Condutor com CNH vencida pode ser indenizado normalmente

PL quer determinar a obrigatoriedade durante a pandemia do novo coronavírus, já que o processo para renovação da carteira de motorista está comprometido

shutterstock apolice seguro auto documentos carro homem gravata camisa social
Projeto de Lei alteraria o Código Civil (Foto | Shutterstock)
Por AutoPapo
Com Agência Câmara de Notícias
Publicado em 05/06/2020 às 13h45
Atualizado em 05/06/2020 às 15h36

O Projeto de Lei (PL) 2607/20 impede seguradoras de veículos, durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19, de se recusarem a indenizar o condutor que estiver com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida a partir de 19 de fevereiro de 2020. O texto altera o Código Civil e será analisado pela Câmara dos Deputados.

Em razão da pandemia, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já impede, por tempo indeterminado, os órgãos de trânsito de aplicar multa ao condutor que dirigir com CNH vencida.

LEIA MAIS

O autor da proposta, deputado Leur Lomanto Júnior (DEM-BA), explica que, mesmo autorizado pelos órgãos de trânsito, o condutor pode ter dificuldade para receber a indenização prevista na apólice em caso de sinistro.

É praxe entre as empresas seguradoras definir cláusula para deixar de pagar a indenização caso o segurado, ou qualquer outra pessoa, venha a dirigir o veículo sem a habilitação legal ou com a CNH vencida, suspensa, cassada ou não renovada.

homem de gravata e camisa social segura pacote de documentos com carro vermelho em cima representando indenização de seguro
Para virar lei, PL ainda precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado

“Em razão da atual impossibilidade de renovar a CHN, acreditamos ser importante se garantir o direito ao segurado em não perder o prêmio do seguro em razão de portar a Carteira Nacional de Habilitação vencida a partir de 19.02.2020”, finaliza o autor.

Para acompanhar a tramitação da matéria que deseja que as seguradoras indenizem condutor com a CNH vencida durante a pandemia, acesse a página da Câmara dos Deputados.

Foto | Shutterstock

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
18 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Géssica 27 de julho de 2020

Meu carro foi Guinchado porque minha CNH tava muito atrasada e por causa dessa covid tudo fechado nao tinha como eu paga o que eu faço?????????????????????

Avatar
Marco Alves 9 de junho de 2020

Uma boa idéia e isso se faz necessário porque é uma situação singular e ímpar a ser reconhecida pelas operadoras de seguro . Que Deus ilumine esses Deputados federais e Senadores.

Avatar
Pedro dionzio 8 de junho de 2020

Minha cnh venceu em 2018..existe possibilidade de renova lá? ?durante essa crise..e o teste d toxicológico porque é tão caro ..e pra este exame ..pois se baixar categoria não precisa…quer dizer que o cara que usa droga é só baixar a categoria que tudo bem??????

Avatar
Claudemir Lemos Farias 8 de junho de 2020

renovei minha CNH .em março .paguei tudo estou
só esperando pegar.tenho que espera ou vou atras

Avatar
Reginaldo Araújo 8 de junho de 2020

Perdi minha CNH mês passado, como faço pra pedir 2via ?

Avatar
Elizângela 8 de junho de 2020

Minha CNH provisório venceu em dezembro de 2019 não consegui pegar a definitiva por eu está desempregada sera que vou perder minha cnh

Avatar
Emerson Fernandes Teodoro 7 de junho de 2020

A minha venceu 10/04/2020 como será daqui pra frente sendo q estamos preso a isso

Avatar
Jailton da silva rocha 7 de junho de 2020

Autopapo

Avatar
Juarez 7 de junho de 2020

As cnhs que venceu a partir do dia 19/02/20 pode transitar sem restrições, que a renovação está em tempo indeterminado, ou seja não sofrerá punição pelo fato de estar vencidas. O Detran do estado de Minas Gerais, voltou está semana, outros estados ainda estão fechados. Eu fiz exame quinta-feira dia 04/05/20.

Avatar
Eraldo Carlos De Lima 7 de junho de 2020

Na minha opinião, devido às circunstância do país e do mundo o Detran deveria liberar todas às CNHS vencidas. Uma vez que estamos lutando para vencermos a Covid-19! É preciso de bom senso nesse momento,nada precisa de parar basta criar recursos e soluções,uma vez que temos toda a tecnologia em nosso favor. Uma sugestão seria a renovação online da CNH, e sem custos para todos os condutores com às CNHS vencida,estamos vivendo uma crise financeira mundial…

Avatar
José ramivaldo Barbalha de freitas 6 de junho de 2020

A cnh venceu 04/05/2020 por lei tem mais um mês ou seja 05/06/2020, a dúvida agora é saber se Detran PB vai abrir para que seja renovada a conj.

Avatar
Jorge Robinson Júnior 6 de junho de 2020

Já que a seguradora se nega a pagar então ninguém precisa renovar ou pagar o seguro, né

Avatar
Jordelio barros meira 6 de junho de 2020

A minha cnh venceu em janeiro e em fervereiro nao consequi renovar o q faco com essa situacao

Avatar
Douglas abreu pianoski 6 de junho de 2020

Tomei multa no penultimo mes de provisoria .sera que consigo renova minha snh.mais nao chegou em casa a multa.durante a pandemia

Avatar
Anderson pontes da silva 6 de junho de 2020

Quem tiver com pontos estofados poder circular?

Avatar
Marcio Silva 6 de junho de 2020

Pontos estofados?? Essa é boa heim, tipo sofá ou poltrona, rs

Avatar
Salvador pereira de jesus 6 de junho de 2020

Boa

Avatar
Paulo Tubain 5 de junho de 2020

O Brasil é um pais onde o sujeito vende um carro de 500,00 e depois ambos, comprador e vendedor, perdem dias de trabalho, para pegar carimbo aqui e acolá, deixando o pais de produzir, quanto tudo isso deveria ser online, onde comprador e vendedor cadastrado nos DETRANS, via plataforma, fazem a transferência de propriedade, para veículos com documentos em dia. VAMOS SIMPLIFICAR DENATRAN…você consegue ser mais simples e menos burocratico.

Avatar
Deixe um comentário