Transporte de carros por trem? Sim, existe cegonha sobre trilhos

Modais para transporte de carros vão além da cegonha nas estradas, mas no Brasil muitas alternativas se tornaram inviáveis

carros trem1 fotos portal transporte 3
Composição ferroviária com três níveis pelos trilhos norte-americanos (Foto: Portal do Transporte)
Por Chico Lelis
Publicado em 29/10/2023 às 17h03

Hoje as coisas são tranquilas. As montadoras podem enviar seus produtos por trens, sem maiores problemas. Mas, nos anos 1980 a General Motors enfrentou um obstáculo que se tornou intransponível: os roubos. A fábrica tinha um terminal ferroviário na unidade de São Caetano do Sul, a exemplo da matriz, nos Estados Unidos.

VEJA TAMBÉM:

Mas, as primeiras tentativas resultaram em um fracasso tão grande, que o projeto foi abandonado. Acontece que as viagens eram feitas para o Rio de Janeiro e, quando os trens diminuiam a velocidade nos aclives, os “amigos do alheio” subiam nos vagões e levavam tudo quanto podiam.

“Depenavam” os Opalas, Chevettes e tantos quantos outros tivessem sido embarcados. Roubavam faróis, rádios, rodas completas, lanternas. Houve casos em que aconteceu de levarem até mesmo motores.

Nem pela cabotagem

Outra tentativa frustrada foi a de usar o sistema de cabotagem (navegação realizada entre portos ou pontos de um mesmo país, utilizando para isso a vias navegáveis sejam nos rios e oceano), com os veículos sendo embarcados no porto de Santos, com destino ao porto de Recife. Com isso, a fábrica queria economizar, deixando de usar as cegonhas para distribuir seus modelos pelo Norte e Nordeste.

cegonha trilho navio cargueiro

Mas aí o problema foi outro. Quando chegaram ao Recife, enfrentou a ira dos motoristas dos cegonheiros (caminhões adaptados especialmente para transportar veículos) que hoje a gente vê em todas as estradas do País.

Eles se recusaram a embarcar os veículos nos seus caminhões e puseram fim ao projeto cabotagem.

Hoje a situação é diferente, muitos veículos “Zer KM” são transportados por trens, que segundo o setor de transporte rodoviária, custa 28% mais barato que o realizado pelas rodovias. Mas, a nossa pequena malha ferroviária, apenas 31 mil km, impede que esse número seja maior. Nos Estados Unidos, por exemplo, quase tudo, não apenas veículos, é transportado pelos 220 mil km de ferrovia, por trem.

Por mar

Não usamos a cabotagem nos dias atuais, mas tanto exportações como importações são feitas por intermédio dos nossos portos, sendo o de Santos (o maior da América Latina), responsável por 40% de todo o movimento. E são usados navios chamados Ro Ro, uma abreviatura de “Roll on-Roll off”, que chegam a transportar mais de 3.000 veículos

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jouberth Sobrinho 29 de outubro de 2023

Mas é daí? No Brasil é feito o trampo eterno por ferrovias ou não?

Avatar
Deixe um comentário