Renovação de seguro: o que deve ser considerado ao assinar o contrato

Atualmente, de acordo com a CNSEG, 70% dos carros brasileiros não possuem seguro; saiba como baratear a proteção no momento da renovação

istock 621995706
Por Laurie Andrade
Publicado em 24/08/2018 às 11h28
Atualizado em 30/10/2018 às 14h22

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSEG) computou que 70% dos carros brasileiros não têm cobertura contra roubo, furto, choques e acidentes naturais. O alto custo da garantia é uma das razões para que o número de automóveis protegidos esteja tão baixo. Listamos alguns critérios para serem analisados no momento da renovação de seguro de automóvel que podem baixar o valor da proteção.

Segundo o Fórum de Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil tem, em média, um carro roubado ou furtado por minuto. Em 2016, último dado disponível, 557 mil ocorrências foram registradas.

Não deixe a renovação de seguro para a última hora

O prazo ideal para fechar a renovação do seguro auto é de 10 a 15 dias antes do seu vencimento. Com mais de uma semana, é possível comparar os preços, as coberturas e realizar a contratação com segurança. O CEO da empresa Compara Online, Paulo Marchetti, chama atenção para a necessidade de não esperar demais para revalidar a proteção. “Após o vencimento, o carro está totalmente desprotegido e pode representar uma despesa grande, caso ocorra algum problema”, explica.

Confira se o seu bônus foi considerado

O bônus é uma premiação que as seguradoras de veículos oferecem aos motoristas que não tiveram nenhum tipo de sinistro, como acidentes e roubos, durante o período de um ano. O benefício dá direito a um desconto e é vinculado ao motorista, não ao carro. O bônus deve ser transferido para outras empresas do mesmo ramo.

Revise e avalie as condições do contrato de renovação de seguro

Normalmente, quanto maior for a sua franquia, menor será o valor do seguro. Mas é preciso considerar que, se um acidente acontecer, você terá que desembolsar, de uma vez, uma quantia maior de dinheiro. Avalie qual das opções é mais interessante para o seu perfil.

Outra variável considerada para a estipulação do preço do seguro é o carro reserva. Se o automóvel é imprescindível para você, mantenha o carro reserva no contrato. Caso contrário, opte por tirar essa garantia e utilize o transporte público para baratear a renovação do seguro auto.

Atualize todas as informações no momento da renovação de seguro

O motorista deve indicar se houver alguma alteração no seu perfil: endereço de casa, se usa o carro para trabalhar, se o veículo só fica estacionado em locais cobertos, entre outras. Além da atualização interferir no valor do seguro, deixar de informá-la pode implicar na negativa da indenização.

Manter um carro não é tarefa fácil - ou barata. Para ajudar os motoristas, listamos alguns critérios que devem ser avaliados na renovação de seguro auto.
Foto iStock | Reprodução

Consulte uma corretora

Uma corretora tem contato com inúmeras seguradoras e pode informar ao motorista vários planos e preços na hora da renovação de seguro. “O segurado não precisa optar por renovar com a mesma companhia. As ofertas de outras seguradoras podem estar mais atraentes tanto em preço quanto em coberturas. Por isso é importante sempre pesquisar as possibilidades do mercado”, afirma Marchetti.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário