APP permite validar CNH em 9 países da América do Sul

Aplicativo Vio, que verifica autenticidade de documentos, está disponível para as autoridades de fiscalização de nove países do continente

cnh digital mapa america latina
Versões digital e impressa da CNH podem ser verificadas em nove países da América do Sul (Imagem André Almeida | AutoPapo)
Por AutoPapo
17 de junho de 2020 09:30

O aplicativo brasileiro Vio, capaz de ler o QR Code da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) – em suas versões impressas ou digitais – agora está disponível nos países da América do Sul, com exceção das Guianas e do Suriname. Por meio do software, autoridades estrangeiras poderão checar informações de motoristas e veículos do Brasil.

A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Serpro e o Grupo do Mercado Comum (GMC), órgão executivo responsável por fixar os programas de trabalho e de negociar acordos em nome do Mercosul.

LEIA MAIS 

O principal benefício dessa novidade é que, a partir deste mês de junho, os órgãos de fiscalização de Argentina; Bolívia; Chile; Colômbia; Equador; Paraguai; Peru; Uruguai; Venezuela passam a ter condições tecnológicas de comprovar a autenticidade dos documentos de trânsito dos brasileiros.

Importante lembrar que o Vio pode ser utilizado para, além de verificar CNH e CRLV, checar a validade das Placas de Identificação Veicular (PIV) ou placas Mercosul.

“Uma solução única no mercado público de encriptação de textos e imagens”, garante o gestor responsável pelo aplicativo de validação no Serpro, Lary Fernandes.

Na prática, qualquer pessoa do continente pode baixar o Vio na App Store ou na Google Play de seu país, fazer a leitura dos QR Codes e verificar sua autenticidade.

cnh digital mapa america latina

O Vio analisa tanto os documentos impressos quanto os digitais por meio da leitura do código criptografado capaz de compactar textos e imagens. A lógica é a mesma para as placas Mercosul, que possuem o QR Code estampado.

Imagem André Almeida | AutoPapo

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário