Como dirigir carros automáticos: passo a passo em vídeo

Por Felipe Boutros 01/04/20 às 12h00

Como dirigir carro automático? É muito fácil. O câmbio automático, basicamente, tem algumas funções comuns a todos. Ele tem o P, de Parking, R de Reverse ou ré, em português, o N, que é o ponto morto e o D, que é o Drive.

Veja o vídeo com todas as dicas:

Lições básicas de como dirigir carro automático

O carro está estacionado, o câmbio em P, freio de mão puxado. O que você faz? Solta o freio de mão, põe o pé no freio e põe o câmbio em D. E pronto! Na hora que você tirar o pé do freio, o carro naturalmente já começa a se deslocar. Pise no acelerador e vá embora.

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Quem está começando, esqueça o pé esquerdo, acelere e freia com o pé direito e não precisa fazer mais nada com o câmbio para andar.

Chegou um cruzamento, você tem que parar: parou, pise no freio e não faça mais nada. Se for uma parada prolongada, você pode colocar o câmbio em N. Se for uma parada rápida, um cruzamento ou um sinal rápido, deixe em D e continue. Para arrancar, tire o pé do freio e acelere suavemente.

Precisou parar numa subida? Tire o pé do acelerador, pise no freio. Vai arrancar? Sem desespero nenhum, pode tirar o pé do freio, pisar no acelerador que o carro não vai descer. Até nos carros que não têm aquele assistente de arrancada em subida, você pode tirar o pé do freio e acelerar, que ele vai arrancar sem descer, sem ter perigo de acertar quem está atrás.

cambio automatico do jeep compass
P é de Park; R, Reverse; N é Neutral; D é Drive (Foto Jeep | Divulgação)

Como dar ré em carro com câmbio automático

E como é que você dá ré em carro automático? É aesma coisa de colocar o carro em movimento para frente, só que ao invés de colocar em D, você vai colocar em R. Pode partir do Parking ou doDrive. Colocou em R, tirou o pé do freio, acelerou e o carro começa a andar para trás.

E para estacionar um carro automático, como é que faz? Você estaciona, para completamente, põe em P, puxa o freio de mão. Pronto, está estacionado.

Ao estacionar em subida e descida, é necessário um cuidado extra: ao colocar em P, é importante você puxar o freio de mão antes de soltar o pé do feio. Por que? Porque senão o carro fica pendurado, a caixa de marchas trava, o carro não vai descer.

Mas na hora que você for arrancar com ele de novo, você vai dar um tranco muito forte na transmissão, pode causar algum problema.

Como fazer trocas sequenciais no câmbio automático

Hoje, a maioria dos câmbios automáticos permite a troca sequencial de marchas. Basicamente, todos têm um funcionamento muito parecido.

Há pequenas variações, mas na maioria, para você fazer a troca sequencial, você desloca a alavanca da caixa de marchas para o lado. A partir desse momento, as trocas sequenciais podem ser feitas por meio da alavanca em em muitos carros, por meio de borboletas atrás do volante. Para subir a marcha, dependendo do carro, você dá um toque para frente ou para trás.

Trocas sequenciais pelas borboletas também são muito simples: em um lado você vai aumentar as marchas; do outro lado você vai diminuir as marchas.

borboleta para troca sequencial do câmbio automático
“Borboleta” para troca sequencial do câmbio automático

Qual a importância da troca sequencial?

Algumas pessoas gostam de ter esse controle, porque há essa sensação de esportividade. Mas tem uma razão prática também para a troca sequencial, que é o uso do freio motor em descidas longas.

E como você faz isso? Da mesma forma que no câmbio manual. No modo manual de trocas, reduza a marcha para que o freio motor auxilie na frenagem do carro. Você não sobrecarrega o sistema de freios.

É importante destacar que você pode passar para o modo sequencial a qualquer momento com o carro em movimento. Não é preciso parar para passar para o modo sequencial.

Kickdown: o que é e como usar

O câmbio automático tem outro recurso importante, que é o kickdown. E o que é o kickdown? Quando você pisa fundo no acelerador, o carro automaticamente reduz uma ou duasmarchas para encher o motor e ele ter força, por exemplo, para fazer uma ultrapassagem, uma retomada ou encarar uma subida.

É muito simples: pisa fundo e automaticamente reduz uma ou duas marchas.

Essas são as funções básicas da maioria dos câmbios automáticos. Claro que há pequenas diferenças entre os vários sistemas adotados pelas fábricas, mas você vai ter sempre tudo muito detalhado no manual de instruções do automóvel.

1 Comentário
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    JOE 2 de abril de 2020

    Solta o freio de mão, põe o pé no freio e põe o câmbio em D.
    bom, eu ponho o pé no freio e solto o freio de mão

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