Desde o dia primeiro de janeiro de 2020, o controle eletrônico de estabilidade passou a ser item obrigatório no mercado brasileiro de automóveis. Mas a medida é válida apenas para projetos novos feitos a partir deste ano – os modelos já existentes têm até 2022 para se adequarem à norma.
Porém, nos últimos tempos o ESP se tornou figurinha comum até no segmento de compactos. Confira os 10 carros mais baratos no Brasil que saem de fábrica com o item de segurança
Importante: pegamos as versões mais baratas de cada linha e não consideramos o VW Up TSI, pois ele só sai com controle de tração.
Os 10 carros com controle de estabilidade (ESP) mais baratos do Brasil
Saiba mais detalhes sobre os modelos mais baratos do Brasil com ESP abaixo
1. Chevrolet Onix: R$ 48.490
A nova geração do Onix, o carro mais vendido do país. é também o modelo mais barato a trazer controles eletrônicos de estabilidade e tração. Isso desde a versão de entrada, por menos de R$ 50 mil e com o novo motor 1.0 de três cilindros, só que aspirado, com potência de 82/78 cv e sempre com caixa manual de seis marchas.
Apesar de ser a básica, traz outros itens que ganharam destaque no lançamento do sedã Onix Plus, como os seis airbags, assistente à partida em rampas e Isofix. Ajuste de altura dos faróis, monitoramento de pressão dos pneus, ar, vidros nas quatro portas e travas elétricos e som com duas entradas USB também fazem parte do Onix mais barato.
2. Toyota Etios: R$ 51.890
O Toyota Etios adotou o controle eletrônico de estabilidade, de tração e em aclives ainda na linha 2019. No caso da configuração dois volumes do compacto, a versão mais básica X usa o motor 1.3 16V de 98 cv e a transmissão manual de seis marchas, conjunto com fama de eficiente e com baixo custo de manutenção
O nível de equipamentos é similar ao do irmão, com ar-condicionado, direção elétrica, trio, Isofix, e também sem liga nas rodas ou central multimídia.
3. Volkswagen Polo 1.0 MPI: R$ 53.590
Ainda no ano passado, toda a linha 2020 do VW Polo passou a ser equipada com ESP e o assistente à partida em rampas. Desta forma, até a versão básica sem sobrenome e com o motor 1.0 aspirado de três cilindros e de 84/75 cv tem o controle de estabilidade.
Também é vendida com quatro airbags, ar, direção elétrica, travas e quatro vidros elétricos e chave com telecomando. O som é simples, com USB e Bluetooth e tem rodas de aço. Mas é um dos carros com melhor acerto dinâmico e dirigibilidade do segmento, registra baixo consumo de combustível e tem a fama de robustez do fabricante alemão.
4. Hyundai HB20: R$ 53.790
A segunda geração do Hyundai HB20 ostenta controles de estabilidade e tração a partir da versão intermediária com motor 1.0 de 80 cv, a Evolution. Isso desde a variante com câmbio manual de seis marchas.
Traz como equipamentos de série: sensor de estacionamento traseiro, travas e vidros elétricos com “one touch” nas quatro janelas, rodas de liga leve aro 15″, ar digital e central multimídia. Cinco anos de garantia e revisões com preço fixo competitivo também estão no hatch.
5. Toyota Etios Sedan: R$ 56.690
O controverso, espaçoso e mecanicamente elogiável Etios Sedan ganhou controle de estabilidade de série na linha 2019. Por menos de R$ 57 mil, desde a versão X oferece um dos melhores custos-benefício do segmento.
É equipado com o motor 1.5 16V de até 107 cv de potência com transmissão manual de seis marchas, e tem um dos custos de revisão mais em conta do mercado – sem falar no porta-malas com capacidade de 562 litros. Leva ar, direção elétrica, trio, Isofix, assistente de subida, mas nesta configuração de entrada as rodas são de aço e não há central multimídia. O acabamento também é um dos piores do segmento.
6. Ford Ka Freestyle 1.0: R$ 57.440
A linha 2019 do Ford Ka trouxe melhorias à linha e a versão Freestyle. O exemplar aventureiro do hatch é o mais barato da gama com controles de estabilidade, tração e subidas.
O propulsor é 1.0 de até 85 cv, considerado um dos melhores três-cilindros do mercado. Sai de fábrica também com sensor de ré, central multimídia Sync, rodas aro 15”, ar-condicionado, direção elétrica e trio. Além dos apliques jipeiros na carroceria, com molduras nos para-choques e para-lamas, rack no teto e bancos com tecido diferente.
7. Hyundai HB20S: R$ 58.390
O Hyundai HB20S ganhou nova geração em setembro e também o controle de estabilidade e o controle tração, que equipa o carro a partir da versão Evolution. A derivação recebe, ainda, o controle de aclives, sensor de ré, vidros elétricos com “one touch” nas quatro janelas, rodas de liga leve aro 15″, ar-condicionado com display digital e central Bluemedia.
O motor é o 1.0 aspirado três canecos de até 80 cv, que trabalha com a nova caixa manual de seis marchas. O novo HB20S também ficou ligeiramente mais espaçoso e com acerto discretamente mais firme do conjunto, além de manter o baixo custo de manutenção e cinco anos de garantia.
Comparamos as versões top de linha do Onix Plus e do HB20S. Confira:
8. Chevrolet Onix Plus: R$ 60.090
O Onix Plus deixou os rivais preocupados. Isso porque toda a linha chegou com motor tricilíndrico turbo de 116 cv, plataforma moderna, mais espaço, seis airbags e… controles de estabilidade e tração, além do assistente de subidas. Isso desde a versão de entrada, sem sobrenome e com câmbio manual de seis marchas.
Regulagem dos faróis, Isofix, sensor dos pneus, ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, chave canivete e som com Bluetooth e entrada USB dupla completam a lista básica de equipamentos. Nem mesmo os casos de incêndio e recall abalaram o carro, que foi o segundo modelo mais vendido do mercado em dezembro de 2019, só atrás do irmão Onix hatch.
9. Fiat Argo: R$ 62.790
O Fiat Argo Drive 1.3 GSR é a versão a mais barata na linha do compacto premium a receber o controle de estabilidade. A versão intermediária tem o controle de subida, monitoramento dos pneus, ar, direção elétrica, vidros e travas elétricos, chave tipo canivete e central multimídia com tela de 9″. Porém, as rodas são de aço e só oferece retrovisor elétrico como opcional.
O Argo Drive movido pelo moderno e eficiente Firefly de até 101 cv. A questão é que para se ter o hatch mais barato com controle de estabilidade, só com a confusa transmissão automatizada GSR de cinco velocidades. A Drive com caixa manual não tem o item.
10. Honda Fit: R$ 62.800
Foto Honda | Divulgação
Desde a linha 2018 o Honda Fit passou a dispôr de controle de estabilidade e tração para toda a gama. Isso significa que a versão de entrada DX já vem com o equipamento.
A configuração, obviamente, é a mais tímida em termos de itens de série. Vem com assistente à partida em rampas, Isofix, chave tipo canivete, luzes diurnas de LEDs, rodas de liga de 15” e o esperado ar, direção elétrica e trio.
O motor é o conhecido 1.5 16V de até 116 cv, mas o câmbio é manual de cinco marchas e o som é simples. O Fit ganhará nova geração entre o fim de 2020 e início de 2021. Detalhe é que o que o WR-V, seu companheiro de plataforma e mais caro, não recebe ESP.
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marcus
6 de fevereiro de 2020
As montadoras no Brasil, brincam com a vida dos consumidores, e o governo apoia.