10 carros que saíram de linha e ainda deixam muita saudade

Eles fizeram sucesso enquanto foram fabricados e deixaram uma legião de consumidores "viúvos" quando se despediram do mercado

Por Alexandre Carneiro 06/12/20 às 08h16
rodas monza sr
Chevrolet Monza Hatch,na versão esportiva S/R (Chevrolet | Divulgação)

Este listão é para você, que gosta tanto de automóvel quanto dos tempos passados: enumeramos 10 carros que saíram de linha, mas ainda fazem muita gente suspirar de saudade. Afinal, eles marcaram época e acabaram fazendo parte da memória afetiva de algumas gerações.

VEJA TAMBÉM:

Todos os modelos selecionados foram produzidos no Brasil, por diferentes fabricantes, ao longo de um período que vai dos anos 60 à última década. Confira o listão dos carros que já saíram de linha, porém ainda deixam um sentimento de nostalgia no ar!

Carros Chevrolet que saíram de linha:

1. Chevrolet Opala

chevrolet opala 1969 cinza de frente

O Opala é um dos mais longevos carros do Brasil: ficou no mercado por 24 anos, entre 1968 e 1992. Nesse período, sofreu diversas modificações estéticas somou quase 1 milhão de unidades fabricadas, incluindo a perua Caravan. Na década de 80, mesmo com projeto já defasado, tornou-se o mais luxuoso automóvel nacional. Com tal histórico de aceitação e de sofisticação, não fica difícil entender porque tanta gente tem saudade dele.

Outro atributo sempre lembrado quando o assunto é Opala é o motor de seis cilindros. Inicialmente, o bloco tinha 3,8 litros, mas já em 1971 a cilindrada foi aumentada para 4,1 litros. Essa mecânica, modernizada, chegou a ser utilizada no sucessor Omega, que, apesar dos bons predicados técnicos, nunca atingiu o sucesso comercial do antecessor.

2. Chevrolet Monza

af chevrolet monza 1996
Chevrolet | Divulgação

Outro antigo carro da Chevrolet que deixou saudade é o Monza. Lançado em 1982, com carroceria hatch, impressionou o mercado brasileiro devido ao projeto global e bastante moderno. O desempenho do motor 1.6 é que deixava a desejar, mas naquele mesmo ano já surgiu o 1.8 como opção, que tornou a dirigibilidade bem melhor. O sedã veio em 1983 e, quatro anos depois, foi disponibilizada a motorização 2.0.

Para 1991, a gama sofreu uma plástica, que rendeu o apelido de “tubarão”. A saída do mercado aconteceu somente em 1996, quando o modelo já convivia com a segunda geração de seu substituto, o Vectra: este, aliás, também é um dos carros da Chevrolet que saíram de linha, mas deixaram saudade. O Monza é um inegável sucesso comercial: chegou a ser o carro mais vendido do país entre 1984 e 1986. Do início ao fim da vida, 857.810 unidades foram comercializadas por aqui.

Carros Ford que saíram de linha:

3. Ford Corcel

ford corcel ii 1979

O início da trajetória do Corcel é um dos mais curiosos da indústria nacional: o projeto foi desenvolvido pela Willys Overland, com base na plataforma e na mecânica do Renault 12. Porém, em 1967, quando o veículo estava quase pronto, o fabricante foi encampado pela Ford. A marca de origem norte-americana finalizou o produto e o lançou em 1968.

A medida da Ford foi acertada, uma vez que o modelo foi um sucesso, com cerca de 1,4 milhão de unidades produzidas até 1986. Embora tenha ganhado uma carroceria inteiramente nova em 1977, o Corcel sempre manteve-se fiel à plataforma e à mecânica originais: só a cilindrada foi sendo sucessivamente ampliada passando de 1.3 para 1.4 e, finalmente, para 1.6. Os derivados do modelo, entre os quais a perua Belina e a picape Pampa, também obtiveram ótimos números de vendas.

4. Ford Escort

ford escort xr3 formula

A nacionalização do Escort causou uma revolução dentro da gama Ford. Apesar da defasagem de três anos em relação ao similar europeu, ainda era um dos automóveis mais modernos do país quando foi lançado, em 1983. Naquele mesmo ano, veio ainda a versão esportiva XR3 e, em 1985, a opção de carroceria conversível, que logo se tornou sonho de consumo. Para a linha 1989, a novidade foi a adoção do motor 1.8 de origem Volkswagen, por meio da associação entre as duas empresas, que originou a Autolatina.

A “família” ainda deu origem ao sedã Verona, também em 1989, antes de chegar à segunda geração, em 1992. O modelo antigo manteve-se no mercado com motor 1.0, na versão Hobby. O Escort continuou sendo fabricado no país até 1996, quando a Ford transferiu a produção para a Argentina. Ainda houve mais uma atualização, em 1997, quando foram adotados motores Zetec e foi lançada a versão Wagon, até o fim da linha, em 2003. No mundo todo, o modelo teve cerca de 4,1 milhões de unidades produzidas.

Carros Volkswagen que saíram de linha:

5. Volkswagen Fusca

volkswagen fusca 1978

A história do Fusca está entrelaçada à da própria indústria automobilística brasileira. A nacionalização data de 1959, quando o setor ainda engatinhava no país. O modelo foi líder de vendas durante as décadas de 60 e 70 e motorizou diferentes gerações. O motor de quatro cilindros opostos, refrigerado a ar, teve a cilindrada sucessivamente aumentada: de 1.2, cresceu para 1.3, 1.5 e, finalmente, 1.6. Em 1986, já bastante ultrapassado, ele enfim saiu do mercado.

Porém, a história não acaba aí. Em 1993, a pedido do então presidente Itamar Franco, no intuito de fomentar os automóveis populares, o Fusca voltou a ser produzido. Essa segunda safra foi até 1996, quando a fabricação foi encerrada de vez. Ao todo, nada menos que 3,1 milhões desses carros saíram da linha de montagem da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP).

6. Volkswagen Santana

volkswagen santana br spec 3

A longa trajetória do Santana no mercado brasileiro inicia-se em 1984. Naquele ano, o modelo era lançado para ocupar a posição de top de linha da Volkswagen e competir diretamente com Ford Del Rey e Chevrolet Monza. A gama cresceu já em 1985, com a chegada da Quantum. Em 1988, veio o motor 2.0 como opção ao 1.8 oferecido até então. O sedã sofreu uma extensa reestilização em 1991, mas a perua só ganhou tais atualizações no ano seguinte.

Para 1999, a gama sofreu outra intervenção cirúrgica, dessa vez mais leve. A linha diminuiu em 2002, quando a Quantum foi descontinuada. Em 2006, foi a vez do sedã, que, nos últimos anos, já estava muito ultrapassado e tinha vendas focadas em frotistas e taxistas. A produção local chegou a 548.494 exemplares. Uma curiosidade é que, na Europa, o projeto correspondia à segunda geração do Passat: o nome Santana designava apenas a configuração sedã. Por aqui, os dois conviveram até 1988.

Carros Fiat que saíram de linha:

7. Fiat Tempra

fiat tempra turbo

Há quem diga que a Fiat nunca conseguiu se dar bem fora das categorias de veículos compactos. Quem afirma isso desconhece ou ignora a trajetória do Tempra, que teve 204.795 unidades emplacadas entre 1991 e 1998, período em que foi fabricado no Brasil. Em 1995, foi o líder do segmento de sedãs médios. O hatch Tipo chegou a ter vendas ainda maiores naquele ano, mas decaiu bruscamente no mercado após protagonizar casos de incêndio, que deram origem a dois recalls.

Na Europa, Tempra e Tipo compartilhavam a mesma plataforma. Porém, por aqui, o sedã adotou uma base própria, originária do modelo Regata, tornando-o diferente do similar europeu no ponto de vista do projeto. O modelo entrou para a história por ter sido o primeiro nacional a oferecer motor de quatro válvulas por cilindro (16 válvulas). Também foi um dos primeiros a adotar turbocompressor, antecedido apenas pelo Uno.

8. Fiat Punto

fiat punto elx 2007 vermelho azul frente

Diante de outros veículos do listão, o Punto é até recente: foi fabricado de agosto de 2007 a janeiro de 2017. Apesar de a partida ter ocorrido há relativamente pouco tempo, já existem viúvas em luto por ele. Não é para menos, pois, nos quase 10 anos em que esteve no mercado brasileiro, o hatch tornou-se um dos produtos mais bem-aceitos do fabricante e somou cerca de 280 mil exemplares comercializados.

O Punto foi vítima de uma renovação de gama promovida pela Fiat: nos últimos anos, vários carros da marca italiana saíram de linha. Embora o sucessor Argo tenha porte semelhante e algumas modernidades, como direção elétrica e central multimídia, os saudosistas sentem falta, em especial, do design arrojado e da versão esportiva T-Jet, equipada com motor 1.4 turbo.

Carros de outras marcas que saíram de linha:

9. Toyota Fielder

toyota corolla fielder 2008

O segmento de peruas pertence ao passado. Atualmente, só há dois modelos desse gênero, ambos de marcas premium: Audi A4 Avant e a Porsche Panamera Gran Turismo. Porém, em um passado relativamente recente a situação era outra, com múltiplas opções. A Toyota chegou a participar dessa categoria entre 2004 e 2008, com a Fielder, derivada do Corolla.

Apesar da trajetória breve, a Fielder se deu muito bem no mercado. Não se engane pelo total de unidades comercializadas , que é de aproximadamente 35 mil: parece pouco, mas esse volume fez da perua líder de categoria entre as médias. O modelo chegava a vender mais até que algumas wagons compactas. Porém, a Toyota achou mais conveniente ofertar só o sedã a partir da geração seguinte. Teria sido a marca japonesa uma visionária da extinção do segmento?

10. Dodge Dart

dodge dart sedan 1
Dodge Dart marcou a produção da Chrysler em São Bernardo do Campo (SP)

Nenhum listão sobre saudade de carros que saíram de linha no Brasil fica completo sem os “Dojões”. Embora a Chrysler tenha comercializado diferentes modelos, como Charger, Magnum e Le Baron, todos eram variações do Dart. Essa gama foi fabricada por aqui entre 1969 e 1981 e, ao longo desse período, totalizou 93.008 unidades emplacadas. A maioria é dos primeiros anos de produção: a partir de meados da década de 70, a crise do petróleo atingiu em cheio esses veículos.

Ironicamente, o que fez os grandes Dodges decaírem no mercado foi algo que, no início de carreira, era o maior atrativo: o motor V8 de 5,2 litros. Esse “coração” dava aos modelos ótimo desempenho, mas às custas de um alto consumo de combustível. Contudo, após o tombo, o modelo se recuperou. Hoje, exemplares em bom estado são negociados por preços de três dígitos no mercado de antigos. Sinal que o Dart e seus derivados deixaram, sim, muita saudade.

Boris Feldman apresenta um Dodge Dart 1970 100% original: assista ao vídeo!

Fotos: Divulgação

SOBRE
140 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
CLEITON 12 de dezembro de 2020

Todo carro tem sua história, seja ela boa ruim. Porém carros bom mesmo no custo X benefício não tem pra bater os que carregavam os imortais motores AP. Infelizmente o que não tem manutenção sai de linha. Todos os mecânicos que conheço (grandes nomes) saem pela porta dos fundos quando chega na frente da oficina deles um destes carros da reportagem, salvo se for pra transformar em uma gaiola pra correr em pistas de estrada de chão. E preparem o bolso.

Avatar
Mauro 12 de dezembro de 2020

Saudades do xsara Picasso, tive 4.

Avatar
Leonardo Rocha 11 de dezembro de 2020

Faltou o Vectra 98 tenho um é uma nave… carro perfeito

Avatar
Gumar 10 de dezembro de 2020

Sinceramente…
estou com 50 anos e conheci todos os carros dessa lista. O opala da primeira foto minha tia, já falecida, teve um, herança do seu saudoso marido… Meu pai teve vários: alguns Opalas, Corcel I, Corcel II, Dodge Polara. O Maverick eu conheci de perto porque um vizinho tinha um. Monza foram dois e um Santana da 1a. geração. Galaxy também tinha. Meu primeiro carro foi um Chevette e o segundo um Fusca 81 (deste eu tenho saudade!). O Dodge Dart só andei uma vez.

Enfim… tirando o Fusquinha, não tenho saudade de nada dessa velharia. Tudo um bando de carroça!

Avatar
Ve 11 de dezembro de 2020

Sério que o fusquinha (carro do povo) não é carroça, mas comodoro, Maverick, Monza e vários outros são carroça?
😂😂😂😂😂

Avatar
Joelson 12 de dezembro de 2020

Essa mulher aí não entende nada de carros. Elogiou a porcaria do Fusca ( esse sim uma terrível carroça ) e detonou os outros carros ! Isso eh ridículo. Chamar carros como Opala, Monza, Galaxie e Dodge Dart de carroças eh coisa de ignorante mesmo

Avatar
Joelson 12 de dezembro de 2020

Na verdade a única carroça dessa lista eh o Fusca. Os outros carros são todos bons. Agora, o Fusca eh a maior carroça do mundo, eh um dos piores carros de todos os tempos em tido o mundo. Eu odeio Fusca. Se alguém me der 10 motivos para eu gostar de Fusca eu dou a essa pessoa 20 motivos para odia-lo.

Avatar
Joelson 9 de dezembro de 2020

Carroça eh teu passado oh imbecil

Avatar
Joelson 10 de dezembro de 2020

Essa reportagem me fez lembrar de um belíssimo Escort GL ano 92 que eu possuí há muito tempo atrás. Um carro excelente, do qual eu sinto saudades até hoje

Avatar
Joelson 12 de dezembro de 2020

Na verdade a única carroça dessa lista eh o Fusca. Os outros carros são todos bons. Agora, o Fusca eh a maior carroça do mundo, eh um dos piores carros de todos os tempos em tido o mundo. Eu odeio Fusca. Se alguém me der 10 motivos para eu gostar de Fusca eu dou a essa pessoa 20 motivos para odia-lo.

Avatar
Lindomar 9 de dezembro de 2020

Muito bom rever estes carros gue fazem sucesso egue marcaram épocas muitas lembranças

Avatar
Sérgio 8 de dezembro de 2020

Como já falei. Carroças

Avatar
Joelson 9 de dezembro de 2020

Carroça eh teu passado oh imbecil

Avatar
Jorge do Carmo Magalhães 10 de dezembro de 2020

Compre um veículo 2.00 para encarar os limites de velocidade exigindo pelas regras atuais.

Avatar
Anderson freitas 8 de dezembro de 2020

Não vi o Fiat 147 o potente carro da Fiat nunca tera um carro tão bom como esse e o maverique v8 sem comentário pra falar de um carro tão bom como esse 😎

Avatar
Ronaldo reis 7 de dezembro de 2020

Com muito prazer tenho um cavalinho 1976 que puxa muito bem a carroça e não fica devendo para nenhum outro modelo, porque é filé para mim

Avatar
Elias Ferreira de Paula 7 de dezembro de 2020

Pra mim coisa velha e pra ficar no museu ,com tantos carros novos hoje etambem.a tecnologia nao.da saudade alguma desses ditos carros

Avatar
Luiz Phillipe Sousa da Silva rocha 7 de dezembro de 2020

sua cara que nqo da saudade

Avatar
Claudio 7 de dezembro de 2020

O melhor é o s8.v8 4.2 Audi….de 1998…esse carro é uma nave

Avatar
Rodrigo MARTINIANO 7 de dezembro de 2020

TEM CADA COMENTÁRIO MAIS ESTAPAFÚRDIO QUE O OUTRO: CARAMBA!
INFELIZMENTE, NÃO VI NENHUM DOS MEUS PUBLICADOS.
SEM CONCORRÊNCIA: escrevo a pedido e para amigos no meu blog.

Avatar
Varejeira__1 7 de dezembro de 2020

Sou fã do chimcaxambo…esse sim tem história heim….ate camisa de Vênus fez uma música desse carro.

Avatar
ALIANDRO DA SILVA 7 de dezembro de 2020

Eu adoro carros antigo, isso e
viajo no tempo. Muito bom.

Avatar
Rogério Soares 7 de dezembro de 2020

Faltou o Vectra

Avatar
Sérgio 7 de dezembro de 2020

Apenas o Dart. O resto é carroça.

Avatar
Luiz Phillipe Sousa da Silva rocha 7 de dezembro de 2020

sua cara bom sim e o opala escort e fusca

Avatar
Sérgio 8 de dezembro de 2020

Como já falei. Carroças

Avatar
Edvaldo Bispo de Albuquerque 7 de dezembro de 2020

Com toda fabricação de Hoje fico com o marverike

Avatar
ANTÔNIO APARECIDA 7 de dezembro de 2020

Carro do No No Correia.

Avatar
Bonfim 7 de dezembro de 2020

Eu tenho um Astra 2000 eu gosto de mais de carro antigo

Avatar
André 7 de dezembro de 2020

Faltou o Passat Pointer , GLS completo, banco recaro…etc

Avatar
Sérgio 7 de dezembro de 2020

Tive 5 Passat. Saudades até hoje, mas de todos os 10 apenas o Dart deixa saudades.

Avatar
Joelson 10 de dezembro de 2020

Essa reportagem me fez lembrar de um belíssimo Escort GL ano 92 que eu possuí há muito tempo atrás. Um carro excelente, do qual eu sinto saudades até hoje

Avatar
Maurício da Silva 7 de dezembro de 2020

Fusca e o carro que esta na cultura do brasileiro, um carro que jamais ira ser esquecido em nossas memórias

Avatar
Luiz Phillipe Sousa da Silva rocha 7 de dezembro de 2020

sem duvidas

Avatar
Ivo Francisco da Silva 7 de dezembro de 2020

Os carros antigos como o Dodge Dart a Simca Samborja, Aero Willis, enfim nós dias de hoje chamaria muito a atenção do público, pela qualidade e textura do material rústico existe alguns exemplares nas mãos de colecionadores, que valem uma fortuna.

Avatar
Karlus Sérgio Nunes Teixeira 7 de dezembro de 2020

Fiat Idea saiu de linha e na minha opinião foi um excelente carro em relação a conforto e espaço interno! Perfeito para pessoas que gostam de espaço e viagens confortáveis.

Avatar
ANTÔNIO APARECIDA 6 de dezembro de 2020

Carros que aguentavam, qualquer, trepidação. Com
Bancos de molas,que ajudavam no amortecimento, em caso de buracos e calçamentos.Hoje, são os buracos e quebra-molas. As correias do motor, eram fortes. Não existiam fitas dentadas. Maçanetas de metal. Podiam dormir, no Tempo. Carros que tinham chassis, independentes,com mais Segurança. Não Monoblocos.

Avatar
Anderson Dias de Sousa 6 de dezembro de 2020

Passat gts pointer, sonho!

Avatar
Elias 6 de dezembro de 2020

Kd o gole gts e gti,também uno 1.5 R e 1.6 R.

Avatar
Andre 7 de dezembro de 2020

Concordo…

Avatar
ACIR RODRIGUES DO PRADO 6 de dezembro de 2020

Cadê o vemaguet, fissore, gordine DKV candango? Foi amnésia do articulista

Avatar
Eduardo Pereira da Cruz 6 de dezembro de 2020

Todo mundo esqueceram da Parati 1.8 motor ap caburado eu ainda tenho uma

Avatar
Tiago 6 de dezembro de 2020

Tenho um corcel 1 ano 75 lindo.

Avatar
Luiz Adriano Falco Lemos 6 de dezembro de 2020

E o Palio, nem ao menos foi lembrado. Reportagem fraca viu.

Avatar
luiz gava 6 de dezembro de 2020

O cara falou de carro, não de carroça.

Avatar
Joelson Jose C. Dantas 9 de dezembro de 2020

Essa lista está muito fraca. Tem muitos clássicos excelentes que ficaram de fora. Por exemplo : Passat, Vectra, Kadett, Del Rey, Gol GTS e Gol GTI, Landau e muitos outros

Avatar
Joelson 10 de dezembro de 2020

Outro carro excelente que ficou de fora dessa lista eh o Corsa. Eu já tive um Corsa Hatch Maxx 1.4 ano 2010 e foi um dos melhores carros que eu ja possuí. Simplesmente excelente

Avatar
Genilson Antônio da Silva 6 de dezembro de 2020

Estes carros deixam muitas
saudades,apesar de muitos
que faltam nesta lista se tiver uma próxima.,coloquem o brava
e Marea (Fiat)

Avatar
Ludgero 6 de dezembro de 2020

Tenho um (2015) e sinto saudade do fim do Fusion… carrão!

Avatar
Ac 6 de dezembro de 2020

….nessa lista faltou a vw Kombi, quem não andou numa das tantas que foram fabricadas no Brasil e ainda hoje ama de paixão essa maravilha…..kkkkk

Avatar
ANTÔNIO APARECIDA 6 de dezembro de 2020

Eram carros, que aguentavam, qualquer, trepidação. Com bancos de mola, que ajudavam no amortecimento,em caso de buracos e calçamentos. As correias, do motor, eram fortes.

Avatar
Elizandro 6 de dezembro de 2020

Saudade pra quem? Que lista e essa? Perderam a oportunidade!

Avatar
Cassia 6 de dezembro de 2020

Saudades nenhuma !

Avatar
ANTÔNIO APARECIDA 6 de dezembro de 2020

Eram carros, que aguentavam trepidação. Com bancos de molas, que ajudavam no amortecimento, em caso de buracos e calçamentos.

Avatar
Brenner 6 de dezembro de 2020

Era melhor não ter feito essa reportagem, os melhores carros deixaram de fora..

Avatar
ANTÔNIO APARECIDA 6 de dezembro de 2020

cadê meu comentário?

Avatar
Antonio Aparecida 7 de dezembro de 2020

Rabos de Peixe, com vidros verdes. As pick-ups: Ford F75- 4×4; GMC; Chevrolet Brasil; Fargo; Whillis-4×4;e Rural Whillis – opcional 4×4 e Jipe Whillis, tinham suas suspensões dianteiras e traseiras, com feixes de molas e Amortecedores.

Avatar
J.marcos 9 de dezembro de 2020

Pois é faltaram vários carros principalmente os 8 cilindros charge rt/galáxie 500/ Mavericks em v canadense entre outros de médio porte,e tbm os mais antigos da época do sinca, willis,DKW,Playmonth,R&R,e outros tantos,Que se for listar não da espaço,isto também depende de cada época e situação da pessoa!

Avatar
José Rodrigues 12 de dezembro de 2020

Um bem atual que saiu de linha e jamais deveria ter saído e o VECTRA, sou fã incondicional deste modelo, tive quatro versões do modelo, uma pena….

Avatar
Darlan Fagundes 6 de dezembro de 2020

Boa noite!
Faltou o Kadett, o Gol e o tanque de guerra o Uno que também foram carros de deixaram época e foram muito bem vendidos!

Avatar
Paulo 12 de dezembro de 2020

Nessa lista fica o meu voto para 02 carros
O Santana e a Toyota o resto é meia boca

Avatar
Walter José 6 de dezembro de 2020

Faltou a robustez e luxo do Alfa Romeo 2300 e do Galaxi 500 ou Landau

Avatar
Antonio Aparecida 7 de dezembro de 2020

Ofereciam, mais segurança, aos passageiros.

Avatar
Edmilson 6 de dezembro de 2020

Vectra cd gls e gsi 94 95.

Avatar
Antonio Aparecida 7 de dezembro de 2020

cadê meus comentários?

Avatar
Berenice 6 de dezembro de 2020

Parece que se esquecerem do melhor automóvel feito no Brasil: FORD Galaxie- LTD e Landau. Conforto e acabamento melhor do que qualquer Mercedes,BMW, etc, só perdia para CADILLAC, LINCOLN, ROLLS ROYCE…

Avatar
Roberto Castro 6 de dezembro de 2020

Verdade,Ford Landau, LTD,galáxia
Só perdia para Cadillac, Lincoln
Mais nada

Avatar
Antonio Aparecida 7 de dezembro de 2020

Carros Inesquecíveis!

Avatar
Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxxx 7 de dezembro de 2020

Carros Inesquecíveis!

Avatar
Delcides Morandi 6 de dezembro de 2020

Esqueceram do Fiat 147 e do Chevette tive os dois na época gostei muito

Avatar
Henrique Dias 6 de dezembro de 2020

Realmente o Fiat 147 era um compacto muito legal. Não o esqueço que tive.

Avatar
ANTÔNIO APARECIDA 7 de dezembro de 2020

cadê meu comentário?

Avatar
Jonas Marinho 6 de dezembro de 2020

Gol gts 1.8 a álcool

Avatar
ANTÔNIO APARECIDA 7 de dezembro de 2020

cadê meus Comentários?

Avatar
Maurício limw 6 de dezembro de 2020

Não podia faltar o Passat,esse tem mais fãs que o Toyota Fielder.

Avatar
José Ferreira da Silva 6 de dezembro de 2020

Verdade o passat até.hoje e lembro pelo o seu motor AP.ate hoje você vê muita gente dizer tem o motor do Passat

Avatar
Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxxx 7 de dezembro de 2020

Carros Inesquecíveis!

Avatar
Antonio a.hass 6 de dezembro de 2020

O Passat não pode ficar de fora de jeito nenhum belo carro rápido e econômico

Avatar
Clemente Moreno 6 de dezembro de 2020

Esqueceram do ze do caixão

Avatar
Vando 6 de dezembro de 2020

Verdade Clemente esse é máquina rs

Avatar
Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxxx 7 de dezembro de 2020

Carros Inesquecíveis!

Avatar
Vaniilson Dantas da Costa 6 de dezembro de 2020

O Escort Europeu e u carro excelente

Avatar
Emerson 6 de dezembro de 2020

Esqueceram da Ferrari 355.

Avatar
Xxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxxx 7 de dezembro de 2020

Carros Inesquecíveis!

Avatar
Lobão 6 de dezembro de 2020

Vocês esqueceram o carro que fez a era de ouro da chevrolet
O Astra!

Avatar
Paulo 6 de dezembro de 2020

Esqueceram da Brasília, minha mãe teve uma ,comprou em 1974

Avatar
Jbc 6 de dezembro de 2020

E o uninho primeira versão? Tenho um 2006. Meu xodó

Avatar
Darlan Fagundes 6 de dezembro de 2020

Verdade! Faltou o tanque de guerra Uno ! Tenho também um 2006 em estado de zero! Muita gente me perturba perguntando se quero vender mais de jeito nenhum por que o carro é um. Sossego! Nunca dar problema!

Avatar
F 6 de dezembro de 2020

Doginho polara

Avatar
Eduardo querino 6 de dezembro de 2020

Esqueceram do corsinha

Avatar
Amauri Rogério Brandão batista 6 de dezembro de 2020

Dodge Dart de 1975 tive um que maravilha de carro hoje tenho um omega 4.1 que é meu xodó adoro carros antigos

Avatar
Antônio Reinaldo Giraldelli 6 de dezembro de 2020

Vocês esqueceram do Marea
Ok

Avatar
Rodrigues 6 de dezembro de 2020

Kkkkk vdd.. marea e o brava 😁😂

Avatar
ROGERIO 6 de dezembro de 2020

…e o Tipo 1.6 MPFI !?

Avatar
Danielle 6 de dezembro de 2020

Faltou o Ford Del Rey que foi sem dúvidas um grande carro brasileiro. Confortável, econômico, suntuoso e acima de tudo, um carro extremamente confiável. Marcou história na indústria automobilística do Brasil

Avatar
Jalisson Rodrigo 6 de dezembro de 2020

Faltou o Chevette Tubarão e o Ford Maverick, duas maravilhas do mundo antigo

Avatar
Clark 6 de dezembro de 2020

Concordo plenamente! 👏👏👏

Avatar
Leandro 6 de dezembro de 2020

Faltou o Fiat Stilo Sporting,o Astra Gsi e SS,o Ômega 6 cc

Avatar
Sergio 7 de dezembro de 2020

Sim, o Fiat Stilo…lindo carro!!!

Avatar
Jaidete Gomes 6 de dezembro de 2020

Comprei um atlas Agile Class recente estou amando, faço almoço rápido. amei. Parabéns a Atlas.

Avatar
Robson Ismério Thurler 6 de dezembro de 2020

Que lista mais sem noção!!
Como ñ listar carros como o kadett,o Maverick, o Voyage, a Kombi, o Puma, o Karman Guia, o SP 2,…DISCORDO DESS LISTA!!

Avatar
Fábio Danilo marrichi dos Santos 6 de dezembro de 2020

Boa tarde,gostaria de sinalizar e lembrar do GOL GT, 1984….MOTOR AP 1.8 CARBURADO….muito ágil…

Avatar
Ronaldo 6 de dezembro de 2020

Rapaz já tive opala fusca corcel pasat Brasília chevete vectra saudades daqueles carros viu a já tive gol 1.8 também carros que deixaram saudades

Avatar
Jefin 7 de dezembro de 2020

Vdd , esqueceram. Dos gols , os carros mais vendidos do Brasil e Voyage , tão por fora

Avatar
Jefin 7 de dezembro de 2020

Esquecerem dos gols e voyaged foi um fiasco a reportagem no, o gol foi o mais vendidos no Brasil. Por décadas

Avatar
Malta 6 de dezembro de 2020

Faltou o magnífico Maverick , esse eram show, até hoje e um carro antigo e com desagne moderno.

Avatar
Denilson Massaferro 6 de dezembro de 2020

Coloca carro aí… Brasília. Variant, Variant II, carro bom igual a variantinha eu nunca vi…

Avatar
Pedro Roberto Moreira 6 de dezembro de 2020

Deus me livre e guarde, kkkkk

Avatar
CLEITON 6 de dezembro de 2020

Tirando o tempra e o punto e o dodge resto já foi tarde kkk

Avatar
Marcos Francisco de Freitas 6 de dezembro de 2020

Faltou o Ford corcel GT que era conhecido pelo pelo lindo painel interno com vários reloginhos uma faixa preta nas laterais e seu Carburador de dupla saída de gasolina

Avatar
Jaidete Gomes 6 de dezembro de 2020

Desculpe gente meu comentário foi errado, porque os fogões veio em seguida a propaganda pensei que era pra fazer o comentário. Desculpe mesmo. Meu nome é Jaidete Gomes.

Avatar
Carlos Gonçalves 6 de dezembro de 2020

E o Polar. , Que a VW tirou por causa do Passat. Tive um , já naquela época 1.8

Avatar
Valdir luciani 6 de dezembro de 2020

Pelo amor de Deus, corcel 2/ Santana/ Scort/ Tempra , isso nunca deveriam ter existido

Avatar
Umberto 6 de dezembro de 2020

Valdir, tu não sabe nada sobre carros, o mais fraco que tu pos na lista, o corcel dois foi testado e elogiado por um piloto de fórmula 1 , se informe antes de querer aparecer.

Avatar
Antonio Carlos Waltrick 6 de dezembro de 2020

Deixar o vectrao de fora é falta gravíssima.

Avatar
André Luís Streck 6 de dezembro de 2020

Faltou o Passat, muito antes do Santana os Passat TS de quatro farois redondos ou os últimos GTS Pointer são ícones.

Avatar
Elio Ferreira Pedrosa 6 de dezembro de 2020

o Passat foi um dos melhores carrros ja produzidos no Brasil

Avatar
Vanderlei Balduino 6 de dezembro de 2020

Belas lembranças, eu incluiria na lista o Passat pointer também.

Avatar
Tadeu júnior 6 de dezembro de 2020

Pra mim ,sei q está um pouco fora aí ,por ser utilitário ,mas inesquecível Toyota bandeirante

Avatar
Valdelane Brito 6 de dezembro de 2020

Toyota bandeirantes e o símbolo de carro resistente.

Avatar
Marcelo Morais Barbeiro 6 de dezembro de 2020

Faltando aí na lista o ford Maverick V8

Avatar
Paulo Roberto Malty 6 de dezembro de 2020

Santana, uma pena que a mentalidade do fabricante na epoca nao o fez com cambio automatico. Eu pelo menos nao conheço.
O mundo civilizado andava para frente e no Brasil andava para traz.

Avatar
Tiago 6 de dezembro de 2020

Existiu sim, teve o câmbio automático nas versões GLS e EX (executive). Bem raro. Inclusive nos modelos quadrados

Avatar
Marcelo 6 de dezembro de 2020

Sim, existiram Santanas com câmbio automático, desde a primeira geração.

Avatar
Jr 6 de dezembro de 2020

Quanta Nostalgia!!!
Alguns carros aí que foram top na sua época, mas que hoje são extremamente ultrapassados.

Avatar
ANTÔNIO APARECIDA 7 de dezembro de 2020

Os carros, não podem ser fortes. É por causa de Atropelamentos.

Avatar
Horácio Rodrigues 6 de dezembro de 2020

Existia a transmissão automática de 3 marchas no Santana EX e no GPS e anteriormente no CD.

Avatar
fabio 6 de dezembro de 2020

existe sim automatico

Avatar
Fx 6 de dezembro de 2020

Mais nova que esses aí da lista mas também importante foi a saída da Fiat Idea de linha, que deixou órfãos vários clientes fiéis a um carro que não era apenas uma Minivan, mas era um excelente carro de família que comportava com muito espaço no banco de trás 3 pessoas adultas ainda sobrando um espaço excelente para os ocupantes da frente e ainda sim um porta-malas em que podia-se viajar com a família que de tão alto e profundo que era cabiam todas as malas. Uma pena a Fiat ter deixado morrer esse carro sem direito a uma revitalização interna completa a qual poderia dar uma sobrevida a esse carro excelente carro de família.

Avatar
José Afonso Rocha 10 de dezembro de 2020

Muitos comentários medíocres que nem serem expostos, a lista é boa tem muita gente falando de veículos recentes. Os opalas, caravana, dodges, galáxias em todas as versões, Chevette, puma, vou colocar aqui Camaros é Buick continental. Qriam carros novos.

Avatar
Rodrigo Carvalho Viana 6 de dezembro de 2020

Ótima reportagem, mas tenho a minha lista.

Saudade da época que podíamos escolher o tipo de carro para comprar: Hatch, Sedan, Perua, Conversível, Picape, Crossover, SUV, Minivan ou Esportivo, seja ele Pequeno, Médio ou Grande.

1) Hatches Médios: Astra, Vectra GT, Cruze Sport 6, Brava, Stilo, Bravo e Novo Tipo Europeu, Escort e Focus, 307 e 308, Megane Hatch, C4 Hatch, Golf e Civic Hatch.

2) Sedans: Focus, Tempra, Marea, Novo Tipo Sedan Europeu , C4 Lounge, 405, 406, 407, 408, Passat, Fusion.

3) Peruas: Quantum, Parati, Palio Weekend, Marea Weekend, Novo Tipo SW Europeu, 307 SW, Fielder, Megane Grand Tour

4) Minivans: Idea, Meriva, Zafira, Scenic e C4 Picasso

5) Conversiveis: Escort XR3, Kadett GSi, 206, 307, Megane Cabriolet, Civic DelSol…

Não sou contra SUV, sou contra essa imposição do mercado e a falta de respeito com o direito do consumidor de escolher o que quer comprar.

Avatar
Fernando B. 6 de dezembro de 2020

FIAT Punto nessa lista é uma afronta aos outros 9. Era melhor ter colocado o Uno Mille como representante da marca italiana.

Avatar
CARMEN NELCY CORREA 6 de dezembro de 2020

Até o Palio foi melhor.

Avatar
José Ivar da Costa Barbosa 6 de dezembro de 2020

Olá boa tarde vocês esqueceram dos Alfas Romeo 2300 fabricado pela Fiat em Xerem rio de Janeiro os Fiat 147 as Vemaget abraço

Avatar
Estanislau Barrios 6 de dezembro de 2020

Faltou a camionete Chovrolet com cámbio de marchas no volante 1959.delícia meu irmão tinha uma.dirigí muitas vezes

Avatar
Antonio Aparecida 7 de dezembro de 2020

Os carros, não podem ser fortes, por causa de atropelamentos.

Avatar
Marlus 7 de dezembro de 2020

Ipanema alguém lembra.

Avatar
NELSON DE JESUS 6 de dezembro de 2020

Essa lista não pode ter certos tipos de carro que saíram a pouco tempo.
Fica aí , os melhores
Santana , Fusca , Kombi , Passat ,opala , , Escort xr3 , Kadett vai , gol gt , GTI . Na minha opinião

Avatar
NELSON DE JESUS 6 de dezembro de 2020

Passat , opala , Santana , Escort xr3 , Kadett gsi , gol gt e GTI , Monza , na minha opinião

Avatar
Augusto Dias 6 de dezembro de 2020

É so ler e entender o autor acima,gosto não se questiona,cada um tem o seu ponto final…

Avatar
Deixe um comentário