Estes carros vão sair de linha em 2024; confira a lista!

Modelos que estão com os dias contados no mercado e que não devem chegar ao réveillon de 2025 podem ser boas opções para quem busca uma liquidação

toyota yaris 2023 hatch vermelho dianteira em movimento
Yaris está com os dias contados e reduzirá a oferta de sedãs compactos no Brasil (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 02/12/2023 às 13h03

Quem morre de véspera é peru. E automóvel também. Tão certo quanto o abate da ave para a ceia de Natal é o fato de que certos carros vão morrer em 2024. Seja por estratégia global de suas montadoras, seja por renovação da linha ou mesmo para ceder lugar nas fábricas a modelos mais modernos. E se o leitor estiver planejando levar um automóvel novo para casa, saiba quais são carros que vão sair de linha em 2024.

VEJA TAMBÉM:

Elencamos modelos que estão com os dias contados. Não são muitos, uma vez a entrada do Proconve L7 que entrou vem vigor em 2022, fez uma limpa das grandes. Mas mesmo assim, ainda restaram alguns que darão adeus em breve. Confira agora 9 carros que vão morrer em 2024.

Renault Stepway e Logan são carros que vão sair de linha 2024

renault logan 2022 sandero portal
Sandero e Logan não se encaixam mais na estratégia da Renault e são carros que vão sair de linha em 2024 (Foto: Renault | Divulgação)

Os dois modelos foram renovados até recentemente, em 2019, mas o fato é que ficaram para trás em termos de design e posicionamento. Nos últimos anos, já estão em ritmo de fim de festa e com emplacamentos sustentados basicamente por vendas diretas.

O Stepway passou a representar toda a linha remanescente do Sandero e é vendido em três versões, com a topo de linha custando mais de R$ 115 mil. De janeiro a outubro de 2023 acumulou pouco mais de 6.500 unidades vendidas. O Logan, por sua vez, resiste em duas opções, só com motor 1.0, e não licenciou nem 4 mil unidades no mesmo período.

Fontes ligadas à Renault dizem que os carros só entram em linha de montagem na fábrica de São José dos Pinhais (PR) para atender a encomendas de locadoras. A saída dos dois de cena abre espaço para a produção do Kardian, novo SUV compacto da Renault que ficará posicionado abaixo do Duster.

Chevrolet Cruze e Cruze Sport6 no bico do corvo

chevrolet cruze lt cinza frente parado
O Cruze é um sedã irrepreensível, mas eu momento chegou e sua produção será encerrada em Rosario (Foto: GM | Divulgação)

Lamentamos um destes carros que vão morrer em 2024. Isso porque o Cruze Sport6 é o último hatch médio de marca generalista produzido no Brasil. Ou seja, com a saída de cena da linha, o segmento vai basicamente terminar no nosso país.

chevrolet cruze rs vermelho traseira em movimento na ciade
Último representante entre os hatches médios, o Chevrolet Cruze RS também figura na lista dos carros que vão morrer em 2024 (Foto: GM | Divulgação)

O Cruze é outro modelo herói da resistência. Projeto da GM Korea, tanto sedã quanto hatch já deixaram de ser produzidos em todo o mundo. No Brasil, fazem figuração. O três-volumes emplacou 997 carros de janeiro a outubro deste ano. O Sport6 teve 340 licenciamentos nos 10 meses.

Toyota Yaris e Yaris Sedan

carros que vão sair de linha em 2024
O dia do juízo final também se aproxima para Yaris e Yaris Sedan para dar espaço para o Yaris Cross (Foto: Toyota | Divulgação)

Esses nem dá para dizer que vendem pouco. Mas a verdade é que a Toyota vai precisar abrir espaço na fábrica de Sorocaba (SP) para fazer o seu novo SUV compacto híbrido flex baseado no Yaris Cross tailandês. Dizem que, com isso, o hatch e o sedan estão entre os carros que vão morrer em 2024.

A linha Yaris foi remodelada em 2022 e é um daqueles veículos bastante racionais. Tem um motor 1.5 eficiente e câmbio CVT muito bem calibrado dentro de uma marca que goza de reputação mecânica e que é valorizada em qualquer segmento de mercado.

Não admira que o hatchback some 19.173 licenciamentos no janeiro-outubro de 2023. E que o Yaris Sedan acumule outras 16.136 unidades no período.

Chevrolet S10

chevrolet s10 z71 preta dianteira
Atual geração da S10 passará por uma reestilização profunda e será vendida como nova geração (Foto: GM | Divulgação)

A picape média da General Motors lançada em 2011 vai dar adeus ao estilo atual. Mas não ganhará uma terceira geração como era esperado, e sim passar por uma profunda remodelação, com direito à dianteira inspirada na nova Colorado vendida nos Estados Unidos.

A base da S10 será mantida, mas há expectativa de novos jogos de suspensão, cabine totalmente renovada, itens de auxílio à condução e a nova geração da central multimídia MyLink. O motor 2.8 turbodiesel receberá nova calibragem para a potência passar dos 200 cv atuais.

Hyundai Tucson e mais dos carros que vão sair de linha em 2024

hyundai new tucson 2023 frente
“New” Tucson já deixou de ser new há muito tempo e resiste com a montagem local em Anápolis (GO), na fábrica da Caoa (Foto: Hyundai | Divulgação)

Esse até morreu e dizem que voltou. O SUV médio chegou a ter a produção na unidade do Grupo Caoa em Anápolis (GO) suspensa em 2022 devido à adequações na linha de montagem e também às questões de emissões do Proconve P7.

Porém, o Tucson já mudou lá fora e há uma expectativa de que o modelo atual seja encerrado em prol da nova geração do utilitário esportivo na planta goiana, que teve investimento de R$ 3 bilhões anunciado recentemente. Podem até pintar versões híbridas do crossover.

Chevrolet Camaro

carros que vão sair de linha em 2024
Camaro está nas últimas e não terá substituto direto, GM quer aproveitar o nome para criar um rival para o Mustang Mach-E (Foto: GM | Divulgação)

A sexta geração do muscle car teve a produção encerrada e as últimas unidades em estoque no Brasil ainda são vendidas por R$ 521.390. Porém, estes exemplares não devem durar tanto e o icônico esportivo da GM está entre os carros que certamente vão morrer em 2024. Deve voltar em 2025/26 em nova geração, só que como um modelo 100% elétrico.

Ford Mustang

carros que vão sair de linha em 2024
O Mustang demorou uma eternidade para chegar oficialmente ao Brasil e dará adeus, mas será para dar espaço à nova geração (Foto: Ford | Divulgação)

Um dos carros mais icônicos do planeta demorou a chegar ao Brasil de forma oficial e vai morrer em 2024. Mas calma que é por uma boa causa, já que a sétima geração do pony car acaba de ser apresentada nos Estados Unidos e logo logo deve desembarcar por aqui.

No Brasil, o novo Mustang seguirá importado com o motor vê-oitão 5.0 Coyote, que rende 483 cv de potência e 56,7 kgfm de torque máximo. A transmissão é a automática de 10 marchas. Lá fora, ainda foi mostrada a Dark Horse, versão para as pistas com 500 cv e que levou três anos para ser concebida por uma equipe especial de engenheiros da Ford.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
14 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Hugo Costa 21 de março de 2024

A Toyota tirou a magnífica Fielder de linha… nada mais me espanta

Avatar
Fabio 14 de abril de 2024

Não adianta ser magnífica e ni huem comprar

Avatar
Hugo Costa 20 de abril de 2024

Fabio, entendo sua perspectiva. Mas não perca seu tempo comigo, sou um desmiolado que só pensa com a cabeça de quem gosta de carros. Gostaria que a Toyota me satisfizesse, não ao tal mercado que ela cria e depois diz que tem que obedecer. Abraço

Avatar
Samuel 6 de janeiro de 2024

Que triste… S10 sair de linha? Eu não esperava, quanto aos demais já esperava… #carodemais

Avatar
Arlete 1 de janeiro de 2024

Eu tenho um Reno Clio Sedan Completo 2001 e não dou a minha numa pra ser tirado de circulação pois além de ser carro extremamente problemático compara ele ao Fiat 147 e um luxo pois tive 147 e agora tenho Reno me arrependo muito de ter comprado o Reno além de ser difícil achar pecado acha é olho da cara sem contar que a versão Sedan Completo 2001 já saiu de linha e não se encontra mais peças originais pra ele devido ser um por….de carro da muita manutenção pra quem usa diariamente carro como sou PCD e meu único meio de transporte já que devido meus problema não consigo andar de ônibus nem tenho condições de pág carro pra ir todo dia fazer medicação então é um favor que vai fazer tirar linha Reno de circulação por mim a Reno não precisava fábrica mais nenhum carro devido ao preço absurdo de peça e de ser um dos únicos veículos que não aceitam peça paralela somente original e original a Reno não tem mais

Avatar
HAF 26 de dezembro de 2023

Dona renault: um conselho: senhora deveria era tirar era essa tranqueira do kwid de linha e deixar o sandero hatch mais simples, porém deixá-lo como veixulo de entrada da marca na mesma faixa de preco do kwid atual…

Avatar
Santiago 12 de dezembro de 2023

Lamentável e revoltante que o Yaris seja tirado de linha, a fim de ceder o seu espaço pra mais um “suv” de shopping.
Mas não culpo a Toyota. Se o brasileiro adora comprar “gato por lebre” só pra se forçar a acreditar que esteja “de SUV”, as montadoras têm mais é que lavar a egua mesmo.
Infelizmente, aqueles que apenas desejávamos veículos de verdade, ficamos cada vez mais sem opções

Avatar
edna 19 de janeiro de 2024

Super concordo. Vamos aguardar. Espero que não saia

Avatar
Cleidson 5 de dezembro de 2023

Esse negócio do Yaris sair de linha, a Toyota não confirmou nada! Inclusive eu já perguntei para os vendedores e eles falaram que nada foi confirmado ainda, como vocês já tem a certeza assim? E o Yaris Ativ não irá vir para o Brasil? Para substituir esses modelos de Yaris que já circulam por aí

Avatar
11 de dezembro de 2023

Camarada, vendedor vende até a mãe dizendo que é virgem…ele quer é vender, o BO que fique com você.
De qualquer forma, todos os modelos de carros são substituídos com o tempo, é a tal da obsolescência programada que está em tudo, até porque faz parte da evolução das coisas; e a fábrica precisa vender e fazer manutenção nos autos. Melhor desencanar e realizar a vontade. ;D

Avatar
5 de dezembro de 2023

De saco cheio com essas justificativas sem cabimento, tudo para aumentar o custo de um objeto que sai da revenda desvalorizado e só se perde $ com o passar do tempo. Essa modinha de mudar plataforma, fazer face lift é tudo para arrancar dinheiro da gente. Mas brasileiro já foi programado para achar de fazer inveja com o automóvel, aí compra modelo assim, assado, com friso, emborrachado, adesivo de vinil, aí acha que está levando modelo esportivo 😀
Se fôssemos realmente inteligentes, bastaria fazer um boicote à compra de carro zero por um ano, aí sim queria ver montadora impor as diretrizes que insistem em impor e todos aceitarem. Pior é saber que nada vai mudar tão cedo, e vamos continuar comprando carroça que mais parece jogo de Lego, uma batidinha, e desmonta tudo que é colado…segue o barco!

Avatar
Neco 9 de dezembro de 2023

Falou tudo

Avatar
Airplane 4 de dezembro de 2023

O novo Yaris, também chamado Ativ ou Vios em outros mercados asiáticos, já foi registrado no INPI,, aqui no Brasil e passará a utilizar a nova plataforma DNGA que também será usada pelo novo SUV Yaris Cross !

Avatar
Gustavo 4 de dezembro de 2023

Acho que o Cruze vai deixar saudades, em especial o Hatch juntamente com o Yaris hatch outro bom carro, com certeza ficaremos com saudades destes ótimos carros das linhas sedan e hatch, agora as modinhas dos Suvs onde deve render muito mais para as fábricas e o povo entra na onda, infelizmente.

Avatar
Deixe um comentário