Você checa bico, válvula e tampinha na hora de calibrar os pneus?

Especialistas lembram que estas peças também podem se deteriorar, e comprometer o funcionamento do pneu e a manutenção da pressão do ar

valvula bico pneu
Por AutoPapo
Publicado em 24/08/2018 às 08h00

Bem calibrados, e de acordo com as indicações dos fabricantes, eles oferecem melhor dirigibilidade, menor consumo de combustível e maior durabilidade aos compostos. Para tanto, além de verificar a pressão dos pneus, o dono do carro também pode fazer a manutenção de outros componentes, às vezes esquecidos. Entre eles, está o conjunto do bico, válvula e tampinha.

bico, válvula e tampinha dos pneus também devem ser checados

O bico, válvula e tampinha são os componentes que acessamos na hora de calibrar os pneumáticos, sendo que trabalham juntas para manter o ar circulando livremente dentro do pneu. O bico é feito de borracha e tem a função de preservar a válvula. Ele sempre deve estar alinhado de forma perpendicular ao aro da roda, e nunca deve ser puxado para fora com força.

Fatores de degradação para bico, válvula e tampinha

“Muitos tentam esticar o bico com o intuito de aproximá-lo da ponta da mangueira do calibrador. Tal hábito pode ocasionar rachaduras e, consequentemente, quebrar o elemento, ocasionando vazamentos”, explica Felipe Zacarias, piloto de testes da Goodyear.

Outros agentes que aceleram o desgaste dos bicos são a força centrífuga exercida pelo girar da roda, a umidade, e até urina de animais. “Por ter pH mais ácido, a urina do bichinho de estimação acaba provocando uma forte corrosão”, reforça Zacarias. Por isso, é recomendado que os bicos sejam trocados junto com os pneus.

No interior do bico há uma válvula, que é responsável por controlar a entrada e a saída da pressão. Apesar de ser conhecida e ter um funcionamento aparentemente simples, ela pode ter seu funcionamento prejudicado por resíduos como grãos de areia, graxa ou óleo.

“Água jogada na direção do sistema já é o suficiente para criar possíveis avarias, pois o líquido acaba oxidando todo o conjunto”, acrescenta o piloto de testes. Por isso, a tampinha é um componente importante do sistema, pois inibe a entrada de substâncias estranhas na válvula. Ao mesmo tempo, ela impede que o ar interno saia caso o bico apresente mau funcionamento, estancando o ar interno e assegurando a pressão correta dos pneus.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário