Taxa de Licenciamento atrasada: como pagar e consequências

Com o número do Renavam do veículo em mãos, consulte a página do Detran e emita um novo boleto; é possível quitar o encargo em bancos credenciados

Por Laurie Andrade 07/04/20 às 12h02

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) deve ser renovado anualmente. Para tanto, os proprietários de automóveis devem realizar o pagamento da Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV). Saiba como pagar a Taxa de Licenciamento atrasada e quais as consequências de não fazê-lo.

LEIA MAIS

Quem deve pagar a Taxa de Licenciamento 2020?

A Taxa de Licenciamento Anual é exigida para os proprietários de veículos automotores, reboques e semirreboques.

Desde que não haja outros registros de débitos relativos ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), à multas de trânsito e ou ao seguro obrigatório (DPVAT), o novo documento é enviado ao proprietário logo após a quitação da taxa.

Possíveis consequências da Taxa de Licenciamento atrasada

Ainda segundo a Lei de Trânsito, não pagar o licenciamento no prazo estipulado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é infração gravíssima, com penalidade de multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Há, ainda, o risco de apreensão do automóvel.

mulher preocupada pagando contas taxa delicenciamento atrasada como pagar impostos tributos shutterstock
Só é possível licenciar o veículo caso o IPVA, o Seguro DPVAT e as multas pendentes estejam quitadas

Como pagar a Taxa de Licenciamento atrasada

A taxa de Licenciamento pode ser paga de três formas. São elas:

  • pela internet;
  • em caixas eletrônicos; e
  • em agências dos bancos credenciados.

Para emitir um novo boleto – visto que, no geral, o tributo aparece junto com as parcelas do IPVA e só pode ser pago até a data estipulada – é necessário acessar a página do Detran de seu estado.

Tanto para pagar a Taxa de Licenciamento quanto para emitir um novo boleto é preciso ter em mãos o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do automóvel em questão.

O valor da Taxa de Licenciamento 2020 – base e corrigido – varia de estado para estado.

Confira o site do Detran de seu estado

3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Marcio Leão 9 de julho de 2020

    Porquê não consigo emitir o licenciamento mesmo tendo pago no banco ..

    • Avatar
      PAULO VIANA SILVA 10 de julho de 2020

      Há um aplicativo que deve ser instalado no celular. Caso haja conflito entre o programa e o aparelho, pode não funcionar. Mas na grande maioria dos casos, funciona e o CRLV pode até ser impresso. O DETRAN de alguns estados (Goiás, por exemplo), possuem em seu site uma opção para imprimir o Licenciamento, necessitando informar o numero do boleto pago.

  • Avatar
    carlos vieira dos santos 1 de junho de 2020

    fiz uma consulta e fui atendido ! obrigado .

Avatar
Deixe um comentário