Como transportar bicicleta no carro: os principais transbike e os cuidados

Na hora de escolher o suporte para transportar sua bicicleta, diversas características devem ser observadas para que você compre o acessório adequado

capa transbike imagem freepik
A escolha do equipamento ideal depende de alguns fatores (Fotos: Divulgação)
Por Camila Melo
Publicado em 01/01/2023 às 12h03

As férias estão aí e muita gente já está se preparando para viajar e curtir uns dias de descanso com a família ou amigos. Para muitos, a bicicleta é item indispensável e por isso a “magrela” também vai junto na viagem, então o assunto de hoje é como transportar a bike no carro e quais cuidados devem ser tomados. Na hora de escolher o suporte para transportar sua bicicleta (transbike), diversas características devem ser observadas para que você compre o acessório adequado e que proporcione uma segurança maior.

VEJA TAMBÉM:

O que é importante observar na hora de comprar um transbike?

Saiba quantas bicicletas cabem no suporte

Um ponto muito importante e que deve ser lembrado na hora de comprar um suporte para bicicleta é o número de bikes que cabem nele. Se você pretende praticar ciclismo em família ou com outra companhia, é imprescindível que o suporte seja grande o suficiente para suportar uma ou mais bicicletas.

Verifique a compatibilidade com o seu veículo

Assim como qualquer outro objeto, os carros também possuem dimensões diferentes. Por isso, é fundamental que o tamanho do seu suporte para bicicleta esteja de acordo com as dimensões do seu carro. 

Fique atento ao peso que os suportes aguentam

O peso máximo sustentado pelo suporte também tem que ser checado para evitar acidentes, multas e até mesmo a queda de sua bike. A informação sobre o peso máximo suportado está presente nas especificações técnicas de todos os modelos.

No geral, o peso que o suporte aguenta varia entre 15 kg (uma bicicleta) e 40 kg (3 bicicletas).

Opções de transbikes disponíveis no mercado

Dentre os modelos mais populares, podemos destacar o de estepe, teto e engate. Além disso, é possível carregar dentro do carro – seja no espaço interno ou em uma picape.

1. Suporte para Estepe

suporte estepe foto thule

O suporte para estepe é uma excelente alternativa para modelos que já contam com o espaço para estepe na parte externa do carro, como por exemplo Ford EcoSport, Citroën Aircross, Chevrolet Spin Activ, Volkswagen CrossFox, Fiat Idea Adventure.

Neste modelo de transbike, basta apenas fixar o suporte nessa parte externa: o processo de montagem é rápido e prático na maioria das vezes.

É importante lembrar que esse modelo permite a abertura do porta-malas ainda que esteja fixado, dependendo da complexidade do suporte, também é possível dobrar para otimizar o espaço.

2. Suporte para teto

suporte de teto foto divulgacao bora

O suporte para teto é um dos mais usados pelos ciclistas, pois não afeta a iluminação, nem a visibilidade da placa do veículo. Porém, para utilizar este modelo de transbike, é necessário que o carro conte com um rack de teto.

Mas as vantagens são boas: a primeira é que o motorista pode ficar tranquilo em relação à lei de altura máxima permitida para cargas no teto, uma vez que o limite é 50 cm e não se aplica às bikes.

A segunda é que possui um ótimo custo-benefício: são em sua maioria baratos e eficientes.

Por outro lado, a desvantagem encontrada por alguns é a dificuldade para retirar e colocar a bicicleta.

A dica extra aqui é redobrar a atenção quando estiver com a bike no suporte de teto para não passar próximo de árvores muito baixas e sempre verificar a altura das entradas de prédios ou casas.

3. Suporte de engate

suporte de engate foto matt wragg

O transbike de engate é muito eficiente e não danifica a lataria do carro. Entretanto, nem todos os veículos estão aptos ao uso de engate. A desvantagem é que pode comprometer o uso do porta-malas e cobrir as luzes e a placa.

4. Caçamba de picape

truckpad foto nomad

Transportar a bicicleta em uma picape também é uma ótima opção, é permitido que a bike seja carregada mesmo que fique com uma parte fora da caçamba.

Porém, para a segurança de todos, exige uma regulamentação: a medida que vai do centro da carga até o término da roda deve ter no máximo 60% de espaço entre os eixos do veículo. Além do mais, a parte excedente da bicicleta sempre deve ser sinalizada, principalmente à noite, contando com uma luz vermelha e um objeto que reflita essa luz.

Uma boa opção para transportar a bike na caçamba é utilizar o truckpad, uma cobertura acolchoada que se instala na porta da caçamba, garantindo a integridade tanto da bike quanto do veículo que a transporta.

Posso transportar bicicletas dentro do carro?

De acordo com a lei, não existem problemas em carregar a bicicleta dentro do veículo. Para quem não quer se preocupar em colocar uma nova placa ou tem receio de levar a bicicleta no suporte de teto, uma opção para transportar a bike é dentro do próprio carro. Mas, embora tenha essas vantagens que citamos, também há alguns pontos negativos.

Quem optar por transportar a bike dentro do automóvel, precisa estar preparado para desmontá-la e montá-la novamente depois. Caso o motorista vá levar família e/ou amigos no carro, essa maneira torna-se bastante complicada ou até inviável. Afinal, a bicicleta ocupa uma boa parte do espaço no banco traseiro ou do porta-malas. Além disso, é preciso lembrar-se de prendê-la corretamente, pois, se ficar solta, pode causar acidentes.

Regras básicas para o transporte de bicicleta

As regras mais básicas são: as bicicletas não podem atrapalhar a visibilidade das placas ou luzes do carro, nem comprometer a estabilidade ou a condução do automóvel. Para transportar bicicletas na tampa traseira, é preciso utilizar a segunda placa.

A única lâmpada que pode ser tampada pelas bikes é a lanterna de freio elevada (terceira luz de freio ou brake-light).

Quer saber mais sobre como transportar bicicletas sem cometer infrações? Clique aqui

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcelo Takahashi 4 de janeiro de 2023

Minha primeira opção era por um suporte de engate. Mas no manual do carro estava escrito que não era permitido o uso de reboque.
Fiz um questionamento a montadora informando que seria para uso para transporte de bicicletas, inclusive perguntei se poderia incorrer na perda da garantia. A montadora respondeu que sim. Ainda recebi uma ligação deles imqye ainda acrescentou no risco que poderia ocorrer em caso de colisão na traseira para os passageiros que estivessem nesse local….

Avatar
Deixe um comentário