Comparar carros na web: saiba como fazer uma boa compra pela internet

Filtrar a busca por modelos que atendam as necessidades e caibam no orçamento é o primeiro passo; aprenda também a evitar ciladas

mok up comparativo tela notebook
Por Laurie Andrade
Publicado em 22/08/2019 às 14h41
Atualizado em 23/08/2019 às 15h33

A internet pode facilitar a vida dos consumidores. É que em razão do grande número de sites, é possível encontrar veículos de todos os modelos com preços bem diferentes. Além disso, a plataforma concentra informações de cada um dos automóveis de interesse do consumidor. Ensinamos como comparar carros na web e selecionamos algumas dicas para você se certificar que não está caindo em um golpe.

Guia para comparar carros na web

Conheça suas necessidades

Não adianta perder tempo analisando as características de um BMW X5 e de um Fiat Mobi. Então, liste o que é imprescindível para que um veículo te atenda bem. Você precisa de um porta-malas grande? Anda em estradas de terra? Quer velocidade? Roda muito na cidade ou usa o carro para viajar? Consumo é um item importante para sua realidade financeira?

Definidas as principais características, você deve optar por uma categoria. São exemplos de categorias: sedã (que oferece bons porta-malas e estabilidade), compacto (no geral, modelos com baixo consumo e facilidades para centros urbanos), SUV (formada por veículos capazes de enfrentar com certo conforto as irregularidades dos pisos e que oferecem bom espaço interno) e esportivo (para quem prioriza desempenho).

Saiba de quanto dinheiro você pode dispor para comprar o veículo

Ter um valor base é fundamental para comparar carros na web. Vale lembrar que um veículo custa muito além do preço definido pelo mercado. É preciso considerar também os valores de manutenção, seguro, impostos, como o IPVA, financiamento e combustível antes de escolher um novo modelo.

Especialistas explicam que o veículo não pode comprometer mais que 30% da renda de seu proprietário. Isso considerando as despesas com financiamento e manutenção.

Calculada a quantidade de dinheiro que você pode dispor para o comprar um veículo – e considerando uma categoria específica – você tem um bom norte para fazer a pesquisa.

Carro zero x seminovo

Outro ponto que deve ser considerado no momento em que o consumidor vai comparar carros na web é se ele está disposto a comprar carros novos ou seminovos. Isso porque, se a opção for por carros seminovos, o leque de opções fica mais extenso.

Por outro lado, as condições de pagamento normalmente são melhores para os modelos recém-fabricados. Para analisar a situação específica dos seus modelos de interesse, é possível simular financiamentos pela internet.

Definidos os três parâmetros listados acima, é hora de buscar informações.

Leia sobre os modelos de interesse

Existem inúmeras plataformas onde você pode conhecer as características dos carros. É o caso do AutoPapo, que disponibiliza fichas técnicas de todos os modelos de marcas presentes no mercado. Nos documentos você encontra, por exemplo, o consumo dos modelos com base nas medições do Programa de Etiquetagem Veicular do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).

Explicamos o passo a passo para comparar carros na web e fazer uma boa compra. Respeitar as necessidades e pesquisar sobre os modelos é o caminho.

Além disso, há páginas onde você pode colocar até três modelos para fazer o comparativo.

Outra boa dica é ler as análises de jornalistas especialistas. Os profissionais podem chamar atenção para diferenciais pouco explorados pelo público, como a segurança.

Para facilitar o processo de comparar carros na web, acesse alguns dos confrontos já publicados em nosso site:

Escolhido o melhor modelo para suas necessidades e desejos, é hora de comparar os carros disponíveis na web.

Compare as opções disponíveis

Dois veículos do mesmo ano/modelo podem apresentar estados de conservação bem diferentes. Por isso, é preciso checar cada detalhe. A pintura está muito arranhada? E os bancos? Estão com aspecto limpo?

Os acabamentos estão em ordem? Os pneus são todos iguais? E o estepe, está no lugar? Será que um dos modelos não tem equipamentos a mais? Qual das opções tem a quilometragem mais baixa? A cor de um deles é mais tradicional?

Para ter certeza de que o carro está em boas condições, vale a pena levá-lo a uma oficina mecânica.

Preço

Também vale a pena pesquisar o mesmo modelo em mais de uma plataforma para entender se o valor cobrado pelo veículo de seu interesse está na média do mercado.

Outra dica é filtrar a consulta por cidades próximas à sua. Numa mesma região podem existir diferenças consideráveis de valor.

Comparar carros na web: escolho comprar de pessoa jurídica ou física?

O Advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor Lucas Marques explica que tanto em uma relação de consumo quanto em uma relação civil não há o que se falar em perda ao direito de garantia. O que muda na relação jurídica são as regras legais de regência do contrato.

Quando pessoas físicas realizam a compra e venda de um veículo, se trata de uma relação puramente civil, regida pelo Código Civil (Lei 10.406/2002) e não pelo Código de Defesa do Consumidor. Assim sendo, o prazo de garantia legal será de 180 dias para bens móveis.

“Se a garantia de fábrica do veículo ainda não tiver se esgotado, ainda que a venda tenha se dado entre civis, a garantia passa para o novo proprietário do veículo, podendo ele usufruir pelo tempo que restar”, adiciona o especialista.

Para evitar golpes, conheça o histórico do carro

É simples evitar uma cilada comprando um automóvel pela internet. Isso porque, com a placa e o Renavam do modelo escolhido, é possível, por meio do Sinesp Cidadão, conhecer o histórico do carro e conferir se ele foi furtado, roubado ou se tem alguma pendência junto aos órgãos de trânsito.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
jo 20 de fevereiro de 2023

Dos 15 carros que já tive, 14 foram seminovos ou usados. O único ZERO foi para esposa que cursava faculdade a 100 km de distância. Acho que nunca mais coloco meus pés em ccs. Não vale a pena pra mim.

Avatar
Aneildo 18 de janeiro de 2020

Bom Dia.
Estou querendo comprar um utilitário, qual a melhor opção de custo benefício entre a S10 flex dupla e strada 1.4 dupla

Avatar
lucas 01/outubro.2019 30 de setembro de 2019

Honda 2019/
___Surge Ai Um Grande Negocio/
Sem Duvida Sao Motos Mais Valores
Creditos No Bolso. Freios /ABS.
YHAMARA.

Avatar
Deixe um comentário