Central multimídia: posso atualizá-la sem precisar trocar de carro?

Dispositivo se tornou muito importante nos automóveis; Mas se ela for básica demais, é possível atualiza-lá ou é preciso comprar outro carro?

novo equinox rs 2022 central multimidia mylink
A central multimídia do seu veículo não pode ser atualizada, entenda o porquê (Imagem: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Bernardo Castro
Publicado em 19/06/2022 às 13h03

Existem inúmeros fatores que podem ser levados em consideração no momento da compra de um carro: consumo, autonomia, desempenho, conforto, tecnologia embarcada, e por aí vai.

Esse último elemento, inclusive, se tornou uma faca de dois gumes para muitas fabricantes. Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, o setor automotivo foi afetado pela crise de chips semicondutores, essenciais para a parte eletrônica do automóvel. A escassez ficou ainda pior com o início dos conflitos na Ucrânia.

VEJA TAMBÉM:

Com esse desfalque, diversas fabricantes foram forçadas a paralisar as atividades em algumas plantas. Outras, para não perder o volume de vendas e manter o lucro em uma escala aceitável, optaram por dar descontos aos clientes para que eles comprassem o carro sem a central multimídia.

Considerando esse cenário, o AutoPapo consultou a Chevrolet e a Volkswagen para saber a respeito da presença – ou ausência – da central multimídia nos veículos. Afinal, esse dispositivo pode ser instalado no carro em outro momento? E se essa central for a basicona, sem conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, ela pode ser atualizada?

Posso atualizar a central multimídia?

E a resposta é… Não! Não é possível fazer essa alteração e Michel Escanhola, da Comunicação Digital da Volkswagen, explica o motivo:

Isso é impossível por uma questão de estrutura eletrônica. Quando colocamos o VW Play o conjunto de chicote e a parte eletrônica do carro é dimensionada e desenvolvida especificamente para aquilo.

Escanhola deu um exemplo utilizando o Nivus Comfortline, carro que ainda está na linha de produção da Volkswagen. Hoje a central multimídia com VW Play está disponível de série em todas as versões, mas houve um tempo que não era assim e a tecnologia era opcional. Se no momento da compra o cliente optou por não ter o VW Play, e hoje deseja utilizar o aplicativo, ele precisa comprar outro veículo. Afinal, o seu funcionamento está diretamente ligado a uma estrutura do carro que é feita ainda na linha de montagem.

Felipe Nóbrega, da General Motors, explica que a “atualização” também é impossível nos veículos da Chevrolet.

O MyLink é uma central de conceito avançado, pois, além de multimídia, ela pode configurar diversos sistemas inerentes ao veículo, desde itens de segurança até de comodidade. Outra tecnologia disponível em carros da marca Chevrolet é o sistema de telemática OnStar, que oferece Wi-Fi nativo e diversos serviços conectados, como o app myChevrolet, para comandar determinadas funcionalidades do carro à distância. Para que tudo isso funcione neste nível de integração, com a máxima eficiência e segurança cibernética, os sistemas são nativos da arquitetura eletrônica do veículo, que pode variar de modelo para modelo e também de versão para versão.

A GM é uma fabricante que tem sofrido bastante com a crise de chips semicondutores e, recentemente, anunciou que veículos como Onix, Onix Plus e Tracker terão pacotes de vendas mais acessíveis sem dispor de determinadas funcionalidades do multimídia. A Chevrolet, no entanto, garante que para esses exemplares será possível, futuramente, adquirir um novo modulo capaz de habilitar estas funcionalidades. Contudo, ainda não existe uma previsão do prazo para a entrega do componente.

Se você possui um carro mais antigo, e quer instalar uma central multimídia até é possível, no entanto, essas que podem ser encontradas no mercado paralelo não têm todas as funções presente nas originais de fábricas, mas quebram o galho. O AutoPapo já ensinou como fazer isso de maneira segura.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Otto Frederico 21 de junho de 2022

Esses “especialistas” de concessionária são pródigos em dizer que não pode qualquer coisa que você quiser fazer “por fora” no seu carro. Tenho um Focus Fastback 2016 que não veio com multimídia. Comprei uma excelente no Aliexpress, Android, tela de 9’’ com moldura de painel completa. Foi só tirar a moldura antiga e colocar a nova. Os conectores são os mesmos da original e até os controles de volante funcionam.

Avatar
Guedes 4 de dezembro de 2022

Mano , itens e configurações do carro tipo, iluminação , alarmes , ar condicionado se for digital, entre outras configurações são específicos do firmware instalado nas centrais de fábrica… isto não está disponível em nenhuma outra no mercado.. tu ta falando do que não sabe!

Avatar
Carlos 21 de junho de 2022

Existem boas centrais no mercado aí podem muito bem suprir as centrais ausentes que viriam de fabrica, eu mesmo não ligo de comprar um veículo sem central

Avatar
Jo 20 de junho de 2022

Ao meu ver uma boa central pode ajudar. Mas eu acho que tem critérios bem mais importante pra considerar na compra de um carro. Abro mão disso para um acabamento melhor, mais segurança, mais potencia ou economia de combustível.

Avatar
Deixe um comentário