Chevrolet Opala é clássico problemático? Veja os 10 principais defeitos

Mercado fechado às importações fez um carro cheio de problemas virar queridinho do consumidor, com quase 1 milhão de unidades fabricadas

yhgqmtisefk
Boris Feldman enumera 10 defeitos do Chevrolet Opala (AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 08/11/2020 às 15h05
Atualizado em 21/08/2023 às 16h55

O Chevrolet Opala, primeiro automóvel fabricado pela GM no Brasil, foi exemplo típico de como um mercado fechado às importações faz um produto cheio de problemas virar queridinho do consumidor.

Assista ao vídeo!

Para se ter ideia do sucesso, foram quase um milhão de unidades produzidas de 1968 até 1992, sem modificações estéticas ou mecânicas de relevo. Porque, sem concorrência, os carros lançados no Brasil estavam entre os que mais duravam no mundo.

O Opala jamais teria resistido 23 anos na linha de montagem, fosse o nosso, um mercado disputado e tivesse mais do que apenas quatro marcas disputando-o. Coincidência ou não, ele se despediu em 1992, apenas dois anos depois que o presidente Collor reabriu as importações e as fábricas passaram a enfrentar concorrência de fato.

VEJA TAMBÉM:

Curioso que, nem a reserva de mercado salvou a Ford do fracasso com o Maverick, lançado exatamente para concorrer com o Opala. Tragédia comercial, foram pouco mais de 100 mil unidades produzidas entre 1973 e 1979. A decisão errada de fabricá-lo no Brasil fez rolar cabeça de diretor da Ford.

chevrolet opala s 1988
Chevrolet Opala 1988: uma das últimas atualizações antes do fim da linha

Opala é nome de pedra preciosa. Mas, no carro, foi uma contração de Opel – marca da empresa na Europa – com Impala, um refinado modelo Chevrolet nos EUA. O Opala encarnava concretamente esta simbiose entre Europa e EUA: a carroceria era idêntica à do Opel Rekord, o motor equipava modelos da GM nos Estados Unidos.

Ao contrário do Maverick, o Opala tinha estilo bem europeu – que sempre agradou o brasileiro – além de confortável, espaçoso no banco traseiro e porta-malas e um ótimo desempenho, principalmente com o motor 4.1, de seis cilindros.

Eu tive Opala. Corri de Opala. Mas, o que não faltava nele era provocar dor de cabeça tanto nos engenheiros da GM como nos seus donos:

10 Principais problemas do Opala

1. O Opala bebia como uma esponja

O consumo era muito elevado pois o motor era pouco eficiente, muito antigo, com projeto inicial na década de 30 e aperfeiçoado em 1964. Mas impossível de se livrar de conceitos obsoletos como o eixo comando de válvulas no bloco.

Bebia exageradamente com qualquer dos dois motores. E também com qualquer dos dois combustíveis. Abastecido com etanol, pior ainda.

2. Omelete tecnológica

Mecânica norte-americana implantada numa carroceria europeia era uma omelete tecnológica, ao misturar ferramentas em polegadas e milímetros tanto na linha de montagem como em suas oficinas de manutenção.

opala diplomata1981 tras
Gama 1980 recebeu uma reestilização, mas as características técniccas do projeto foram mantidas

Ferramentas, equipamentos, máquinas, tudo em dobro, na fabricação e na manutenção. A GM acabou botando um fim nessa balbúrdia técnica ao padronizar o carro em milímetros europeus.

3. Trincas nas longarinas do Opala

A mistura de origens ainda provocou problema mais grave: o Opala tinha motores antigos e pesadíssimos de 4 e 6 cilindros, com cilindradas de 2,5 e 4,1 litros, enquanto o Opel tinha motores mais leves, de 1,5 a 2,0 e 2,5 litros. O Opala de seis cilindros era quase 200 kg mais pesado que o de quatro, o que exigia muito da sua plataforma e as longarinas trincavam na região dianteira.

Além do peso, sua estrutura era frágil e chegava a se movimentar quando o motorista esterçava todo o volante. Problema sem solução durante toda a sua existência.

4. Suspensão dianteira

A suspensão dianteira era uma fonte de problemas (e despesas) para os donos do carro e obrigava a troca frequente de buchas. Um problema grave no pivô da suspensão provocava a ruptura na fixação da roda que costumava se soltar, o que deu muita dor de cabeça aos engenheiros da fábrica para resolver o problema.

5. Roda traseira do Opala se soltava

Além da dianteira, não era incomum a roda traseira também se soltar junto com semieixo. Eram dois fornecedores de diferencial: Braseixos e Dana. No primeiro, a fixação do semieixo era por junta elástica, que se rompia e o conjunto “ia embora”. No fabricado pela Dana, um flange impedia o desastre.

6. Vibração do motor 2.500

O motor de quatro cilindros era como se fosse um de seis “serrado”, para redução de custos ao aproveitar todos os componentes internos como pistões, anéis, bielas, bronzinas e outros. Mas vibrava desde que o motorista acionava o arranque.

A engenharia da GM não resolveu, mas suavizou o problema ao reduzir o curso e aumentar o diâmetro dos pistões. O que resultou numa imperceptível redução da cilindrada, de 153 para 151 polegadas cúbicas.

7. Dificuldade em equalizar cilindros

O motor do Opala era muito obsoleto e um dos problemas era a alimentação. Ela ia bem no 2500, mas no 4.100 os 2º e 5º cilindros eram mal alimentados. Aumentando-se o fluxo no carburador, resolvia-se o problema destes dois cilindros, mas provocava uma superalimentação dos outros quatro.

chevrolet opala ss 1
Versão esportiva SS durou de 1970 a 1980

A única solução era doméstica: algumas oficinas instalavam defletores no coletor para equilibrar o fluxo. Vale a pena observar que, na Europa, a Opel já alimentava seus motores europeus com injeção de combustível…

8. Ferrugem

Opala enferrujava tanto alguns de seus componentes mais sensíveis da carroceria que virou até chacota, na época: “Se não enferrujou, é porque tem algum problema”.

Corriam até boatos para explicar o problema, entre eles o de uma metalúrgica próxima da fábrica (São Caetano do Sul) que emitia vapores ácidos em sua operação, carregados pelo vento e que chegavam na seção de estampagem. O problema era agravado pelo péssimo tratamento das chapas na etapa de pré-pintura e por não se utilizar chapas galvanizadas.

9. Ar “viciado”

Para reduzir custos, a fábrica decidiu cancelar o sistema de exaustão dos gases do habitáculo, para reduzir o ar “viciado” em seu interior. Nos modelos europeus, os gases eram direcionados para o exterior pela coluna traseira (pilar C) levados até a traseira, saindo por pequenas janelas (com membrana) atrás do parachoque.

af opel rekord sedan
Opel Rekord: modelo alemão “emprestou” plataforma e carroceria ao Opala, mas tinha detalhes de estilo próprios e mecânica distinta

No Brasil, o ar viciado saía, mas entrava poeira nas estradas de terra. A solução, simplista, barata e arriscada foi de eliminar o sistema. Tanto no Opala como no Vectra.

10. Vazamento de óleo

Assim como a ferrugem, vazamento de óleo do motor era marca registrada do Opala. “Se não vazou é porque tem alguma coisa errada” brincava-se na época.

A origem do problema era uma deficiência do projeto muito antigo e os engenheiros da GM sabiam onde estava: uma gaxeta tentava inutilmente reter o óleo na extremidade do virabrequim. E o custo para substitui-la por um retentor seria quase o de projetar um novo motor. Então, manchinha de óleo sob o carro marcou presença nos 23 anos de produção do Opala…

Fotos: Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
98 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rogerio 30 de outubro de 2023

iiiiiiii…10 defeitos tem o opala…!!!????meu dorjao reza a lenda que tem 100 e a cada um que descubro me apaixono cada vez mais, dodge até morrer…mesmo escutando que leva pau de opala…no meu caso tive 4 oportunidades e tive uma só derrota…mas esse realmente era muito preparado. Não olho como “defeitos” mas todos tem as suas particularidades e temos que citar porque senão não temos assunto entre nós antigomobilistas e enferrujados…amo todos os antigos sendo eles Ford, GM, FIAT e por ai vai…mas minha paixao é DODGE. O que falar de um GM que ultrapassou a a casa de 1.000.000 de vendas e décadas no mercado?

Avatar
Marcel 14 de abril de 2023

Infelizmente virou moda falar mal de algo para aparecer aos holofotes senão passa despercebido por todos… MAS, fique tranquilo sr. Bóris, o que os donos de carros antigos mais entendem é sobre os defeitos do modelo que possuem, aliás, os verdadeiros antigo-mobilistas sabem de defeitos que os demais sequer desconfiam, para muitos (me incluo nesses) é uma vitória superar esses defeitos, e quem sabe até tornar o carro melhor. A sua análise como se fosse um modelo novo está 50 anos atrasada, sinto lhe informar.

Avatar
Victor Hugo 14 de agosto de 2023

Virou moda querer esconder os defeitos dos carros produzidos com gambiarras e péssima qualidade pelos fabricantes para extorquir os consumidores brasileiros. O sujeito só falou verduras. O carro era bom lá na Alemanha onde ficou 6 anos e mudou de geração enquanto aqui ficou 20 anos na base de facelift e gambiarras. E ainda vem um sujeito defender. É só lucro abusivo Manolo pelo preço que a GM cobrava num Opala brasileiro dava pra comprar um Cadillac nos USA. Se manca….

Avatar
Antônio Madureira 3 de junho de 2022

Saia de traseira tive várias rodadas de traseira tinha que por um peso na mala 2 sacos de cimento resolvia ele era pesado na frente e leve na traseira.
O chevetinho eu achava mais versátil era tipo um filhote de opala kkkkk

Avatar
Luciano Palavicini 15 de maio de 2022

Entre os ano de 1985 a 1997 , tivemos uma oficina mecânica, atendíamos GM, Ford , VW , (fiat só água para o radiador e ar para os pneus).. Os Gm , como qualquer carro da época ,tinham a sua manutenção regular em um curto período de tempo, não é igual aos carros de hoje em dia, um opala , no caso bem cuidado tanto de mecânica quanto de estrutura ( lembrando que na época era muita estrada de chão batido e ruas de calçamento, isso desgastava muito o conjunto, más um carro bem cuidado não tinha problema , sempre foi confiável , mesmo depois de muitos Km rodados, hoje se vê muito mais opala , que corcel , passat , del rey e outros concorrentes da época . Lembrando que qualquer carro bem cuidado vai durar muito tempo , o opala foi um desses carros.

Avatar
Rodrigo MARTINIANO 17 de março de 2022

>> 11º PROBLEMA DO OPALA <<
– – “ENCAVALAR” MARCHA – –

Convém ainda lembrar que o Opala foi comercializado inicialmente apenas com câmbio de três marchas (+ RÉ) e alavanca na coluna de direção.
Meu pai comprou um Opala 3.800 DE LUXO 1969 (havia também a versão STANDARD) ZERO KM, cor verde velho, para substituir o bom e velho Aero-Willys 1961, também com câmbio de três marchas (+ RÉ) e alavanca na coluna de direção. Meu pai nunca soube dirigir, o motorista do Opala era o Adilson durante o dia, um camarada muito “bom-de-roda”, e eu, de madrugada, quando “pilotava” o 3.8 nos rachas do Mineirão ou da Savassi.
Meu padrinho, Tio Eduardo, permaneceu fiel ao Aero-Willys até o último deles, em 1971, já Aero Ford.
Quando o velho – ou melhor, o Adilson – pegou o Opala na MOTORAUTO da Avenida Paraná, em BH-MG, era uma terça-feira.
No sábado seguinte, fomos esnobar o carro na casa do Tio Eduardo. Meu primo Raymundinho, emérito “rachador de carros” junto com o “Kid Cabeleira”, Lessinho, Oscar, etc., disse ao Adilson que o 3.8 não era páreo para o Aero do pai dele…
Adilson respondeu com um gesto de desdém, daí ficou montado o “pega”, em pleno Bairro da Serra, partindo da Rua do Ouro 1005.
É claro que o Aero nunca seria páreo pala o Opala, mas então, em pleno “pega”, o câmbio do Opala, cujo trambulador era precário, “encavalou” numa curva de quarteirão, ao Adilson “chamar” a primeira a quase 100 km/h, por pouco não batendo feio o carro, e Raymundinho que vinha “na cola” encostou o Aero para nos ajudar, o Aero-Willys, projeto da década de 50 do Século XX, cujo câmbio – apesar dos pesares – não “encavalava” como o do Opala.
Saudações,
Rodrigo MARTINIANO.

Avatar
Joao B C Dias 29 de janeiro de 2022

Realizei meu sonho! Acabo de comprar um Opala Comodoro 2500 82!

Avatar
Luiz 14 de janeiro de 2022

O Opala vendeu muito e foi uma referência de automovel para a classe média brasileira. Mas com 20% a mais do que o preço do 6 cilindros se comprava um Dodge Dart que era o verdadeiro AUTOMÓVEL na época. Ganhava em tudo do Opala e principalmente em potência e estabilidade. O Opala jogava a traseira com muita facilidade. Aliás os carros da GM nunca tiveram a estabilidade e o acabamento como prioridade. Prioridade da GM mesmo sempre foi a simplicidade e economia na fabricação.

Avatar
PAULO CASENOTE 4 de janeiro de 2022

Bah, gente que falta de consenso. Todos podem ou n ão ter razão, dependendo do calvário o paraíso visitados.
Falando por mim, que à época viajava meio Brasil, tive o primeiro opala, ano 1976, marrom tâmara, monocromático, comprei com 12.000 km e ficou comigo uns quatro anos. Tive uns 18/20 oplas de todos os tipos e modelos, e CARAVANS também, todas 6 cilindros. Depois fui acompanhando até chegar em um DIPLOMATA 1983, 250S, aí foi um chute no saco. Fiquei com o dito 640.000 km, e ao que me lembre, praticamente zero problemas, e cansei de colar velocímetro pelo interior. Hoje dá cadeia, nem graça tem. Também tive Comodoro 80, uma joia rara, apesar do motor 4 cilindros. O trabalho obrigou a procurar outras alternativas de deslocamento, mas a saudade nunca abandonou. Posso dizer que os veículos que deram problemas, já tinham sido maltratados anteriormente, e os que tiveram um bom trato inicial, não incomodavam. Agora, reclamar de chassi, longarinas, rodas quadradas, etc, alguém já andou em um PUMA GTB, com motor opala 6 cilindros? Uma roleta russa…..
Agora a fórmula para se incomodar pouco, valida até hoje. Não interessa se é carro usado, ou zero, carro de médico, de escola……, o que importa é como foi tratado desde o início: qualidade do óleo, troca de velas e cabos , filtros, PIVÔS E AMORTECEDORES e tantas outras peças. Sempre procurei seguir as recomendações do fabricante e, se variar que seja para melhor, sem invencionice. Já viram os embuchamentos “coloridos que estão oferecendo na NET, milagre puro ou fantasia.
Bom, falando de saudades, estou atualmente restaurando um diplomata 250S, quatro portas, achei jogado num banhado, tá dando trabalho, mas vai fica todo original, sem inventar. Já vai um anjo e dois meses e acho que só vai rodar lá por abril, sem gambiarra de espécie alguma, Eu mesmo estou fazendo, pçor gostar, por ter um conhecimento razoável e por ter verdadeira versão a mecânicos de chão batido. Deem um olhada no You Tube e vejam como sobram gênios, principalmente em suspensão. É brabo!!!!
Se alguém interessar e estiver restaurando, coloco meu material, fotos e vídeos, a disposição, tudo de maneira simples e prática.
Abraços

Avatar
Carlos levati 30 de março de 2023

Estou tendo uma experiencia com um opala 4cc diplomata 1983, claro prescisa de um cuidado, mais esta bem original, mecanica revisada acho q o 4cc tem um desempenho bom, claro q nao se compara com 6cc.

Avatar
Marcelo Cavalheiro 9 de agosto de 2021

Nós últimos anos do Opala,foi modificado o motor, foi adaptado o retentor do virabrequim traseiro no lugar da gaxeta

Avatar
Luiz carlos tayarol martin 8 de julho de 2021

Tive 8 opalas , de 79 a 89 . Acho exagerado os comentarios. Bebia muito com motorista ruim. O carro e’ tao bom , que veja os precos , quando estao a venda. Procuro um 72 , 6 cc e nao acho por menos de R$ 80.000,000.

Avatar
sidney 8 de julho de 2021

E isso ai pessoal , opala e só para quem gosta de mecânica de verdade, vale lembrar que, quem gosta de motorzinho é dentista.

Avatar
MARCO AURÉLIO TÔRRES TEIXEIRA 10 de junho de 2021

Esqueceu de falar no principal defeito dos opalas fabricados de 69/74 que era a falta de instabilidade, fazendo que o carro saísse de traseira,calsando muitos acidentes.so foi resolvido Aparti de 75 com a nova suspensão traseira com barra estabilizadora.

Avatar
Luiz carlos tayarol martin 8 de julho de 2021

Instavel com roda dura.

Avatar
Guilherme 10 de abril de 2021

Pelos comentários dá de entender que ainda hoje o povo brasileiro é muito burro. Você pode esfregar na cara da pessoa (leiga) e ela vai te chamar de mentiroso sem entender nada do que fala. Eu quero um Opala pra reformar, mas é OBVIO que chapa sem galvanização apodrece 10x mais que carro galvanizado. É óbvio que um monobloco sem subchassis vai quebrar com um motor com mais de 300kg (6c), é óbvio que se o bizinho do meu vô só teve carniça de carro o Opala vai ser melhor que ferrari pro cara. Só que o Zé que não sabe o que é uma gaxeta não vai nem saber perceber uma torção na curva. Papo profundo não é pra quem é raso mesmo, é igual jogar xadrez com pombo.

Avatar
Victor Hugo 14 de agosto de 2023

Exatamente. Sim o Opala tem seu valor afinal era o que tinha de bom na época pois Dodge Dart e Landau não eram pro bico de consumidores de Opala. A desigualdade social era gritante. E tem o oposto também. A danada da Veraneio era muito mais bonita que uma Rural. Mas custava o dobro e a rural era 4×4 andando onde a veraneio atolava. Vai entender o mercado? Povo vive de aparência.

Avatar
Não concordo com a reportagem, pois tenho um opala ano 82 a 20 anos e nunca me deixou na mão, como qualquer carro tem fazer uma revisão nos freios suspenção, mais isso no opala é bem menos frequente que nos carros de hoje. 27 de março de 2021

Como já falei pra muitos, o opala ainda da de dez a zero em muito carro novo, principalmente no conforto interno e confiabilidade na mecânica, se fizer as trocas de óleo e filtro no tempo certo esse motor roda 500 mil km tranquilo pois o meu nunca me deixou na estrada sem contar que a mecânica é simples e eficaz.

Avatar
Roberto 2 de abril de 2021

Discordo em tudo do Boris, aqui em casa os unicos que nao tivemos foram o 6c 3.8 ate 70 e o 4c ate 73 quase 2.6(153 pol), de resto durante decadas tivemos todas as versoes, modelos e carrocerias. Nunca caiu roda e nunca teve nenhum dos problemas os quais ele citou. Hoje tenho uma Quantum 96 evidence novissima por nao achar opala barato, virou reliquia, o 6c da muita diferenca pro 4, o 6 nao tem pra ninguem, ja o 4 com fluxo de cabecote restrito e valvulas de 1.0 ai fica dificil…Opala mesmo 4c tem bastante torque sendo 2.5 e sempre ha situacoes que ele se sai melhor que motores menores, tais como retomadas por exemplo. Qq opala ou caravan impoe respeito, sao imponentes e possuem muita historia e foram muito, mas muito importantes a para nossa economia.

Avatar
Barba negra 28 de fevereiro de 2021

Opala, porque gostam tanto dessa m@@#$$/^&& carro tabajara, imitação barata dos carrões americano. Mas entendo, tipo ” meu pai tinha um, meu tio tinha outro, e o cúmulo: meu vizinho tinha outro” carros Brasil 68/88 tabajara, 90/21 ai começa ter carros de verdade.

Avatar
Rodrigues 1 de março de 2021

Ele é, tá confirmado.

Avatar
Kaiser Wolf 28 de dezembro de 2021

Um carro com história, motor 6 em linha que andava junto com os V8, campeão da Stock Car por muitos anos, e um carro de projeto EUROPEU, não americano.
Isso já faz dele um clássico indiscutível.

Avatar
Marcos 10 de novembro de 2020

Cara até concordo com um item, quando vc fala da suspenção, agora o resto não concordo não, tenho um a 25 anos, sou o segundo dono, ( OPALA COMODORO 85 QUATRO PORTAS COMPLETO MOTOR AZUL 2.5), DURANTE ESSE TEMPO só fiz uma reforma que foi só a pintura, freio, suspenção e o ( comando do distribuidor 3 vezes), acho que tem mais gente que pensa igual.

Avatar
elioricardoalves 12 de novembro de 2020

A suspensão também concordo conheço gente que tem e sempre olhava quando ia viajar porque se o pivô quebrar mergulha no chão quanto a oxidação já ouvi relato de um dono não lembro o ano oxidou toda a frente próximo do para brisas se a outros não ouvi falar o motor mesmo o especialista dizendo durava muito frente aos de hoje

Avatar
Carlos 10 de novembro de 2020

O cara que fez está reportagem não entende nada de carros ferrugem é lógico o carro era de lata e não de plastico como os de hj em dia que não enferrujam o carro foi de presidente da polícia de bandido a caravan foi ambulância que falta de matéria hein Deus me livre

Avatar
Luciano 3 de dezembro de 2020

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA.
Como vc me fala uma coisa dessas?

Avatar
Paulo 7 de junho de 2021

Caramba, que currículo o desse tal de Bóris hein!!! Mas eu sei porque ele tem mágoa do Opala.

1970 – 500 quilômetros de BH!

Emerson, era o grande favorito. Porém o Corcel número 74, em que fazia dupla com Boris Feldman, apresentou uma série de defeitos e abandonou a prova na 10ª volta.
Toninho da Matta, com o Opalão número 21 venceu a corrida.

Esse tal de Bóris pode ter corrido algumas provas, mas é melhor conversar com um piloto profissional, se quiser saber uma segunda opinião sobre o Opala, é só conversar com o mestre Edgard Mello Filho.

Avatar
Kaiser Wolf 30 de dezembro de 2021

Ele tá te pagando quanto pra tu ficar puxando o saco dele?

Avatar
Fabio Parra 6 de março de 2021

Fica bonzinho cara, o cara tem estudo e credencial, vc nem consegue escrever direito, acha que entende de carro ?

Avatar
Gallo Canos 10 de novembro de 2020

O que tem pra hoje…
Sabemos que a GM brasileira teve como o primeiro carro fabricado a Veraneio. Este era equipado com o então motor 6 cilindros de 3800 Centímetros Cúbicos que em um futuro bem próximo equipados um dos Automóvel mais cobiçado dos brasileiros. Naquela época não tínhamos tanto aperfeiçoando técnico por exemplo a relação de compressão ( diferença entre a mistura admitida pela espaço na qual a mistura ser a comprimida) era algo próximo de 8 a 9:1, isto devido o combustível não possuir a capacidade de ser comprimido sem detonar, quer dizer o combustível não possui a octanagem suficiente. Os óleos lubrificantes ainda não possuíam o nível de desenvolvimento de hoje, sua classificação API era muito baixa e com o aquecimento se tornava cada vez menos viscoso e isto poderia comprometer muito a saúde dos motores pois tinha dificuldade para manter a película protetora e os lubrificantes não possuíam ainda os aditivos sintéticos de hoje. Nos anos 80 as retíficas brasileira criaram um canal no alojamento das gaxetas traseira justamente no mancal para “empurrar” de volta o óleo lubrificante que insistia em querer sair. Após alguns anos os engenheiros criaram um detentor para vendar e melhorar a eficiência.
O sistema de arrefecimento do motor tinha lá suas limitações onde no início possuia uma hélice mecânica, isto é ligado através de correias um sistema a mais para “roubar” energia deste motor. Ainda em meados de 1975 o motor passou por modificação significa deixando de se utilizar do pistão 3 7/8 polegadas para 4 polegadas onde o projeto aproximou um pouco mais o curso do virabrequim com o diâmetro do pistão isto fez o Motor 151-S atingir mais rotações melhorando sua performance e aumentando o equilíbrio….

Avatar
Anderson 9 de novembro de 2020

Quem quiser doar um Opala problemático desses … Estou a disposição… Tão ruim que vendeu 1 milhão de unidades .. kkkkk..

Avatar
José Roberto Lima 9 de novembro de 2020

Com certeza.

Avatar
Ale RoAz 9 de novembro de 2020

Esse ódio todo… Tenho certeza que teve um V8 na época e era freguez de Opala ???

Avatar
José Roberto Lima 9 de novembro de 2020

Aliás um não, dois e apanhavam sempre do Opala de 6 cil.

Avatar
Pablo Clair Schramm 9 de novembro de 2020

Quem é esse velho gagá que de carro só sabe andar de passageiro, vai arrumar um lote pra capinar que de carros falamos nos homens seu gagá!!!!

Avatar
Luciano 3 de dezembro de 2020

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA.
Vc não era nascido e o cara já projetava peças para carros e era piloto. Só isso.

Avatar
Luiz Carlos Schroeder 9 de novembro de 2020

Tive um opala cupê 75 comprei em 81 bem usado e nunca deu problema ,tenho hoje um comodoro 80 e é só alegria se cuidar roda melhor que carro atual

Avatar
José Roberto Lima 9 de novembro de 2020

Com certeza.

Avatar
Waldir 9 de novembro de 2020

Tive uma Caravan ano 79 que né foi roubada e um Opala ano 82 a álcool e não tive problemas, carros gostosos de dirigir.

Avatar
José Roberto Lima 9 de novembro de 2020

Com certeza. O problema no Brasil é que há uma puxação de saco para a Volks, chega a ser nojento e não é de hoje.

Avatar
Marco 17 de junho de 2021

A 4 Rodas nos anos 80 e 90 era toda da Volks….dava raiva de ler os comparativos….daí os carros da concorrência eram melhores em praticamente tudo , daí vinha o veredicto do piloto…ahhh , mas eu gosto mais de andar de gol GT…. é mais “esportivo “…mais no ” chão “….qualidades muito rasas diante dos números….mas.enfim….epoca que passou…..

Avatar
Sergio Viana 9 de novembro de 2020

Tive 8 opalas inclusive SS confortaveis pode viajar sem medo nao te deixa na mão. Como qualquer carro é necessario manter mecanica em dia, nao deixou faltar oleo e agua no radiador é so ser feliz. O carro é tão cheio de problemas,que eu discordo, pois para comprar um em boas condições hoje terá que pagar um pouco caro. Ei!! Você nunca teve um? Recomendo.

Avatar
José Roberto Lima 9 de novembro de 2020

Só quem teve sabe o que está falando.

Avatar
Alvarenga 9 de novembro de 2020

Tão problematico quanto qualquer outro carro daquela época. As coisas evoluem, a durabilidade geral dos veiculos melhorou muito, mas antigamente era assim mesmo, veiculos aparentemente robustos mas cheios de defeitos. Todos, não apenas o Opala.

Avatar
José Roberto Lima 9 de novembro de 2020

Verdade.

Avatar
José Leandro Janz 9 de novembro de 2020

Eu não posso falar mal de opala, possui se não me engano 19 de 76 a 98 nunca dirigi um carro tão bom quanto os opalas. Minha vida vera arrancadas, cavalos de pau e corridas de rua. Puxei reboque toda minha vida fabriquei minha primeira carretinha em 88. Tenho ela até hoje nunca vi defeito eu amava.e ainda vou restaurar um. Ju estou com uma Renault Duster virei trilheiro. Viajo em torno de 40 mil km por ano. Tenho 71 anos. Amo aventuras em 4 rodas.Agora estou no oeste baiano viajando em estradas de terra. Em dezembro estarei de volta a Brasília.

Avatar
DanielPart's 9 de novembro de 2020

Maravilhosa e Totalmente Verdade Sobre o ” Mito ” nacional. Praticamente o Primeiro Carro Híbrido da GM. Sábias e Belas Palavras Mestre Boris. .

Avatar
Gleiton linden 9 de novembro de 2020

Tive um opala 71 , muito inteiro , na época que lançaram o Ômega , o Opala era vermelho , 3 marchas ,com a palanca atrás do volante , nunca tive problemas , chamava mais atenção do que o Ômega , saudades desse carro , saudades dessa época.

Avatar
DalterLS 9 de novembro de 2020

Não vi problemas,apenas queixas de quem não gosta do carro.

Avatar
José Roberto Lima 9 de novembro de 2020

Com certeza.

Avatar
Josue severo 9 de novembro de 2020

Faltou problema dos vidros,nós modelos duas portas.obs(GM tem muito problemas até hoje).

Avatar
Ubirajara 9 de novembro de 2020

Possuí dois Opala,um 1978 2.5 e um Comodoro 1980. Nunca tive problemas sérios com eles, somente corrosão. Até hoje sinto saudades deles.

Avatar
Vicente 9 de novembro de 2020

Tive um opala 2100, e os únicos defeitos eram : beber demais e lataria muito frágil. Mas o conforto era total e andava muito bem.Cheguri a andar a 265 km/h na castelo(auando se podia fazer isso).

Avatar
Ronaldo de M Maurílio 9 de novembro de 2020

eu tive um 4 porta câmbio em cima perto do volante, de vez enquanto a marcha trepava

Avatar
José claudenir marconato 9 de novembro de 2020

Tive vários, diria que 8, opala, Caravan e tbm um 4100 72 . Nunca tiver estes problemas, e garanto não os comprei zero mas de boa procedência. Algo está errado neste comenyario

Avatar
Carlos 18 de novembro de 2020

Corrosão na chapa ordinária, defeitos crônicos
na mecânica cinicamente ignorados pela montadora, infiltração de água, plásticos de péssima qualidade… Mas lá vem os defensores histéricos babando e de olho saltado,”Aaaiinnn, tenho um opala há trocentos anos, já andei com ele a 300 por hora debaixo d’água, nunca troquei óleo e nem pneu furou, carro dos bons tempos, não essas porcarias de plástico, nhemnhemnhem…”

Avatar
Rodrigues 1 de março de 2021

Ele é, ta confirmado

Avatar
Carlos Eduardo dos Santos 9 de novembro de 2020

Sou super fã de opaloes,já tive um cigano 1970,e conheço esses problemas,sem falar em engastalhar marcha,mas um classico, abraço a todos.eduardo.

Avatar
Adilson Schonell 9 de novembro de 2020

Tenho um Opala 4.1 Comodoro 1990
Tá com 240.000 tô com ele desde 92.
Fiz 200.00 com ele e deu pouca manutenção
Tá todo original, lataria sem ferrugem.
O carro é ótimo. Um clássico.

Avatar
Luís Gomes 9 de novembro de 2020

kkkk, muito bom ! Foi um bom carro. Só que ficou defasado nos meados dos anos 70.

Avatar
Rodrigues 1 de março de 2021

Ele é, Ta confirmado

Avatar
Darione 9 de novembro de 2020

Tive uma caravana 79 e um Comodoro 91. Este último fiquei com ele 14 anos.
Vendi já tem 10 anos,andei 300.000km e sinto saudade dele até hoje.
Fazendo a manutenção corretamente e sabendo pisar, foi o melhor carro que já tive.

Avatar
Cidinei 9 de novembro de 2020

Possui dois opalas. Os únicos ploblemas foram trincas nas longarinas. Motor muito pesado.

Avatar
Odair 9 de novembro de 2020

Num país que idolatra o Fusca que não tem porta-malas espaço interno e.muito menos conforto é de se esperar!!!!

Avatar
José Roberto Lima 9 de novembro de 2020

Então, essa é a questão, aqui no Brasil a puxação de saco para a Volks chega a dar nojo.

Avatar
Odair, 9 de novembro de 2020

Num país que idolatra o Fusca que não t porta malas espaço interno né conforto vai esperar o que????

Avatar
Nanael 9 de novembro de 2020

Com todos esses problemas, o índice de sobrevivência é enorme, vejo Opalas e Caravans trabalhando duro em feiras e serralherias sem dar problemas, mesmo com idades já avançadas… fora que eles, “frágeis” como são, fazem muita falta nas fazendas com pouca infra estrutura.

Avatar
Ronaldo de Pádua Tomaz 9 de novembro de 2020

Discordo de seu infeliz comentário amigão.
Possuí uns 10 OPALAS, e até hj sinto saudades.

Somente alegrias…

Avatar
Cido 9 de novembro de 2020

Tenho um Diplomata 1988 e um Maverick 1978 ja tivemos mais de 20 opalas e 15 Mavericks unico problema que requer muita atenção é a suspensão dianteira devido os pivos do resto nao tenho reclamações meu diplomata ja esta com 500.000 km rodados originais em perfeita condições com tudo funcionando perfeitamente na minha opiniao é o carro de mais cofiabilidade e durabilidade que ja tive

Avatar
Mauro S. 9 de novembro de 2020

Interessante. Há poucas semanas tive de desviar de uma roda, com semieixo, que se soltou da traseira de um Opala.

Avatar
FGC 15 de abril de 2021

Certamente era um Braseixos.

Avatar
Elias 8 de novembro de 2020

Tive um Opala 1980, 4 cilindros, 2 portas. Rodei uns bons 60 mil Km com ele, antes de vendê-lo. Acho que ele era todo errado, porque não tive nenhum dos problemas citados no artigo. Deve ter sido defeito de fábrica…

Avatar
Ricardo Mario 8 de novembro de 2020

Tenho um Gran Luxo 71 desde 0m. Ciente de problemas crônicos, fiz refôrço das longarinas, troca do diferencial Braseixos por Dana, substituir freio a tambor por disco. instalação de servofreio. Ficou mais confiável mas sempre foi o melhor carro que já possuí. Opala sempre será o carro de maior sucesso no Brasil

Avatar
Ricardo Mario 8 de novembro de 2020

Em tempo: meu Opala “problemático “ está apenas com 600.000km e em perfeitas condições de uso.

Avatar
José Roberto Lima 9 de novembro de 2020

Com certeza, o que vc fez na realidade foi ajuste que o próprio tempo pede. Abcs.

Avatar
Mauro Bastos 8 de novembro de 2020

Me desculpe mas acho um pouco de exagero nos defeito do OPALA, tive somente 7 opalas do 77 ao 82 nenhum deles deu os problemas descritos, á não ser pela ferrugem no porta malas, nisso eu concordo. Mas garanto que teria outro se pudesse

Avatar
Gean 8 de novembro de 2020

Só a questão do pivo e longarinas EM ALGUS MODELOS QUE FORAM MALTRATADOS POR SEUS DONOS é real .fora isso uma mentirada só soltar roda kkkkkkk mas esperar oque da uol ,é noticia polemica só tra ter audiencia ,fazem o mesmo com os esportes, noticias e fora a militancia politica nojenta…

Avatar
José Roberto Lima 9 de novembro de 2020

Corretíssimo, e o Boris se vendendo.

Avatar
Roberto de Carvalho 8 de novembro de 2020

Tive a oportunidade de ter e lidar com os opalas.Tive um Diplomata 4.1, 88 movido a etanol que pegava facil no frio.O motor era bem potente mais o resto do conjunto não ajudava muito, a cx de câmbio ,diferencial e suspensões não acompanhavam o motor.Os modelos 2.5 de 5 marchas tinha um conjunto mais coerente com o carro .A cx de câmbio ,diferencial conversavam melhor com esse motor. Se o nosso opala fosse equipado com o 6 cilindros de 2.5 do Opel mais leve que o 6 cilindros dos impala mto mais antigo e pesado,provavelmente teria cido melhor carro.

Avatar
ADRIANO OJEDA 8 de novembro de 2020

Concordo plenamente com a matéria, grande parte dos brasileiros gostam de carros ruins, carros que na Europa e EUA, iriam sair de linha em pouco tempo.

Avatar
Victor L. Schelkunow 8 de novembro de 2020

Nossa um exagero por parte do jornalista !!! Meu pai foi proprietário de seis Opalas ( 70 – 74 – 77 – 78 – 80 – 81 ) e nenhum deles apresentou problemas graves . A única verdade nessa matéria é em relação a ferrugem ! O que era um problema crônico em todos os carros de todas as marcas existentes no Brasil !

Avatar
Paulo 8 de novembro de 2020

Interessante! Tive 2 opalas 2500 zero km (1976 e 1979 com 4 marchas – o primeiro com freio de mão entre os bancos e tanque de 65 litros) – não tive nenhum dos problemas relatados, porém a suspensão com pneus radiais não era das melhores, mas o consumo não era dos piores – lembro que passei a usar um giglê de rural willys (se me recordo era o 28) e o consumo era em torno de 10,5 – 11,5 km/ litro na estrada, mas deixou saudades a 3a marcha que ia de 40 a 120 km/ h….

Avatar
Marcos Antônio Suominsky 8 de novembro de 2020

Meus vizinhos tiveram Maverick ,dorgao,e opala. Um dia perguntei para eles se o opala era beberam. E me responderam: depende muito do pé de chumbo que está atrás do volante e também da regulagem e dos cuidados com a manutenção do motor.Nao e só sentar a bunda no banco e pisar. Tenho um opala 76,nao vou negar que deu problemas,mas já vi em algumas viagens que fiz com o opala MUITOS CARROS NOVOS parados na beira da estrada com problemas mecânicos eu viajando tranquilamente.Basta fazer uma manutenção adequada que evita-se muita coisa.

Avatar
José Roberto Lima 9 de novembro de 2020

Eis a questão. Manutenção.

Avatar
alexandro 8 de novembro de 2020

Os primeiros anos de produção realmente confere com as descrições ,mas tenho a impressão que com o Diplomata muitos defeitos,foram remediados,até pouco mais do que precariamente,tanto assim,que o próprio Alfa 2300 usou o diferencial do Diplomata até ser descontinuado…Agora,fala a verdade,no início da nossa indústria só vinha projeto que falhou,e entre esses o Opala!

Avatar
Iranildo 8 de novembro de 2020

No fim do seu comentário vdd ???

Avatar
Cláudio Chuqui 8 de novembro de 2020

Em casa tivemos mais de 10 opalas e discordo em 80% dos problemas apontados nessa matéria, foram desde os primeiros até os últimos modelos, tanto 4 cilindros quanto 6 cilindros. Tivemos um Opala que somente em nossa mão virou 3 vezes e quando vendemos estava bom. Fico triste em ver uma matéria dessa.

Avatar
claudio Vega 8 de novembro de 2020

Na verdade o opala teve três motores, você esqueceu do 3.8

Avatar
Jean Bida 8 de novembro de 2020

Não vale essa citação… é exatamente o mesmo motor…o que VC se refere ao outro motor é como falar que o AP 1.6 e 1.8 são distintos..

Avatar
Ricardo Sanchez 8 de novembro de 2020

Apesar desses problemas citados, que nem todos veículos apresentavam tive 02 Opalas e 01 Caravan, todos 6 cilindros. Carros inesquecíveis e motores de muita durabilidade.

Avatar
Eduardo Pimentel de Souza 8 de novembro de 2020

Antigamente, acredito que os motorista respeitavam mais as regras de trânsito e eram mais prudentes, fora que o próprio trânsito nas estrada e nas ruas era menos carregados e quanto mais a gente volta, mais evidente fica essas situações…se o povo tivesse a mesma consciência que a uns 50 ou 60 anos atrás, provavelmente o número de acidentes seria proporcionalmente pouco.

Avatar
Fabrício 8 de novembro de 2020

Interessante, mesmo com tudo isso o motor rodava tranquilamente nada menos do que um milhão de kilometro, e não se viam acidentes como hoje.

Avatar
Ricardo 8 de novembro de 2020

Puro saudosismo nostálgico. Os motores antigos não rodavam um milhão de quilômetros nem em sonho. E, para a frota existente na época, existia muito acidente e de elevada gravidade, pois os carros não tinham os limitadores eletrônicos de velocidade e não tinham ABS e a estabilidade dos carros atuais.
Alguns dos problemas relatados na matéria era comum a todos os carros da época: ferrugem era muito comum em poucos anos de um carro em cidades litorâneas, vazamento de óleo meu pai só veio esquecer o que era isso nos anos 90 (mesmo tendo diversos carros antes disso), suspensão só quem aguentava as estradas brasileiras eram Jeep/Rural que tinha suspensões com feixes de molas, trincas na estrutura da carroceria eram comuns em diversos carros que não tinham chassis (os monoblocos) por causa da condição das estradas brasileiras. Pouca coisa é problema específico do Opala, era comum da época.

Avatar
Nelson 8 de novembro de 2020

Verdade Ricardo…só motor da scania rodava um milhão de quilometros nessa época, quanto a segurança era o que tinha a época para todos, ferrugem vinha de fabrica em todos os fabricantes, a suspensão dianterira do opala realmente era problematica, exigindo manutenção constante caso contrario se quebrava um pivo e a roda caia…levando o paralamas ao funileiro no minimo, uma vez estava chegando em casa de madrugada, voltando da balada e o motor apagou…se quebrou a engrenagem do comando que é de celeron, material meio fraco para essa função, de resto muito conforto e desempenho…e saudade.

Avatar
Celinho agropet 27 de julho de 2021

Bom dia pessoal ,antes de comprar um opala faça uma pesquisa.sobre custo benefício.depois tire suas próprias conclusões
Tenho um comodoro sle 4.1
1992 . encontrei minha felicidade de ter um carro mas tenho pra mim que ter um opala não e ter carro é um estilo de vida ,a propósito já ofereceram 170.00 no meu e não vendi.estilo é tudo

Avatar
Sergio 21 de agosto de 2021

Você foi o único que falou sobre a engrenagen do comando ,tive 3 opalas 2 quebraram a engrenagem,fora isso não tive nenhum problema tenho saudade do opala.

Avatar
Fabio 9 de novembro de 2020

Naquela época as mulheres não dirigiam…

Avatar
Victor Hugo 14 de agosto de 2023

Dando retifica de 5 em 5 anos é fácil fazer 1 milhão sem oficina só uns Mercedes Benz e volvo por aí… Opala? Se não prestar atenção fica é sem Óleo. Mas tá ok toda vez que for encher o tanque completa o óleo e segue a vida…

Avatar
Deixe um comentário