O Chevrolet Equinox Premier e o Peugeot 3008 Griffe Pack não têm tanta aptidão para o fora de estrada, mas rodam em estrada de terra mal conservada O Equinox tem tração 4×4 acionada por meio de comando no console e controle de velocidade em descida, mas esbarra a frente fácil em rampa de garagem.
Em comum, Equinox e 3008 têm itens de tecnologia de segurança de direção semiautônoma. Além disso, trazem equipamentos de segurança já consagrados como airbags (seis), controles de tração e estabilidade. E muitos itens de conforto e conveniência nesta faixa de preço.
Design/acabamento
As linhas do 3008 são mais suaves e harmônicas. Equinox tem estilo parrudo com vincos marcantes. Apesar da subjetividade, Peugeot agrada mais. Acabamento de bom nível nos dois modelos, sendo mais cuidadoso e refinado no 3008.
Ambos usam plástico duro no painel central. Arremates do 3008 são mais benfeitos. Entretanto, não se concebe pontas de parafuso aparentes na dobradiça central das portas em carros desse valor.
Equinox Premier
3008 Griffe Pack
3 ★★★☆☆
4 ★★★★☆
Motor/desempenho
Ambos usam motorização de quatro cilindros turbinadas, sendo 1.6 da Peugeot diante do mais potente 2.0 da Chevrolet. Equinox está equipado com motor mais moderno totalmente construído em alumínio, enquanto o 3008 conserva o antigo 1.6 THP de ferro também somente a gasolina.
Equinox consome mais pela maior cilindrada (8,4 km/l cidade e 10,1 km/l estrada) contra 9,8 km/l e 12,1 km/l do 3008.
Apesar da diferença de peso de 126 kg a menos para o Peugeot, que tem ótimo desempenho, o Chevrolet tem 97 cv e 12,5 kgfm de torque a mais. É significativa a diferença. Velocidade máxima declarada do 3008 é de 206 km/h e atinge 100 km/h em 8,9 segundos. Equinox atinge 210km/h com limitação eletrônica e chega a 100 km/h em 7,6 segundos.
Chevrolet usa transmissão 4×4, com acionamento por meio de comando no console, e câmbio de nove marchas. Troca manual por meio de comandos na alavanca. Peugeot tem câmbio de seis velocidades e aletas no volante para troca de marchas.
Equinox Premier
3008 Griffe Pack
4 ★★★★☆
3 ★★★☆☆
Suspensão
A do Chevrolet é multilink na traseira, que é mais sofisticada e copia melhor as irregularidades do piso. O Peugeot usa sistema mais simples de eixo torção. Entretanto, as rodas enormes de 19 polegadas com pneus na medida 235/50 sobem e descem pesadamente transferindo as imperfeições do solo para dentro nos dois carros.
Equinox e 3008 idênticas de rodas e pneus. Deve-se levar em consideração a inclinação mais acentuada da carroceria do Equinox em curva. Chevrolet não informa altura do solo nem ângulos de ataque e saída.
Equinox Premier
3008 Griffe Pack
4 ★★★★☆
4 ★★★★☆
Direção
Assistência elétrica nos dois carros. Ambas têm boa definição de ponto central, mas não transmitem sensação de aderência. Entretanto, são leves em manobras e firmes em alta. Diâmetro de giro grande (12,7 m) no Equinox requer mais manobras em espaço reduzido.
Colunas de direção têm regulagens manuais de altura e distância. Volantes agrupam comandos diversos, mas o cockpit do Peugeot, com volante de menor diâmetro e visualização imediata do quadro de instrumentos, é mais agradável no uso. E o carro parece estar mais sob controle do que o Chevrolet, que se vale da tração 4×4 em piso irregular para manter a aderência.
Equinox Premier
3008 Griffe Pack
3 ★★★☆☆
4 ★★★★☆
Confira o vídeo do Peugeot 3008 Allure, “versão de entrada” do SUV
Espaço interno/ergonomia
Maior distância entre-eixos significa melhor aproveitamento do espaço no habitáculo. Equinox leva vantagem de cinco centímetros. É também maior em comprimento e altura. Há mais espaço para pernas no banco traseiro do Chevrolet. No banco traseiro, dois adultos têm conforto. Assento central é quase sempre destinado às crianças pelo espaço limitado, apesar do assoalho plano em ambos.
A maioria dos comandos está bem localizada e não compromete a ergonomia, exceto a complicada troca de marcha manual por meio de tecla na alavanca do Equinox.
Volantes têm revestimento liso (couro) que permite deslize acidental.
Acesso aos bancos dianteiros e traseiros dispensa abaixar a cabeça. Tampas dos porta-malas são pesadas, mas abertura e fechamento elétrico do Equinox facilita a tarefa. Forração em couro nos dois carros impede a transpiração. Utilidade do couro é limpeza mais fácil e não acumular poeira. A importante regulagem lombar está presente nos dois carros.
Equinox Premier
3008 Griffe Pack
4 ★★★★☆
3 ★★★☆☆
Porta-malas
Peugeot declara 520 litros de capacidade contra 468 litros do Chevrolet, que ainda têm espaço sob a forração equivalente a 79 litros, totalizando 547. Eles se equivalem em capacidade, mas facilidade de fechar tampa do Equinox é inegável. Equinox leva 507 quilos de carga útil (passageiros + bagagem). Peugeot não informa.
Equinox Premier
3008 Griffe Pack
4 ★★★★☆
3 ★★★☆☆
Tecnologia/segurança
Em tecnologia, 3008 leva vantagem pelos bancos dianteiros com massagem. Ambos têm carregador de celular por indução ou sem fio. Estão equipados com diversos equipamentos de conforto e conveniência, como sistemas multimídias sofisticados, bancos com memórias de regulagens, entrar e sair sem chave.
Única regulagem elétrica no banco do passageiro do Peugeot 3008 é a lombar. No Equinox tem também a de distância e altura como no banco do motorista.
Na tecnologia de segurança semiautônoma figuram alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão, comutação automática do farol alto para o baixo. Equinox traz ainda o detector de pedestre para evitar atropelamento. Porém, somente 3008 interfere na trajetória do veículo se estiver saindo da faixa. Além dos controles eletrônicos de estabilidade, tração, Equinox tem controle de velocidade em descida.
Equinox Premier
3008 Griffe Pack
5 ★★★★★
5 ★★★★★
Veja o que o Boris achou do Equinox Premier
Custo-benefício
A diferença de preço sugerido é de R$ 4.400 para o 3008. Para carros nesta faixa de preço é praticamente insignificante. O Equinox tem preço sugerido de R$ 170.390 diante dos R$ 166.990 do 3008.
A política de pós-venda da Peugeot está mais agressiva para conquistar público e refazer a imagem da marca no Brasil. Chevrolet tem público cativo.
Equinox Premier
3008 Griffe Pack
4 ★★★★☆
4 ★★★★☆
Vencedor: Chevrolet Equinox Premier
Equinox Premier
3008 Griffe Pack
31
30
Ficha técnica
Equinox Premier
Peugeot 3008 Griffe Pack
Motor
L4, 1.998 cm³, 16V, turbo, gasolina
L4, 1.598 cm³, 16V, turbo, gasolina
Potência
262 cv a 5.500 rpm
165 cv a 6.000 rpm
Torque máximo
37 kgfm a 4.500 rpm
24,5 kgfm a 2.000 rpm
Transmissão
automática de 9 marchas; tração integral
automática de seis marchas; tração dianteira
Direção
pinhão e cremalheira com assistência elétrica
pinhão e cremalheira com assistência elétrica
Diâmetro de giro
12,7 metros
11 metros
Freios
disco ventilado na dianteira; sólido na traseira
disco ventilado na dianteira; sólido na traseira
Suspensão
dianteira, McPherson, com barra estabilizadora; traseira, multilink
dianteira, McPherson com barra estabilizadora; traseira, barra de torção com barra estabilizadora
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Jefferson Luiz Busatto
3 de setembro de 2019
Por favor, Peugeot não né… quem já teve sabe o problema que estará comprando. Hoje sou feliz proprietário da Equinox e o veiculo superou em muito as expectativas, os 262cv do motor são muito bem comportados. Já tive outros franceses e digo nunca mais. Esta montadora devia ser expulsa do pais para parar de enganar as pessoas com carro “bonitinhos” e que assim que saem da concessionaria viram bomba. Acredito que puxam o pino destas desgraças no momento da revisão de entrega dos veículos. Ridículos simplesmente ridículos. Não possuem assistência, valor de revenda, confiabilidade, motor super fraco, acabamento e suspensão se desintegram antes dos 30.000 km e valor das peças 300% acima da concorrência. Parabéns Chevrolet. por favor não comparem mais carros com peugeot, por favor.
concordo com vc meu amigo, ja passei porisso igualzinho. hoje tenho uma tracker turbo, muito boa, estou sonhando com uma equinox premier para 2020. obrigado pelos comentarios. abcos
O estagiário errou!!!! Na ficha técnica todos os participantes estão equipados com o poderoso motor 1.4. Um com 1.998 cm3 de cilindrada e 232 CV de potência. Isso é que é motor.
Pra mim o que realmente faz a diferença nesse comparativo é o design. Nesse ponto o 3008 é imbatível… é lindo tanto por fora quanto no seu interior. O Equinox, na minha opinião parece mais um carro funerário.
Só para lembrar que no Banco do passageiro também tem ajuste elétrico para subir. Na reportagem diz só ter ajuste elétrico lombar. Outro detalhe que nenhuma reportagem informa é que ao pressionar o modo SPORT o carro muda muito.