FCA constrói hospitais de campanha e fabrica protetores faciais

Unidades de tratamento estão instaladas em Betim (MG) e Goiana (PE); doações de EPIs também foram realizadas nos estados em que a empresa está instalada

Por AutoPapo 01/04/20 às 14h02
laboratorio manutencao ventiladores mecanicos fca combate coronavirus

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) está mobilizada para implementar um programa de suporte às medidas contra a propagação da Covid-19 no Brasil. A fabricante, dona das marcas Fiat e Jeep, está construindo hospitais de campanha, fabricando e reparando respiradores mecânicos. Isso além de imprimir protetores faciais.

LEIA MAIS

Hospitais de campanha

A FCA está montando um hospital de campanha no município de Goiana, em Pernambuco. O prédio, construído para a instalação de uma Unidade Pernambucana de Atenção Especializada, está em fase de adequação para abrigar 100 leitos, dos quais três em sala vermelha (para abrigar casos mais graves da Covid-19).

Além dos leitos, também estão em preparação dez consultórios e uma sala de triagem para o atendimento da população. O prédio conta ainda com posto de enfermagem, sala de inalação, sala de administração, banheiros e vestiários, centro de material e esterilização e sala de espera.

O cronograma prevê a conclusão das obras na segunda quinzena de abril. O centro médico equipado será entregue ao Governo do Estado de Pernambuco, que se encarregará de sua operação e manutenção.

Betim

O Fiat Clube, área recreativa e esportiva da FCA situada em Betim, Minas Gerais, será parcialmente cedido à Prefeitura Municipal e ao Governo do Estado para abrigar o segundo dos hospitais de campanha idealizados pela marca para recepção, triagem e internação de pacientes contaminados pelo novo coronavírus.

O espaço responderá por mais de um terço das vagas criadas no município para atender aos quadros resultantes da pandemia.

clube da fiat em betim onde sera hospital de campanha contra coronavirus piscina
Área do Fiat Clube cedida para construção de um dos dois hospitais e campanha idealizados pela FCA

A área utilizada foi transformada em um centro médico com capacidade para 200 leitos. Lá serão feitos o diagnóstico, a triagem e a internação. Casos que exijam cuidados adicionais serão transferidos para outros centros médicos da cidade.

As obras para adaptação do Fiat Clube começaram na última sexta-feira, dia 27, e o início de operação do hospital de campanha está previsto para esta semana.

Ventiladores pulmonares

A fabricante está mobilizando recursos, profissionais e expertise para alavancar e acelerar a produção de ventiladores pulmonares no Brasil. O equipamento é decisivo para o tratamento dos casos mais graves da Covid-19, pois é utilizado para compensar a insuficiência respiratória dos pacientes.

O Brasil conta com 65.235 ventiladores, sendo 17.837 na rede privada e 47.398 no Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com dados da LifesHub Analytics e da Associação Catarinense de Medicina (ACM).

O Governo Federal planeja adquirir mais 15 mil respiradores no curto prazo, mas a capacidade instalada para produção desses equipamentos no País, estimada em cerca de mil unidades por mês, não consegue atender à demanda emergencial em tempo hábil.

A FCA está dando suporte a fabricantes nacionais do equipamento para identificar suas necessidades frente ao desafio de aumentar rapidamente a produção.

laboratorio manutencao ventiladores mecanicos fca combate coronavirus
Laboratório de manutenção de ventiladores mecânicos

A FCA integra a força-tarefa criada pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e pelo Ministério da Economia, em parceria com dez grandes indústrias instaladas no País, para o reparo imediato de ventiladores pulmonares inoperantes no Brasil.

Estão fora de operação no Brasil mais de 3,6 mil desses aparelhos, seja porque foram descartados ou têm necessidade de manutenção.

A prioridade dos profissionais da FCA será atuar nos esforços de reparo dos cerca de 275 aparelhos inoperantes localizados em Pernambuco e Paraíba e dos aproximadamente 335 existentes em Minas Gerais. Estima-se que cada respirador recuperado poderá atender até dez pessoas.

Equipamentos de proteção necessários na pandemia de Covid-19

Além dos projetos que envolvem os hospitais de campanha e os ventiladores mecânicos, a FCA atuará na produção de protetores faciais plásticos (face shields).

Cerca de 2 mil peças serão doadas para serviços de Saúde de Minas Gerais e Pernambuco. As primeiras unidades foram produzidas na semana passada.

mascara protetores faciais plasticos fca contra coronavirus
Modelo de protetor facial impresso pela FCA

Em parceria com os fornecedores Faurecia, Revestcoat e Prima Sole, a FCA doou equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais de saúde na linha de frente do combate à Covid-19 em Pernambuco.

Foram entregues ao SAMU:

  • 615 macacões de segurança;
  • 2,5 mil pares de luvas nitrílicas;
  • 10 protetores faciais; e
  • uma autoclave com capacidade de 54 litros para esterilização de materiais.

Também em Pernambuco, a FCA vai doar:

  • 30 mil máscaras cirúrgicas descartáveis; e
  • 50 quilos de álcool em gel.

Em Minas Gerais, a FCA doou:

  • 500 macacões;
  • 30 mil máscaras cirúrgicas descartáveis e 50 quilos de álcool em gel para a Secretária de Saúde do município de Belo Horizonte;
  • 2,5 mil pares de luvas para o Serviço Social Autônomo, que está coordenando a entrega de EPIs aos profissionais de saúde do Estado.

A FCA também disponibilizou, em regime de empréstimo por comodato, 125 veículos para os Governos Estaduais de Pernambuco e Minas Gerais e também para as Prefeituras de Belo Horizonte e Betim. Os veículos foram oferecidos para dar apoio às diversas ações do poder público no combate à epidemia de Covid-19.

A empresa integra a parceria liderada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais para a disponibilização de quatro andares de internação na unidade Betim-Contagem, onde será montada uma estrutura para assistência a pacientes que contraíram a Covid-19.

O espaço terá até 242 leitos, sendo 180 de tratamento intensivo e 62 de internação.

Fotos FCA | Divulgação

1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Johnathan 1 de abril de 2020

    Não é à toa que sempre admirei a história da Fiat no Brasil. É um vínculo de crescimento de ambas as partes, não apenas de exploração.

Avatar
Deixe um comentário