Condutor com CNH vencida pode ser indenizado normalmente
PL quer determinar a obrigatoriedade durante a pandemia do novo coronavírus, já que o processo para renovação da carteira de motorista está comprometido
Por
AutoPapo
05/06/20 às 13h45
Com Agência Câmara de Notícias
Projeto de Lei alteraria o Código Civil (Foto | Shutterstock)
O Projeto de Lei (PL) 2607/20 impede seguradoras de veículos, durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19, de se recusarem a indenizar o condutor que estiver com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida a partir de 19 de fevereiro de 2020. O texto altera o Código Civil e será analisado pela Câmara dos Deputados.
Em razão da pandemia, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já impede, por tempo indeterminado, os órgãos de trânsito de aplicar multa ao condutor que dirigir com CNH vencida.
O autor da proposta, deputado Leur Lomanto Júnior (DEM-BA), explica que, mesmo autorizado pelos órgãos de trânsito, o condutor pode ter dificuldade para receber a indenização prevista na apólice em caso de sinistro.
É praxe entre as empresas seguradoras definir cláusula para deixar de pagar a indenização caso o segurado, ou qualquer outra pessoa, venha a dirigir o veículo sem a habilitação legal ou com a CNH vencida, suspensa, cassada ou não renovada.
Para virar lei, PL ainda precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado
“Em razão da atual impossibilidade de renovar a CHN, acreditamos ser importante se garantir o direito ao segurado em não perder o prêmio do seguro em razão de portar a Carteira Nacional de Habilitação vencida a partir de 19.02.2020”, finaliza o autor.
Para acompanhar a tramitação da matéria que deseja que as seguradoras indenizem condutor com a CNH vencida durante a pandemia, acesse a página da Câmara dos Deputados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Géssica
27 de julho de 2020
Meu carro foi Guinchado porque minha CNH tava muito atrasada e por causa dessa covid tudo fechado nao tinha como eu paga o que eu faço?????????????????????
Uma boa idéia e isso se faz necessário porque é uma situação singular e ímpar a ser reconhecida pelas operadoras de seguro . Que Deus ilumine esses Deputados federais e Senadores.
Minha cnh venceu em 2018..existe possibilidade de renova lá? ?durante essa crise..e o teste d toxicológico porque é tão caro ..e pra este exame ..pois se baixar categoria não precisa…quer dizer que o cara que usa droga é só baixar a categoria que tudo bem???🤔🤔🤔
As cnhs que venceu a partir do dia 19/02/20 pode transitar sem restrições, que a renovação está em tempo indeterminado, ou seja não sofrerá punição pelo fato de estar vencidas. O Detran do estado de Minas Gerais, voltou está semana, outros estados ainda estão fechados. Eu fiz exame quinta-feira dia 04/05/20.
Na minha opinião, devido às circunstância do país e do mundo o Detran deveria liberar todas às CNHS vencidas. Uma vez que estamos lutando para vencermos a Covid-19! É preciso de bom senso nesse momento,nada precisa de parar basta criar recursos e soluções,uma vez que temos toda a tecnologia em nosso favor. Uma sugestão seria a renovação online da CNH, e sem custos para todos os condutores com às CNHS vencida,estamos vivendo uma crise financeira mundial…
O Brasil é um pais onde o sujeito vende um carro de 500,00 e depois ambos, comprador e vendedor, perdem dias de trabalho, para pegar carimbo aqui e acolá, deixando o pais de produzir, quanto tudo isso deveria ser online, onde comprador e vendedor cadastrado nos DETRANS, via plataforma, fazem a transferência de propriedade, para veículos com documentos em dia. VAMOS SIMPLIFICAR DENATRAN…você consegue ser mais simples e menos burocratico.