O Chevrolet Onix é o campeão de vendas no mercado nacional. O Ford Ka passou por uma recente reestilização e recebeu melhorias mecânicas significativas. O AutoPapo colocou os dois modelos frente a frente em suas versões aventureiras, e o Ford Ka Freestyle levou a melhor sobre o Chevrolet Onix Activ.
Confira o nosso comparativo.
Design/acabamento
Ka Freestyle
Onix Activ
3 ★★★☆☆
4 ★★★★☆
Nem o Onix Activ nem o Ka Freestyle conquistam pelo desenho ousado da carroceria, mas vestem bem a roupa de aventura: apliques de plástico em toda a carroceria (para-lamas, para-choques, laterais), rack (bagageiro) no teto e rodas de liga leve de cor escura. Conjunto aventureiro sem exageros em ambos.
Ford Ka FreestyleChevrolet Onix Activ
Acabamento de carros compactos de entrada é simples, com plástico duro no painel central e forração de porta. Mesmo assim, têm boa montagem com encaixes certos sem rebarbas de plástico e aparência convincente. Apliques em tons prata no Onix e marrom no Ka em diversas partes do interior. Onix convence mais.
Motor/desempenho
Ka Freestyle
Onix Activ
4 ★★★★☆
3 ★★★☆☆
Onix tem motor de quatro cilindros 1.4 e cabeçote simples. O Ka é equipado com o moderno 1.5 de três cilindros e cabeçote multiválvulas. Os dois usam a mesma caixa automática de seis velocidades. Até a maneira de trocar marchas no modo manual é o mesmo: teclas de (+/-) no alto da alavanca. Não é o mais prático, mas humanos têm incrível capacidade de adaptação. Portanto, é questão de tempo. Há ligeiro retardo nas trocas e nem sempre ocorre redução imediata da marcha na diminuição da velocidade.
Ford Ka Freestyle tem motor 1.5 de três cilindros
Desempenho bem melhor no Ford nem tanto pela cilindrada maior, mas pela melhor eficiência energética, além dos valores bem mais elevados de potência e torque. O desempenho do Onix é bom, porém o cabeçote simples de apenas duas válvulas por cilindros carece de elasticidade em alta. O torque máximo de ambos ocorre em rotação mais elevada, mas 80% estão disponíveis em rotação mais baixa. Um dos destaques do Ka é o motor. Consumo de ambos é equivalente pelos dados do Inmetro. Ka consome menos com gasolina; Onix, com álcool. O Chevrolet pesa 20 quilos a menos.
Chevrolet Onix Activ tem o veterano 1.4
Suspensão
Ka Freestyle
Onix Activ
4 ★★★★☆
3 ★★★☆☆
Altura mais elevada nos dois modelos para transitarem sem problemas nas ruas esburacadas e no asfalto remendado e ondulado na maior parte das vias. Estão bem calibradas proporcionando boa estabilidade com inclinação moderada nas curvas. Transferem em níveis aceitáveis as imperfeições para a cabine. A do Ka transmite sensação de mais firmeza, apesar de ter cinco centímetros a mais de altura do solo, o que significa mais desenvoltura em caminhos ruins. Assim, está mais coerente com a proposta da versão. Mas o Onix está mais bem adaptado à proposta aventureira com pneus de perfil mais alto (70) contra 60 do Ka. Ka leva a melhor.
Direção
Ka Freestyle
Onix Activ
4 ★★★★☆
3 ★★★☆☆
Ambas têm assistência elétrica, sendo leve em manobras e firme em velocidades elevadas. A do Ka 2019 tem mais sensibilidade. A coluna de direção de ambos tem regulagem somente de altura. A de distância permite melhor posicionamento ao volante, que tem boa pega nos dois carros. Ford declara menor diâmetro de giro, o que em tese exigiria manobrar menos. Na prática, a teoria é outra. Parece que o diâmetro de giro é maior. A posição de dirigir do Onix é muito alta, o que incomoda motorista de estatura mediana. A do Ka é normal.
Espaço interno/ergonomia
Ka Freestyle
Onix Activ
4 ★★★★☆
3 ★★★☆☆
Apesar de ter maior distância entre-eixos, quase quatro centímetros a mais, Onix peca pela caída brusca do teto na traseira para dar estilo mais arrojado à carroceria. Por isso, passageiros de maior estatura esbarram a cabeça no teto, o que não ocorre no Ka. A Ford diminuiu a capacidade do porta-malas para privilegiar o espaço para pernas no banco traseiro.
Incomoda também no Onix assentos curtos que não apoiam totalmente as pernas. Os do Ka estão dentro do padrão. Todos os comandos do Onix estão ao alcance do motorista. O senão do Ka em ergonomia é o comando dos retrovisores em posição incômoda, o que obriga a desencostar do banco ao acioná-lo. Por outro lado, passageiros do banco traseiro do Onix precisam abaixar para entrar por causa do caída do teto.
O Chevrolet leva vantagem de 23 litros sobre o Ford. Porém, o encosto do banco traseiro do Onix rebate totalmente. O do Ka é fracionado em 1/3 e 2/3. Isso possibilita levar passageiros e bagagem no banco traseiro, enquanto o do Onix é ocupante ou bagagem. Ambos têm abertura interna por comando interno ou na chave.
O Ford tem iluminação e um prático tapete bandeja de borracha, evitando resíduos difíceis de remover no carpete. Porém, o aproveitamento do Onix é mais horizontal, o que facilita a arrumação. O Ka leva 405 quilos de carga útil (passageiros + bagagem) e o Onix, 375 kg. São 40 quilos a mais. Ka leva a melhor pela praticidade.
Tecnologia/segurança
Ka Freestyle
Onix Activ
4 ★★★★☆
2 ★★☆☆☆
O Chevrolet está equipado com o sistema de telemática OnStar com mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação e conectividade. OnStar é cortesia durante determinado período de tempo. Está equipado com sensor de chuva e vidros elétricos com um toque para subir e descer nas quatro portas. O Ka conta apenas com um toque na porta do motorista.Traz o sistema multimídia Sync 3 com tela de 6,5 polegadas contra sete do Onix.
Em segurança, o Onix recebeu reforços na carroceria e obteve três estrelas de cinco possíveis no teste de impacto do Latin NCAP depois de tirar zero assim como o Ka. Traz apenas itens de segurança ativa (ABS) e airbag duplo frontal (passiva) obrigatórios por lei. Depois do fiasco no teste de impacto, o hatch da Ford recebeu reforços na estrutura. Obteve três estrelas de cinco possíveis na proteção de adultos, mesma pontuação do Onix . Na proteção a criança, o Ford obteve quatro estrelas contra três do Chevrolet. Vem equipado com airbags laterais e de cortina, além de controles de estabilidade, tração e assistente de partida em rampa. Ambos contam com segurança básica completa no banco traseiro: apoios de cabeça e cintos retráteis de três pontos nos três assentos.
Custo/benefício
Ka Freestyle
Onix Activ
4 ★★★★☆
3 ★★★☆☆
Ambos têm garantia de três anos. O Ford Ka custa um pouco menos com ou sem pintura sólida ou metálica. O preço do Onix com pintura branca sólida é de R$ 68.990; o do Ka, de R$ 68.590. Ambos custam caro para o poder de compra do consumidor brasileiro, mas cerca de 40% do preço correspondem aos impostos. O governo é guloso. Relação de melhor benefício do Ka pelos itens de segurança.
Resultado
Ka Freestyle
Onix Activ
31
24
Fichas técnicas
Ford Ka Freestyle
Chevrolet Onix Activ
Motor
Dianteiro, transversal, flex, 1.497cm³, três cilindro, 12 válvulas
Dianteiro, transversal, flex, 1.389 cm³, quatro cilindros, 8 válvulas
Potência
136 cv (etanol) e 128 cv (gasolina) a 6.500 rpm
106 cv (etanol) e 98 cv (gasolina) a 6.000 rpm
Torques
de 16,1 kgfm (e) e 15,6 kgfm (g) a 4.750 rpm
13 kgfm (e/g) a 4.800 rpm
Transmissão
tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
Direção
assistência elétrica; diâmetro de giro, 10 m
assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,4 m
Freios
disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira, com ABS
disco ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS
Suspensão
dianteira: McPherson; traseira: eixo de torção; altura do solo, 18,8 cm
dianteira: McPherson; traseira: eixo de torção; altura livre do solo, 15 cm
Pneus
185/60 R15
195/65 R15
Peso
1.135 kg
1.092 kg
Carga útil (passageiros+ bagagem)
405 kg
375 kg
Dimensões
comprimento, 3,954 m; largura, 1,77 m; altura, 1,57 m; distância entre-eixos, 2,49 m
comprimento, 3,958 m; largura, 1,737 m; altura, 1,554 m de altura; distância entre-eixos, 2,528 m
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manoel satiro
7 de junho de 2019
Tive um onix ltz manual para mim não ha igual. Mas como conseguí carta especial pcd e o onix irá mudar tudo estou comprando um Ka freestyle automático mas confesso que se o onix já estivesse saindo o novo sem dúvidas optaria pelo onix.
Tive o Activ por 2 anos e meio e infelizmente tive que me desfazê-lo por motivo de desemprego. Não sei pq falam tão mal do carro é pq não tiveram um. O carro é silencioso, macio, economico… isso mesmo, fazia 8 km/l no alcool num carro automático. Pagava 1.100,00 no seguro… fiz as revisões e nenhum problema. Ah, e quando decidi vender, foi em 2 dias. Só isso.
Agora que o Ka é mais tecnológico , sem dúvidas.
Se a ford ampliasse a visualização do ka nas midias em horario nobre com certeza o publico iria de ka porque sinceramente o carro não e feio, claro sempre tem alguma coisinha aqui e outra acula , mas no pacote vale a apena ! minha opinião 10 a 8
Você tem razão, o painel do Onix tem as saídas de ar embutidas no painel superior e este é todo uniforme, enquanto no Spin as saídas de ar são acopladas em outro módulo que por sua vez possui um rebaixo (tipo porta treco), e o restante do painel onde se localize a central multimídia são completamente diferentes. Parabéns pela observação Carlos.
Se a questao fosse so o design entao o Onix estaria fudido. Isso pq o VW Polo eh mto mais bonito e tem mais conteúdo q o Onix. O mesmo vale para o HB20. Ambos sao mais bonitos, mais completos, mais modernos e tem motores mto melhores do q o Onix. A questao eh q Brasileiro não sabe comprar carro
O Ka (e qualquer outro fabricante na mesma categoria) pode vir com tudo do bom e do melhor e, ainda assim, não vai vender como o ONIX. Por qual motivo? Design. Prá desbancarem o Onix tá difícil. Brasileiro gosta da estética e isso o ONIX tem demais. Infelizmente é assim que a banda toca no nosso mercado tupiniquim.
Comprei um Ka, não estou satisfeito, até tenho que ir na concessionária conversar, consumo não está bom, bem diferente do especificado na venda, tampa interna do porta mala não funciona bem, o sistema das cordinhas ao fechar, acabamento do porta luvas péssimo, irei na concessionária conversar para ver se consigo mudar esta opinião, vai que foi a minha unidade que não veio boa.
Comprei um Aki na Slaviero em Curitiba ele veio com infiltração de água no porta malas e no banco do assoalho do passageiro do lado do motorista , levei na concessionária primeira vez não resolveu, voltei lá e dei uma dura neles ,trocaram todas as guarnições e a forração. Ficou dez foi resolvido o carro é dez.