Vale a pena ‘aditivo de frasquinho’ no etanol?

"Se existe a gasolina aditivada, por que eu mesmo não posso aditivar o etanol? Isso traz benefícios?" Eu esclareço essas dúvidas aqui

Por Boris Feldman17/06/20 às 07h30

Interessante a pergunta que me fez um leitor do AutoPapo, que tem um carro flex e ficou em dúvida se abastecendo com o etanol comum valeria a pena jogar no tanque o mesmo frasquinho de aditivo que ele jogava quando abastecia o carro com a gasolina comum? E a resposta é:

Não há problemas em jogar um aditivo no etanol comum. Porém, não há a menor necessidade disso, ao contrário de quando você abastecia com gasolina comum o seu carro flex.

Sabe por que?

A gasolina comum precisa do aditivo para evitar a formação de depósitos carboníferos na cabeça do pistão, poiso índice de carbono da gasolina é muito elevado. Já o etanol tem um teor de carbono muito baixo e,portanto, não precisa de aditivos.

Pessoa no momento de abastecer seu carro com o etanol no posto de combustíveis
Quer aditivar o etanol? Pode. Vai surtir efeito no carro? Nenhum! (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Jose luiz Giovanetti Pinto 19 de junho de 2020

    O etanol quando com qualidade garantida dispensa o uso de aditivo.
    Já a gasolina mesmo com a qualidade garantida sem adulteração aceita aditivo por vários motivos entre eles protegê a gasolina de oxidação no tanque e evita depósito de carvão na cabeça do pistão e na tulipa da valvula

  • Avatar
    Isaias Cunha 17 de junho de 2020

    Olá tudo bem..
    Eu já misturo etanol com gasolina já tem um bom tempo.
    Na medida de 25% gasolina e 75% etanol.
    Melhorou o desempenho e nunca mais de problema ao ligar pela manhã..

  • Avatar
    Henrique Marini Giacomini 17 de junho de 2020

    E quando o etanol já é vendido aditivado na bomba, como em algumas marcas, vale a pena ou também não há diferença?

    • Avatar
      Nelio 17 de junho de 2020

      Há pessoas que dizem ter ocorrido melhoras, porém em meu Classic 05, original a álcool, não surtiu efeitos, mesmo após vários abastecimento.

    • Avatar
      Paulo Sandro 17 de junho de 2020

      Etanol Aditivado é puro “capricho” pra não usar a palavra “enganação”! O Etanol já é um combustível de elevada pureza em comparação com a gasolina.
      Quer “aditivar” o álcool? Pra um abastecimento médio de 40L, coloque 5L de gasolina comum + 35L de álcool. Dessa forma vc manterá os bicos injetores sempre lubrificados ( pois a queima do Álcool é muito seca ), além de poupar bastante a sua bateria nas partidas com o dia muito frio. Mesmo que os carros flex disponham de tanque para partidas a frio ( onde vai a gasolina ), quando o combustível tem uma pequena porcentagem de Gasolina a partida se dá com muita facilidade e o ressecamento do Álcool não chega a prejudicar o motor a médio/longo prazo.
      Não sou engenheiro automotivo, mas trabalho com vendas a 30 anos e já pude fazer todas a experiências imagináveis no que se refere à prolongação da vida útil de um motor de automóvel. E essa dica se uma pequena porção de gasolina com o maior volume de álcool, para carros flex é infalível!

      Tenho um Palio fire flex com 300.000 km. -> Motor standard nunca aberto. Só manutenção de rotina.

      Meu carro anterior foi um Astra. Vendi com 400.000km e o dono seguinte já está com ele a 500.000km sem abrir o motor…

      Tive também um Gol bola 1.0 e o vendi com 350.000km , Motor também standard.

      • Avatar
        RODRIGO BUENO 17 de junho de 2020

        Caro , aproveitando sua experiência com veículos de alta km, se possível, peço por favor opinar sobre condicionadores de metais como Militec , Alpha X ,Molikote , Bardahl etc . É útil para prolongar a vida do motor ,?

      • Avatar
        Elias 18 de junho de 2020

        Boa tarde só uma retificação os carros novos não possuem mais esse “tanquinho” de gasolina para utilizat o álcool.

Avatar
Deixe um comentário