Chevrolet Agile: relembre o pior carro que a GM vendeu no Brasil

Lançado no fim de 2009, quando a General Motors vivia sua maior crise, Agile era literalmente o Corsa de 1994 fantasiado de carro novo

chevrolet agile vermelho dianteira grade
Agile foi feito sobre a base do primeiro Corsa, como o Celta, mas estava aquém dos rivais e do preço praticado (Fotos: GM | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 05/06/2024 às 17h03
Atualizado em 08/06/2024 às 13h35

Quem nunca reaproveitou um presente esquecido no guarda-roupas, trocou o embrulho e deu de bom grado para alguém querido (ou não), naqueles dias de vacas magras? Pois é, a General Motors fez algo parecido em 2009 quando lançou o Chevrolet Agile.

A história é mais ou menos assim: na primeira década do milênio, a General Motors andava ruim das pernas ao redor do mundo. O quadro ficou ainda mais grave quando a matriz norte-americana precisou pedir ajuda financeira ao governo norte-americano, devido aos efeitos da crise financeira de 2008, causada por uma bolha imobiliária nos Estados Unidos.

VEJA TAMBÉM:

Foi uma época em que as filiais passaram a ter que se virar com o que tinham na prateleira para competir. A GM brasileira já tinha em linha modelos como Corsa (de segunda geração), Celta e o sedã Classic. Os dois últimos eram construídos sobre a plataforma GM4200 enquanto o “novo” Corsa era montado sobre a base GM4300, mais moderna.

chevrolet corsa 2012 traseira
Chevrolet Corsa ganhou segunda geração em 2002 e precisava de um substituto que aparentasse ser mais moderno

Com o bolso raso, os executivos da General Motors perceberam que poderiam dar um novo embrulho a um produto velho (pela segunda vez). Isso mesmo, pois o Celta já era uma reembalagem empobrecida do Corsa de primeira geração.

Mas dessa vez não seria para criar um popular paupérrimo, mas um compacto que tentava fingir ser mais sofisticado. Mas na essência, era tão defasado quanto o Celta, a diferença era que com o popular, GM não tentava vender gato por lebre.

Assim, a GM pegou o velho Corsinha, e substituiu a simpática carroceria por uma lataria desenhada com a calculadora do departamento financeiro e não da engenharia.

series chevrolet agile wi fi 1
Rodas de liga leve e faróis de neblina, na versão LTZ, até que disfarçavam a alma defasada do hatch

Foi um carro projetado para ser o mais barato possível. Sua produção foi delegada à fábrica da GM, em Rosario, na Argentina.

Chevrolet Agile foi o pior carro da GM?

O Agile é considerado por muitos como o pior Chevrolet já vendido no mercado brasileiro. E a pexa se justifica por vários fatores. A começar pelo fato de o Agile ter sido projetado para concorrer com rivais bem mais qualificados como o Volkswagen Fox e Ford Fiesta.

Com preço inicial de R$ 37.700, o Agile estreou caro. Para se ter uma ideia, o Fox partia de R$ 32,7 mil em outubro de 2009. E o Corsa, com o mesmo motor 1.4, era oferecido por R$ 32 mil.

chevrolet agile wi fi interior painel
O interior do Agile abusava de matérias simples, inclusive com um ar-condicionado que fingia ser digital

Mas a GM quis imprimir um status de carro sofisticado ao Agile. Para isso desenhou um painel bem luminoso, com direito a um computador de bordo central. Adicionou ao ar-condicionado uma tela digital para se assemelhar com os sistemas eletrônicos de modelos realmente sofisticados. No entanto, era o mesmo climatizador analógico utilizado, sem gradação precisa da temperatura.

A simplicidade era tamanha que o volante não tinha comandos satélites, apenas dois botões no aro para fazer acionar a buzina. O acabamento era bastante inferior, com plásticos duros e uma maçaneta tão simples que nem tinha moldura em volta.

O pacote do Agile, em sua versão mais sofisticada, a LTZ, era complementado por direção hidráulica, vidros elétricos nas quatro portas, rádio (com CD, USB e Bluetooth), faróis de neblina e rodas de liga leve aro 15. Airbags frontais e ABS eram itens opcionais.

Para um compacto da época, a cesta agradava, mas era nítida a simplificação em relação ao Corsa. Detalhes como os faróis de parábola simples, menos eficientes que o conjunto do irmão mais velho (e mais barato) mostravam que a GM buscava explorar o máximo de rentabilidade com o Agile.

Mecânica problemática

Sob o capô, o Agile chegou equipado com o velho conhecido bloco Família I 1.4 de 102 cv e 13,5 kgfm de torque. Ou seja, ele tinha menos potência e torque que Fox e Fiesta, com seus blocos 1.6.

Se não bastasse, seu consumo também deixava a desejar. Para se ter uma ideia, o consumo urbano declarado era de 6,6 km/l (etanol) e 9,0 km/l (gasolina). Já na estrada, ele rendia 8,2 km/l (etanol) e 11,7 km/l (gasolina).

Assim, além da percepção de ser um carro popular com pinta de compacto moderninho, ter motor de baixo desempenho e consumo aquém do desejado, o Agile ficou marcado por falhas recorrentes no sistema elétrico, dentre outras reclamações recorrentes de proprietários. Muitos mecânicos e proprietários reclamam do vazamento excessivo de óleo, que é crônico no Chevrolet.

Mesmo assim, o Agile ficou em linha até o final de 2016. No Brasil, o modelo deixou de ser importado no segundo semestre de 2014, quando licenciou menos de 10 mil unidades. Ele foi engolido pelo Onix e se tornou o compacto definitivo da GM por aqui.

chevrolet agile wi fi cinza traseira parado
Um dos bons atributos do Agile é seu porta-malas de aproximadamente 370 litros

Ao todo foram produzidas 347 mil unidades na planta de Rosario. Desse total, cerca de 250 mil carros foram vendidos no Brasil.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
35 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcelo José Candifo 10 de junho de 2024

Jornalista que não entende de carro. O carro é muito melhor que muitos que ele fala. Tenho um 2013 e nunca me deu problema.

Avatar
Fernando B 10 de junho de 2024

Este carro é ruim mesmo, além de feio. Como vc não vendeu logo, agora casou com essa xiboca

Avatar
HAF 10 de junho de 2024

Desculpem aos donbos que falam que é bom… não dá problema e tals… a questão não é esta! O carro é frágil, Agile não tem a mínima resistência estrutural nem em comparação ao fox da época… é literalmente uma casca de ovo com rodas. Tudo por conta do corte de custos de produção nos materiais empregados. Abraço.

Avatar
Alvaro 11 de junho de 2024

Exato, o fato da mecânica não dar problema é porque é a boa e conhecida mecânica herdada do Corsinha e Celta, fácil de manter e com peças a disposição… isso não é um demérito mas não quer dizer muita coisa, se for assim o Fusca é o melhor carro atual pois continua sendo um carro de manutenção fácil.
Se o Agile tivesse sido posicionado no lugar do celtinha, creio que teria sido uma opção mais coerente e duradoura. Por outro lado, pode se dizer que o produto foi um sucesso, pois vendeu até que bem nos seus primeiros 3 anos considerando o investimento que não precisou ser do zero.

Avatar
Santiago 9 de junho de 2024

O mais próximo que eu tive de um Agile foi o Prisma da 1° geração, com a mesma plataforma e mecânica. Bom carro, tanto na estrada quanto na cidade, nada a reclamar.
Mesmo ambos já tendo saído de linha há um bom tempo, ainda se vê muitos deles circulando por aí, o que prova não serem tão “ruins”assim.

Avatar
Marta nunes 11 de junho de 2024

O meu é perfeito não dá mecânica suoer econômico.Amooo

Avatar
Diego Roberto Elicker 9 de junho de 2024

Reportagem ridícula, típico de alguém que realmente não sabe o que está falando, tenho um Agile 2012 a cinco anos, não pretendo me desfazer dele, até porque a mecânica é muito boa não dá problema, manutenção básica, vazamento de óleo kkk, só se for um dono muito relaxado, ando todos os dias com o carro, troco óleo a cada três meses de tanto que rodo. Problema elétrico nunca tive um se quer nesses 5 anos, não é só porque tenho o modelo, mas se entendesse o mínimo de carro peças e acessórios do Agile são usados em outros modelos até hoje, então só resta rir de uma reportagem piada dessas.

Avatar
Fernando B 10 de junho de 2024

Não se preocupe, ninguém vai comprar. O rojão acabou na sua mão.

Avatar
José Pedro 8 de junho de 2024

Discordo totalmente desse anúncio já tive vários carros popular e tenho um agile ltz foi o melhor carro na minha opinião o carro é completo motor não dá dor de cabeça carro pra qualquer viagem.

Avatar
Fernando B 10 de junho de 2024

Meu amigo, se o Agile for o melhor, eu imagino que fubicas vc dirigiu antes

Avatar
Camilo zamai 7 de junho de 2024

Bem, que foi um projeto de baixíssimo custo e gosto duvidoso, concordo. Mas sobre a mecânica, bem, tive um Gol Rallye 1.6 (mesmo motor do fox, aclamado na matéria) e fundiu com 27.000km. Hoje tenho um agile pra mais de 160.000… e lá está a mecânica problematica sem vazamento e sem luz da injeção.

Avatar
Robson 7 de junho de 2024

O pior carro que a GM vendeu no Brasil é melhor que outros de outras montadoras, kkkkk

Avatar
Joao 7 de junho de 2024

Eu tenho um Agile LT 2011 comprei zero só tive problema por falta de manutenção preventiva mais o carro anda bem econômico discordo da matéria

Avatar
Solangia Azevedo de pinho 7 de junho de 2024

Boa tarde .também tenho um agile 2012,nunca tive problema com ele. Oficina só manutenção normal p qualquer carro.sou muito feliz com o meu .problema zero

Avatar
Adiel Freitas 6 de junho de 2024

O melhor carro, melhor custo benefício …não me dá trabalho

Avatar
Rodrigo 6 de junho de 2024

Dizer que o Agile é feio, é uma coisa… dizer que é o pior carro da Chevrolet, é outra.

Apesar de nunca ter tido um, pois sou cliente fiel de outra marca, tenho vários conhecidos que já tiveram ou ainda tem é elogiam bastante.

Bonito, ele não é, ainda mais quando se compara com o Corsao de 2002, mas dizer que é, discordo.

Avatar
José Carlos Mombrini Lira 6 de junho de 2024

Obrigado Hugo pelo comentário, este pessoal falam demais, eu duvido se tem algum Carro que eles não acham um defeito o negocio deles e Like para faturar. Abraços.

Avatar
Fabi 6 de junho de 2024

Matéria mais sem fundamento, tenho meu Agile a cinco anos excelente carro, completo e super confortável

Avatar
Jose alberto 6 de junho de 2024

Não concordo. Carro muito bom e econômico. Estou com um a 3 anos e nunca deu prpblemas.,Claro tem que ter as revisões em dia.

Avatar
Andrea Nascimento de Sousa 6 de junho de 2024

Quem fez a reportagem não sabe do que tá falando, eu tenho um 2012 e é um dos melhores que já tive.

Avatar
Aldair 6 de junho de 2024

Melhor carro nunca tive .não me dá dor de cabeça chega fazer 16 na pista modelo 12

Avatar
Fernando B 10 de junho de 2024

16 só se for na descida e em ponto morto

Avatar
Edson 6 de junho de 2024

Por que o pior carro..não acho já é o segundo Agile que tenho..nunca tive problemas…Agora explica pra nós pq eo pior carro. Da GM..

Avatar
Wagner 6 de junho de 2024

Tenho um 2010 e não tenho quase nenhum problema com ele faço as manutenções mais necessárias e não tenho que reclamar. Pequei com 40.000 e hoje já está em torno dos 90 e o problema que surgiu foi trocar reparo na alavanca de marcha. Sem mais bom desempenho e etc.

Avatar
Olivia Vieira Caldas 6 de junho de 2024

Concordo com o José Carlos. Tenho um Agile 2010/2011 e estou muito satisfeita. Não pretendo desfazer dele tão cedo. Me atende muito bem. Melhor que muitos carros que já dirigi e são mais novos. Para mim ele é sim um ótimo custo benefício.

Avatar
Polvo 6 de junho de 2024

Aqui vai uma dica pra quem tem carro da GM, especialmente todos da época da Opel (Corsa, Astra, Vectra, etc), ou seja, antes da família Onix: se vc tiver qualquer problema elétrico, mande reforçar os pontos de aterramento entre bateria/carroceria e motor/carroceria. Melhora toda a parte elétrica do carro e o funcionamento do sistema de injeção.

Avatar
Polvo 6 de junho de 2024

Jabulas, não tive Agile, mas acho que foi um erro estratégico da GM. Eles tentaram criar um carro mais espaçoso e alto internamente com uma plataforma antiga e mais barata. O padrão de acabamento dele me parece que esta no nível do Fiesta Rocam da época que também era fraco. Já sobre o motor, discordo com vc, pois tenho um Corsa C 1.4 e posso afirmar que esse motor não é ruim não. Ele anda muito bem, praticamente igual ao Rocam 1.6 da Ford e EA-111 da VW. Digo isso, pois já tive Fiesta 1.6 e já dirigi bastante o Polo 1.6, então em relação ao motor ser fraco, digo a vc que não é. Experimente dirigir um Corsa C 1.4 ou um Prisma de primeira geração e comprovará o que eu disse.

Avatar
Hebert 6 de junho de 2024

Não concordo tenho 1 e discordo do que foi escrito carro bom, confortável e melhor que muitos que são fabricados hoje5

Avatar
Helton 6 de junho de 2024

Discordo completamente da matéria. Tenho um e não me arrependo, além de econômico é amplamente confortável sem falar do motor LTZ com potência e forte , quatros anos e meio sem me deixar na mão . É sim o carro mais injustiçado no Brasil.

Avatar
Wanderley L. Batista 6 de junho de 2024

Também não concordo. Esse carro é sensacional. Tenho um Agile LTZ a dois anos e nunca tive problemas com ele.
Só alegria. Melhor carro que tive e não tenho coragem de vendê-lo. Não entendo por ele está sendo tão injustiçado assim.

Avatar
Antônio Carlos Martins de Carvalho 6 de junho de 2024

Essa matéria está completamente equivocada. Adquiri um Agile LTZ 1.4 há um ano, e posso garantir que é o melhor carro que tive. Ótimo desempenho na estrada, super confortável e super econômico. Um absurdo essas criticas contra o AGILE. Estou super satisfeito com o meu carro

Avatar
Osmarino moreira 5 de junho de 2024

Não concordo com nada que esse senhor escreveu,tenho um e já foi o mais fácil e barato de se manter ,quase não da mecânica, faço todas as preventivas e pronto
Acho o maior barato quando dizem que o carro tem muito plástico por dentro,e qual ,nos dias de hj não tem?
Não gostar do carro ,tudo bem,agora,inventar histórias sobre o veículo é outra coisa,aliás essa kilometragem por litro tbm está errada,o meu faz uma média de 11 na cidade com gasolina e quinze na estrada

Avatar
José Carlos Mombrini Lira 5 de junho de 2024

Também não concordo com estes comentários, tenho um Agile 2010/2011 e estou super satisfeito com Meu Carro, não troco Ele por nenhum, desses carros que foi falado aí na reportagem Gol,Fox, Fiesta, Palio,Uno tudo fraco e caro a manutenção, Meu Carro edta com 365000 mil kilometros e não tem nenhum desses problemas ja viajei este Brasil com, já vi muito carrão quebrado na Estrada, Toyota,Honda etc e Ele firme, quem esta atraz do Volante que faz a diferença. O Meu Agile faz 15 km com 1 litro de gasolina na Estrada com 13 anos de idade e deixa muito Carro novo pra traz. O dia que precisar mexer nk Motor dele vai ficar mais Barato do que edtes Carros de hoje que precisar jogar o Motor no Lixo d comprar outro Motor novo ou Vender o carro para o ferro Velho, então estas reportagem são papo furado, qualquer Carro tem seus defeitos pequenos ou grandes, para minimizar estes problemas tem que fazer as manutenções Preventivas que a Fabricas pede e não deixar quebrar para concertar.

Avatar
Hugo 6 de junho de 2024

Concordo com o José Carlos. Falaram demais no carro. Mas o carro é bom demais. E esses problemas aí que estão citando não são isso tudo não.

Avatar
Marlene 5 de junho de 2024

Não concordo ,tive um 2011 , nunca deu problema …comprado zero …não acredito que tenha sido o pior carro !!!!

Avatar
Deixe um comentário