Montana 2023: Infiltramos no laboratório da GM para espiar a picape

Nova Chevrolet Montana 2023 foi desenvolvida para concorrer no segmento de caminhonetes intermediárias, que hoje é dominado pela Fiat Toro

new montana 0
Nova Chevrolet Montana 2023 é o principal lançamento da marca (Fotos: GM | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 05/09/2022 às 09h03

A Chevrolet Montana 2023 é a principal cartada da General Motors desde o lançamento do Tracker, em 2020. A picape chega ao mercado para disputar terreno segmento de intermediárias, que hoje é dominado com tranquilidade pela Fiat Toro, e ainda conta com a inexpressiva Renault Oroch, assim como Ford Maverick, que custa tão caro, que não impacta no segmento.

E o que é que a Montana tem para mostrar apta a abalar o reinado da Toro? A GM faz mistério. A gigante norte-americana tem divulgado dados da picape em pílulas. Mensalmente ela divulga um vídeo de sua web série, dando mais detalhes do carro.

VEJA TAMBÉM:

Mas ela resolveu formar um grupo para conhecer o carro in loco. Fomos até o campo de provas, no interior de São Paulo e pudemos ver o carro perto. Muito camuflado, mas a proximidade nos permitiu ver detalhes dessa picape.

Visual da Chevrolet

A Chevrolet Montana terá conjunto ótico em dois níveis, como a Toro. Acima será a assinatura em LED, com um filete adornado pela gravatinha ao centro. Abaixo a grade do radiador ladeada pelos faróis. Nos protótipos não foi possível ver se ela terá faróis de neblina na base do para-choques. Pode ser que as luzes auxiliares fiquem junto dos refletores principais.

Nas laterais, o que deu para notar é que há vincos nos para-lamas e as caixas de roda deverão receber molduras plásticas. Nos laboratórios foi possível ver protótipos com rodas aro 16 e aro 17. A coluna C tem caimento acentuado, mas com leve ângulo até caçamba. O para-brisas traseiro é reto (90º).

chevrolet montana 2023 camuflada laboratorio gm perfil
Alguns vincos e contornos podem ser vistos mesmo com camuflagem

A GM também garante que a caminhonete terá o melhor volume de caçamba da categoria. A Toro oferece cerca de 930 litros no bagageiro. Assim podemos esperar algo em torno de 950 litros. Um detalhe que chama atenção é que as laterais da caçamba são bastante largas, o que indica que a picape poderia receber compartimentos de objetos, como na Ram 1500 Rebel.

Já a traseira, conta com lanternas horizontais, com parte incrustada na tampa da caçamba. Os para-choques são bipartidos e a placa é posicionada na base.

chevrolet montana 2023 camuflada laboratorio gm traseira
Para-choque traseiro será bipartido, com a placa instalada ao centro

Por dentro da Montana 2023

Pelas projeções computacionais mostradas pelos engenheiros, a parede que separa a cabine e caçamba também será reta, como o para-brisas traseiro. A Oroch, por exemplo, utiliza parece inclinada, para “emoldurar” o encosto do banco traseiro e oferecer um ângulo mais confortável para os passageiros

A GM não divulgou nenhum dado oficial da Montana 2023. O que ela afirma é que ela terá o maior espaço interno da categoria. A fabricante ainda garante que os passageiros da segunda fileira terão 2 cm a mais para os joelhos, quando comparada a sua principal rival.

Motores da picape

A Montana deverá ser equipada com o motor 1.2 turbo de 133 cv, que já equipa o Tracker topo de linha. A unidade deverá ser combinada com transmissão automática de seis marchas. No entanto também é esperado que a Montana tenha versões mais simples, que possam utilizar o motor 1.0 turbo de 116 cv, com caixa automática e também uma opção com transmissão manual de seis velocidades.

Capacidade de carga

A nova Chevrolet Montana 2023 não deverá ser a campeã no quesito carga. A picape tem suspensão com barra de torção e molas helicoidais na traseira. Assim por não contar com motor diesel e nem utilizar feixe de molas na traseira, é estimado que sua capacidade de carga fique em torno dos 600 kg.

chevrolet montana 2023 camuflada laboratorio gm farois e grade
Montana foi projetada tendo a Toro como referência, até o conjunto ótico segue estilo da italiana

Posicionamento da Chevrolet Montana

A Montana 2023 deverá se posicionar num degrau semelhante ao que a Oroch explora. Ela será uma picape que irá brigar com as versões mais sofisticadas da Strada, como Volcano e Ranch, assim como as opções de acesso da Toro, como Endurance e Freedom.

Conteúdos da Montana 2023

Não foi possível ver nenhum conteúdo da nova Montana, mas fato é que ela deverá contar com equipamentos que já são oferecidos no Tracker, como:

  • Partida sem chave
  • Direção elétrica
  • Multimídia (com sistema MyLink, Android Auto e Apple CarPlay)
  • Internet 4G
  • Wi-Fi
  • Atualização remota (Over the Air)
  • Câmera de ré
  • Vidros elétricos
  • Ar-condicionado digital
  • Assistente remoto OnStar
  • Easy Park
  • Alerta de colisão
  • Alerta de ponto cego
  • Monitor de permanência em faixa
  • Rodas de liga leve
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
CIRCELLIcorr 6 de setembro de 2022

com certeza vem para brigar com Strada e não com a TORO. Tenho alguns carros da GM, e godsto da marca. Mas para concorrer com a TORO ele deveria ter ao menos uns 45 cavalos a mais e tração 4×4 flex. Se a Fiat lançar uma TORO 4×4 flex, a exemplo do que ja fez com o RENEGADE, ai não tem pra ninguem. Troco minha S10

Avatar
Deixe um comentário