Gomes de Oliveira 27 de março de 2020

Esses carros Pcd tem que melhorar os pacotes de segurança e assessórios. Todas montadoras gosta de sacaniar o público Pcd

Avatar
Luiz Claudio Stefani 13 de março de 2020

Parabéns, sempre tem boas avaliacoes , informacoes que colaboram para ficarmos por dentro dos assuntos relacionados ao púbico PCD, bom Boris, que não esquece da gente, obrigado!
Só sinto um pouco a falta de observações e matérias sobre Citroën Cactus , entre outros.

Avatar
andrei 12 de março de 2020

Em relação ao 208, pelo fato de ser produzido na Argentina (ou seja dentro do mercosul) não poderá ter as duas isenções se estiver abaixo de 70k? Se não me engano, no final de 2016 a peugeot ofereceu o 308 abaixo de 70k (que tambem era fabricado na Argentina) dando direito as duas isenções.

Avatar
Alessandro Ribeiro Fernandes 16 de março de 2020

A informação que tenho é que a isenção de carros fabricados na Argentina teria isenção só de IPI, já que o ICMS é estadual, e não fabrica em nenhum estado brasileiro. Vou pesquisar mais a fundo e se tiver outra informação escrevo futuramente. Abraços

Avatar
Paulo Vidi 12 de março de 2020

Olá
Ótima matéria!
Aqui em SC não autorizam isenção de ICMS para SUV.
As montadoras poderiam incrementar um pouco mais os não suv vendidos aqui como compensação.
Outra coisa, temos que ficar com o carro por 4 anos e, smj, só a Hyundai tem garantia de 5 anos.
Abraço a todos!

Avatar
Alessandro Ribeiro Fernandes 16 de março de 2020

Obrigado Paulo. Absurdo essa proibição de SC. Bem observado, há que se considerar também a garantia. A Chery também dá 5 anos.

Avatar
Leonardo E Blume 10 de maio de 2020

Compra em outro estado

Avatar
Ronald Dantas Brandão 11 de março de 2020

Boa noite!
Informações relevantes.
Onde me informo sobre as regras e condições para adquirir um carro para PcD?

Avatar
Alessandro Ribeiro Fernandes 11 de março de 2020

Há listas na Internet sobre as patologias passíveis de obter isenção, e vídeos mostrando como se faz o processo. O melhor lugar para ver as regras é no site das Receitas Federal e do seu estado.

Avatar
Deixe um comentário