Tem gente que é viciada em tecnologia. Quer comprar logo o smartphone ou computador mais avançado que se tem notícia, não importa o preço. Mas também tem gente que acha um absurdo gastar quase R$ 10 mil em um celular, como o iPhone 11 XR Pro Max.
Com um bom garimpo em sites de vendas de automóveis, é possível encontrar carros usados baratos dos anos 1990 e 2000 – que ainda dão um caldo para te levar de um lado para o outro ou para um “projetinho” de track day. Ou até apostar em um modelo com potencial de ser colecionável.
Honda Civic
Anos: 1998 e 1999
Preços: entre R$ 9 mil e R$ 10 mil
O sedã que é sinônimo de robustez e confiabilidade mecânica custa até menos que o iPhone todo modernoso. Claro que são carros usados baratos muito rodados, com mais de 20 anos de uso, mas lembre-se que os donos de Civic geralmente são zelosos com o seu modelo. As versões LX anos 98 e 99 usam motor 1.6 de 106 cv e têm airbag, ar, direção hidráulica, trio, volante com ajuste de altura e som.
O compacto da marca francesa é uma opção de carro barato usado mais “novo” dentro desta faixa de preço. É possível encontrar desde versões de entrada RL ou Authentique com o motor 1.0 de 56 cv, até configurações mais equipadas, como a Privilège com o 1.6 16V (flex a partir de 2007) com até 115 cv. Estas têm até airbag duplo, ar, direção hidráulica, vidros e travas elétricos e som com CD.
Chevrolet Vectra
Anos: 1997 a 1999
Preços: entre R$ 8 mil e R$ 10 mil
A segunda geração do Vectra era um médio-grande e ainda se destaca pelo espaço interno e também pela dinâmica. Além disso, costuma ser bem equipada e é possível encontrar exemplares com airbag, teto solar e bancos de couro, além dos “triviais”, ar, direção hidráulica, trio, rodas de liga leve, computador de bordo e som. Há desde versões com motores 2.0 de 110 cv (8V) e 141 cv (16V), feitas até 1997, até 2.2 de 123 cv (8V) e 138 cv (16V), a partir de 1998.
Citroën Xsara Picasso
Anos: 2002 a 2005
Preços: entre R$ 8,5 mil e R$ 10 mil
Para quem tem saudades das minivans, está aí uma boa pedida de carro usado barato para lá de confortável e espaçoso – além do design marcante como o nome do artista espanhol pede. O Xsara Picasso foi produzido no Brasil a partir de 2001 e começou com o motor 2.0 16V de 118 cv, o que garante um desempenho suficiente para o monovolume na cidade. As variantes Exclusive trazem airbag, freios com ABS, ar, trio, direção hidráulica e banco com regulagem de altura.
Ford Ka
Anos: 2002 a 2005
Preços: entre R$ 7 mil e R$ 8,5 mil
Não precisa de espaço e não está nem aí para a marca da maçã? Que tal um subcompacto espertinho para o dia a dia na cidade? O Ford Ka com seu motor Zetec Rocam 1.0 de 65 cv dá mais do que conta do recado, e os modelos pós-2002 já trazem a reestilização da traseira. Só é preciso pesquisar bastante para encontrar veículos com ar-condicionado e direção hidráulica – o volante é bem pesado sem a assistência.
Volkswagen Parati
Anos: 1993 a 1998
Preços: entre R$ 6,5 mil e R$ 9,5 mil
Pelo preço do iPhone mais moderno do pedaço é possível salvar as peruas. E no caso da Parati, um carro usado barato, dá para escolher desde a mais quadradinha – e colecionável -, até a segunda geração, lançada em 1997, que seguiu os passos do Gol Bolinha. As opções de motores incluem os AP 1.6 e 1.8, mas é difícil encontrar a station wagon com ar-condicionado de fábrica.
Fiat Siena
Anos: 1997 a 2003
Preços: entre R$ 7 mil e R$ 10 mil
Outro carro usado barato que dá para abranger uma boa faixa de anos e de preços. A primeira geração do sedã da Fiat foi lançada em 1997, derivada do Palio. Os modelos a partir de 2001 já carregam o face-lift de meia-vida. Dentro deste leque, há uma infinidade de motores, de 1.0 a 1.6. As pedidas são os Fire 1.0 8V de 55 ou 1.3 16V de 80 cv. Evite a versão com o 1.0 de 61 cv e câmbio manual de seis marchas, assim como as com o Fire 1.0 16V de 70 cv.
Mercedes-Benz Classe A
Classe A: primeiro carro feito em Juiz de Fora
Anos: 1999 e 2000
Preços: entre R$ 8 mil e R$ 10 mil
Dá até para fazer uma extravagância com a grana do iPhone. O Classe A era o Mercedes brasileiro e mais popular, é verdade, mas nem por isso deixa de carregar o requinte da marca premium. Além disso, é bem recheado, com controles de estabilidade e tração, freios com ABS, ar-condicionado, bancos em couro, entre outros itens. Só fuja dos modelos semiautomáticos – câmbio manual de cinco marchas, mas sem o pedal da embreagem.
Peugeot 206
Anos: 2001 a 2008
Preços: entre R$ 8 mil e R$ 10 mil
Acredite, com até R$ 10 mil tem 206 em intervalo de quase sete anos. Isso porque algumas versões de acabamento (como Rallye) e com motor 1.4 ou 1.6 são mais valorizadas. Mesmo assim, as opções com motor 1.0 16V (do Renault Clio) acabam sendo mais “novas”. O 206 se destaca entre os carro usados baratos pelo design e acabamento interno, mas fique atento ao estado da suspensão e à parte elétrica.
Volkswagen Fusca
VW Fusca 1978
Anos: 1975 a 1985
Preços: entre R$ 7 mil e R$ 10 mil
Curte Fusca? Pois tem modelos do carro mais querido do país que saem por menos que o iPhone – e que também não vão te custar um rim. Alguns mais ou menos originais, com motores 1.3, 1.5 ou 1.6 e dos mais variados anos. Dependendo, dá até para você começar a sua coleção. Aí, é aquela dica: é preciso pesquisar bastante e ver qual perfil de Fusca você curte mais.
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cledes benedita dos reis da silva
18 de dezembro de 2020
GOSTARIA MUITO DE GANHAR DE PREZENTE UM CARRO UZADO
Eu tenho um chevette automático ano 1986. Ando por toda a cidade com ele. Concerto-o com uma chave de fenda e um alicate. às vezes preciso de uma chave de velas. Só isso.
Infelizmente aqui na minha cidade as pessoas não dão valor a carros com KM acima de 70 mil. O carro pode ser 2020, se tiver acima dessa quilometragem pode ser comprado a preço de banana. Digo isso porque tirei um HB20 SEDAN 1.6 automático /2019 ZERO KM e como viajo muito o carro está agora com 89 mil KM e só oferecem no carro R$ 30 mil reais. Quando o valor dele pela tabela Fipe está em R$ 56.000 mil reais. A alegação de todos é que está com alta quilometragem. Moro no m ARACAJU-SE. Aqui é um carro antigo para 100 novos.
Não é somente em sua cidade, isso é coisa de brasileiro desvalorizar carros com km alta. Eu tenho um cruze 1.4 turbo 17/18 com mais de 70 mil km, eu só não posso querer tabela fipe, mas vale 5% a menos da fioe, isso vendendo no particular, lojista nenhum nunca irá te pagar bem, seu carro poderia estar com 5 mil km, desculpas esfarrapadas sempre irão te dar.