Vender e comprar carro pela OLX: veja o passo a passo completo

O mercado de usados está em alta no Brasil; confira este guia para anunciar um veículo na OLX ou fazer uma boa compra pela internet

Por Andre Willis 26/11/20 às 15h45
Pessoa com celular na mão fotografando seu automóvel para vendê-lo na internet
Boas fotografias ajudam na venda de carros pela OLX (Foto: Shutterstock)

Vender um veículo nem sempre é tarefa fácil. Além dos aspectos mecânicos, estéticos e financeiros envolvidos na transação, é importante saber como anunciar o carro na OLX – uma das maiores plataformas de compra e venda de seminovos e usados do Brasil.

Dominar o site é positivo tanto para quem vende quanto para quem compra. Isso porque as páginas possibilitam a comparação de uma grande quantidade de opções. Acontece que, como em qualquer relação comercial, é preciso ter cautela.

VEJA TAMBÉM

Para explicar com cuidado a melhor forma de comprar e vender um carro pela OLX, o AutoPapo entrevistou o Diretor de Autos da plataforma, Flávio Passos.

Dicas de como vender um carro pela OLX

Para desapegar de um veículo é preciso ficar atento às formas de pagamento.

  • Em casos de cheque, espere compensar antes da entrega do veículo;
  • Nas transferências bancárias, espere o valor ser verificado em sua conta;
  • Já em depósito em caixa eletrônico, aguarde o tempo necessário para a “abertura dos envelopes”; e
  • Em caso de pagamento em dinheiro, verifique o valor entregue juntamente com a veracidade das notas.

Nunca efetue entrega do veículo a uma pessoa que se diz “representante da OLX”. A plataforma não participa, em hipótese alguma, das trocas e entregas de produtos ou serviços que ocorrem entre comprador e vendedor.

Prefira negociar sempre pelo chat da plataforma, concentrando a conversa em um único canal.

Por fim, lembre-se: a OLX não solicita informações que permitam acesso à sua conta nem código para autorizar a publicação, anunciar ou confirmar uma compra. Por isso, nunca compartilhe qualquer código de segurança que chegar em seu celular.

Passo a passo para anunciar veículo na OLX 

  1. Login do usuário: seja para comprar ou vender, o usuário precisa antes ter uma conta para negociar e utilizar o chat da OLX. O cadastro é rápido e gratuito, pode ser feito no site da OLX, no link “Entrar”.
  2. Primeiro anúncio: com o perfil logado, o usuário está apto a realizar anúncios nas diversas categorias da OLX (Imóveis, Marketplace ou Autos). Para quem quer vender um veículo, basta clicar no botão “Anunciar” e preencher os dados da oferta.
  3. Fotos e descrição: a etapa mais importante do anúncio. Nela, o vendedor tem a oportunidade de cativar os consumidores e mostrar o que o veículo tem de melhor. A OLX permite a inserção de até 20 fotos em formato específico (JPG ou JPEG); por isso, vale escolher imagens em boa resolução e que mostrem ângulos variados do veículo. Caso o automóvel tenha opcionais, mostre-os.
  4. Informações obrigatórias: para aumentar as chances de gerar interesse no consumidor, vale a pena investir um pouco mais de tempo no preenchimento completo dos dados do anúncio.
  5. Campos de preenchimento: a OLX tem campos para marcações técnicas como “Marca”, “Ano do modelo”, “Câmbio”, “Tipo de combustível”, “Direção”, “Potência do motor”, “Quilometragem” e outros. A plataforma também pede dados obrigatórios marcados com * , como CEP do anunciante e placa do carro, sendo o último uma informação restrita à plataforma e que não aparece no anúncio.
  6. Conclusão do anúncio: após o preenchimento dos dados, é indicado que o anunciante faça uma última revisão antes de finalizar o anúncio. A OLX, por medida de segurança, recomenda que as negociações sejam feitas por meio do chat da plataforma, por isso, é possível escolher a opção de “Ocultar o número de Telefone” do anúncio. Também vale conferir as Regras de publicação de anúncio da OLX.
  7. Publicação: Com os dados preenchidos e revisados, basta clicar na opção “Enviar Anúncio”. A publicação tem até 24 horas para ir ao ar.

Veja o passo a passo em imagens

Dicas de como comprar um carro pela OLX

Os interessados em adquirir um carro pela OLX devem seguir algumas orientações. Redobre a atenção sobre as informações do veículo, pesquise as melhores condições e analise bem as propostas antes de fechar um negócio“, alerta Flávio.

  • Ao entrar em contato com o vendedor, evite negociações com terceiros;
  • Certifique-se de que o vendedor é o proprietário legítimo do veículo;
  • Verifique pelo Renavam se o veículo tem multas e cobranças pendentes de IPVA.

O Renavam é como se fosse o CPF do carro e está impresso no CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, emitido pelo Departamento de Trânsito, ou no documento de transferência do veículo.

  • Desconfie de negociações em que o vendedor não possua ou não queira compartilhar estes dados;
  • Evite realizar qualquer tipo de depósito antecipado (pagamento de entrada) sem antes ver o veículo de perto, conferir se ele está em bom estado de conservação e com todos os acessórios anunciados;
  • Fique atento e desconfie se o vendedor estiver muito apressado, nervoso ou impaciente para fechar o negócio. Não tenha receios de tirar qualquer dúvida sobre o veículo;
  • Caso esteja negociando com uma concessionária, evite qualquer pagamento antecipado e para contas de pessoas físicas;
  • Seja cuidadoso com contratos de consórcios e prestações. Pesquise a documentação e o histórico da empresa envolvida;
  • Desconfie se o veículo estiver em perfeito estado com valores muito abaixo do mercado;
  • Fique atento se o vendedor, após anunciar na OLX, alegar que ganhou o veículo em uma promoção/sorteio, que é ex-funcionário de uma empresa, ou se diz trabalhar nas montadoras de veículos e que, a partir disso, conseguiu o automóvel mais barato;
  • Faça uma revisão com um mecânico de confiança antes de efetuar o pagamento; e
  • Cuidado com anúncios que oferecem frete grátis para a entrega do veículo.

Fotos: divulgação | OLX

SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Leandro 27 de novembro de 2020

Anunciei meu carro na OLX e em menos de 12 horas já apareceu um vagabundo querendo dar golpe, que ia comprar o carro pro sócio kkkkk

Avatar
Moises 3 de dezembro de 2020

Normal, só o que tem. Galera, qualquer um que dizer qualquer coisa sobre “quitar uma dívida com um individuo e ele vai pagar ele com um carro” mande ele tomar no c* e bloqueie na hora. E sempre anuncie sem mostrar seu número de celular, somente pelo chat. Qualquer um que ligar ou mandar mensagem dizendo que é da OLX pedindo código de confirmação tbm é golpe, é assim que clonam seu whatssap!

Avatar
Deixe um comentário