Consórcio de carro já possui opção sem taxas até a contemplação

Modalidade é uma boa opção para os condutores que querem comprar um veículo novo à prazo sem sofrer com as taxas de financiamentos

Consórcio vem crescendo nos últimos meses
Por AutoPapo
Publicado em 17/02/2019 às 16h03
Atualizado em 18/02/2019 às 11h17

Comprar um automóvel, especialmente no Brasil, não é tarefa fácil. Por isso, apenas de janeiro a julho de 2018, segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), um milhão e meio de veículos foi adquirido por meio de financiamentos. Mas a opção, que tem custo elevado, pode ser substituída pelo consórcio de carro. Isso porque, apesar de poder demorar mais, a segunda modalidade oferece benefícios aos condutores.

Entenda o que é o consórcio para carro

O consórcio é caracterizado por um grupo de pessoas que se reúne com o mesmo objetivo e usa uma administradora para gerenciar o dinheiro e realizar as compras.

“É como uma espécie de crowdfunding. É uma compra programada, para quem faz um planejamento financeiro”, define o presidente regional da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (Abac), Bruno Correa Martins.

O consórcio de carro não tem juros, mas sim uma taxa de administração, que é cobrada ao longo do período de participação do cliente.

Atualmente existe, no mercado, uma modalidade ainda mais confortável. É o consórcio digital sem taxas até a contemplação. No Up Consórcio, idealizado pela empresa Embracon, além de só começar a pagar o valor da manutenção depois de retirar o veículo, o cliente pode aderir ao produto de maneira remota, pela internet.

Ainda é possível acompanhar o status do projeto, as assembleias e até a contemplação pelo celular.

“Desenvolvemos um produto simples, rápido e de fácil entendimento para atender cada vez mais as necessidades de diferentes públicos, ao mesmo tempo que mostramos para o mercado que, apesar de o sistema existir há mais de 50 anos no Brasil, é possível inovar e criar uma opção de compra e investimento interessante e vantajosa para os consumidores”, pontua Guido Savian, presidente administrativo da Embracon.

Consórcio de carro é uma boa opção para quem quer comprar um automóvel à prazo. Já existem, no mercado, empresas que só combram taxas após a contemplação.

Como funciona

O condutor faz uma simulação, escolhe o valor da carta de crédito e a quantidade de parcelas que mais atendam ao seu perfil. Depois de contratado o consórcio, basta pagar as mensalidades em dia e aguardar a contemplação por sorteio mensal ou antecipar parcelas com a oferta de lance.

Uma vez contemplado no Up Consórcio, o cliente passa a pagar a taxa de 0.35% ao mês, que equivale a 4,2% a.a. sobre o valor do crédito contratado.

Em caso de contemplação por lance, o cliente tem outra vantagem: é possível optar por reduzir o valor das parcelas mensais mantendo, neste caso, o prazo original do plano ou, ainda, reduzir o prazo da cota optando pela quitação das parcelas finais.

Na modalidade convencional, a taxa de administração dos consórcios é de o,15% ao mês. A informação foi confirmada pelo presidente da Abac.

Foto Shutterstock | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário