Vender e comprar carro pela OLX: veja o passo a passo completo

O mercado de usados está em alta no Brasil; confira este guia para anunciar um veículo na OLX ou fazer uma boa compra pela internet

Pessoa com celular na mão fotografando seu automóvel para vendê-lo na internet
Boas fotografias ajudam na venda de carros pela OLX (Foto: Shutterstock)
Por Andre Willis
Publicado em 26/11/2020 às 15h45
Atualizado em 26/11/2020 às 16h04

Vender um veículo nem sempre é tarefa fácil. Além dos aspectos mecânicos, estéticos e financeiros envolvidos na transação, é importante saber como anunciar o carro na OLX – uma das maiores plataformas de compra e venda de seminovos e usados do Brasil.

Dominar o site é positivo tanto para quem vende quanto para quem compra. Isso porque as páginas possibilitam a comparação de uma grande quantidade de opções. Acontece que, como em qualquer relação comercial, é preciso ter cautela.

VEJA TAMBÉM

Para explicar com cuidado a melhor forma de comprar e vender um carro pela OLX, o AutoPapo entrevistou o Diretor de Autos da plataforma, Flávio Passos.

Dicas de como vender um carro pela OLX

Para desapegar de um veículo é preciso ficar atento às formas de pagamento.

  • Em casos de cheque, espere compensar antes da entrega do veículo;
  • Nas transferências bancárias, espere o valor ser verificado em sua conta;
  • Já em depósito em caixa eletrônico, aguarde o tempo necessário para a “abertura dos envelopes”; e
  • Em caso de pagamento em dinheiro, verifique o valor entregue juntamente com a veracidade das notas.

Nunca efetue entrega do veículo a uma pessoa que se diz “representante da OLX”. A plataforma não participa, em hipótese alguma, das trocas e entregas de produtos ou serviços que ocorrem entre comprador e vendedor.

Prefira negociar sempre pelo chat da plataforma, concentrando a conversa em um único canal.

Por fim, lembre-se: a OLX não solicita informações que permitam acesso à sua conta nem código para autorizar a publicação, anunciar ou confirmar uma compra. Por isso, nunca compartilhe qualquer código de segurança que chegar em seu celular.

Passo a passo para anunciar veículo na OLX 

  1. Login do usuário: seja para comprar ou vender, o usuário precisa antes ter uma conta para negociar e utilizar o chat da OLX. O cadastro é rápido e gratuito, pode ser feito no site da OLX, no link “Entrar”.
  2. Primeiro anúncio: com o perfil logado, o usuário está apto a realizar anúncios nas diversas categorias da OLX (Imóveis, Marketplace ou Autos). Para quem quer vender um veículo, basta clicar no botão “Anunciar” e preencher os dados da oferta.
  3. Fotos e descrição: a etapa mais importante do anúncio. Nela, o vendedor tem a oportunidade de cativar os consumidores e mostrar o que o veículo tem de melhor. A OLX permite a inserção de até 20 fotos em formato específico (JPG ou JPEG); por isso, vale escolher imagens em boa resolução e que mostrem ângulos variados do veículo. Caso o automóvel tenha opcionais, mostre-os.
  4. Informações obrigatórias: para aumentar as chances de gerar interesse no consumidor, vale a pena investir um pouco mais de tempo no preenchimento completo dos dados do anúncio.
  5. Campos de preenchimento: a OLX tem campos para marcações técnicas como “Marca”, “Ano do modelo”, “Câmbio”, “Tipo de combustível”, “Direção”, “Potência do motor”, “Quilometragem” e outros. A plataforma também pede dados obrigatórios marcados com * , como CEP do anunciante e placa do carro, sendo o último uma informação restrita à plataforma e que não aparece no anúncio.
  6. Conclusão do anúncio: após o preenchimento dos dados, é indicado que o anunciante faça uma última revisão antes de finalizar o anúncio. A OLX, por medida de segurança, recomenda que as negociações sejam feitas por meio do chat da plataforma, por isso, é possível escolher a opção de “Ocultar o número de Telefone” do anúncio. Também vale conferir as Regras de publicação de anúncio da OLX.
  7. Publicação: Com os dados preenchidos e revisados, basta clicar na opção “Enviar Anúncio”. A publicação tem até 24 horas para ir ao ar.

Veja o passo a passo em imagens

Dicas de como comprar um carro pela OLX

Os interessados em adquirir um carro pela OLX devem seguir algumas orientações. Redobre a atenção sobre as informações do veículo, pesquise as melhores condições e analise bem as propostas antes de fechar um negócio“, alerta Flávio.

  • Ao entrar em contato com o vendedor, evite negociações com terceiros;
  • Certifique-se de que o vendedor é o proprietário legítimo do veículo;
  • Verifique pelo Renavam se o veículo tem multas e cobranças pendentes de IPVA.

O Renavam é como se fosse o CPF do carro e está impresso no CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, emitido pelo Departamento de Trânsito, ou no documento de transferência do veículo.

  • Desconfie de negociações em que o vendedor não possua ou não queira compartilhar estes dados;
  • Evite realizar qualquer tipo de depósito antecipado (pagamento de entrada) sem antes ver o veículo de perto, conferir se ele está em bom estado de conservação e com todos os acessórios anunciados;
  • Fique atento e desconfie se o vendedor estiver muito apressado, nervoso ou impaciente para fechar o negócio. Não tenha receios de tirar qualquer dúvida sobre o veículo;
  • Caso esteja negociando com uma concessionária, evite qualquer pagamento antecipado e para contas de pessoas físicas;
  • Seja cuidadoso com contratos de consórcios e prestações. Pesquise a documentação e o histórico da empresa envolvida;
  • Desconfie se o veículo estiver em perfeito estado com valores muito abaixo do mercado;
  • Fique atento se o vendedor, após anunciar na OLX, alegar que ganhou o veículo em uma promoção/sorteio, que é ex-funcionário de uma empresa, ou se diz trabalhar nas montadoras de veículos e que, a partir disso, conseguiu o automóvel mais barato;
  • Faça uma revisão com um mecânico de confiança antes de efetuar o pagamento; e
  • Cuidado com anúncios que oferecem frete grátis para a entrega do veículo.

Fotos: divulgação | OLX

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Claudir Borges 8 de dezembro de 2021

Estou vendendo um Fiat palio 2011/2012,interessado wattsapp (19)99280.5804

Avatar
janio 13 de agosto de 2021

vendo corsa Montana 1.8 2005 flex valor 16.500

Avatar
Carlos 30 de junho de 2021

Quero vender meu carro

Avatar
Leandro 27 de novembro de 2020

Anunciei meu carro na OLX e em menos de 12 horas já apareceu um vagabundo querendo dar golpe, que ia comprar o carro pro sócio kkkkk

Avatar
Moises 3 de dezembro de 2020

Normal, só o que tem. Galera, qualquer um que dizer qualquer coisa sobre “quitar uma dívida com um individuo e ele vai pagar ele com um carro” mande ele tomar no c* e bloqueie na hora. E sempre anuncie sem mostrar seu número de celular, somente pelo chat. Qualquer um que ligar ou mandar mensagem dizendo que é da OLX pedindo código de confirmação tbm é golpe, é assim que clonam seu whatssap!

Avatar
carlose.assis10@gmail.com 30 de junho de 2021

Quero vender meu carro

Avatar
Deixe um comentário