Cinto de segurança do Polo ameaça passageiros na França
Volkswagen do Brasil afirma que não há registro de problemas semelhantes por aqui; o componente brasileiro não é o mesmo da versão europeia
Por AutoPapo 19/07/18 às 15h50Volkswagen do Brasil afirma que não há registro de problemas semelhantes por aqui; o componente brasileiro não é o mesmo da versão europeia
Por AutoPapo 19/07/18 às 15h50Um problema em um dos dispositivos de segurança mais básicos dos automóveis chamou atenção da Europa para as marcas Volkswgen e Seat. O cinto de segurança do Polo, hatch da marca alemã, pode se soltar em manobras ou quando exposto a tensão. A falha só acontece no dispositivo do banco traseiro e ainda não tem solução aprovada pelas autoridades.
A Volkswagen do Brasil afirma que nenhum problema parecido foi registrado por aqui. Nem o fornecedor, nem o modelo das travas dos cintos de segurança do país são iguais aos dispositivos problemáticos.
Quem descobriu, há algum tempo, o problema foi a instituição finlandesa Tekniikan Maailma. Só agora, depois de estudar uma medida reparativa, a Volkswagen propôs um novo anexo para que as travas dos dispositivos não encostem uma na outra. A solução, no entanto, ainda não foi validada pelas autoridades locais.
Todos os donos do Polo, que foi lançado no ano passado, e dos veículos envolvidos no recall já receberam uma carta de alerta. Até que a falha seja resolvida, os donos dos modelos Polo, Arona e Ibiza não devem carregar passageiros no extremo esquerdo do banco traseiro.
O problema acontece porque o fecho do cinto do assento do meio pressiona o botão da trava do dispositivo do terceiro lugar, à esquerda.