Basta dar uma olhada pela rua para perceber: em relação às cores, os carros são bastante uniformes. Tons brancos, pretos e cinzas, principalmente prata, são amplamente predominantes. Eventualmente, uma ou outra lataria tingida de vermelho se destaca em meio às demais. Mas, afinal, por que isso ocorre? A sensação de que falta cor ao trânsito corresponde à realidade?
A resposta é sim. A fabricante de tintas automotivas PPG tem dados referentes às cores de carros de vários continentes. Em todos eles, a tonalidade branca é, de longe, a mais popular. Depois vêm prata, preto ou cinza. Colorações mais vivas, como azul ou vermelho, são sempre minoritárias: a participação nunca supera 11%.
Na América do Sul, carros de cores vivas têm ainda menos aceitação que em outros continentes (Imagem: PPG | Divulgação)Porém, tonalidades neutras são predominantes em todo o planeta (Imagem: PPG | Divulgação)
A América do Sul, em especial, é o continente no qual cores vivas têm maior rejeição. Branco, prata, preto e tons de cinza detêm, juntas, nada menos que 88% do mercado. A opção mais popular fora desse espectro é o vermelho, com discretos 7,5% de participação.
Tendência do mercado
Para Paulo Roberto Garbossa, consultor da ADK Automotive, a predominância de tonalidades neutras ocorre porque o mercado as considera mais comerciais. “As pessoas compram pensando em qual cor será mais fácil para revender o carro. Por isso, elas optam por branco, preto, prata e cinza”, sintetiza.
Contudo, Garbossa pondera que alguns consumidores, ainda que em menor número, fazem questão de tonalidades mais vivas. Por isso, é vantajoso para o fabricante manter uma paleta mais diversificada. “Em alguns carros, determinadas cores caem muito bem: depende muito do produto e também do comprador”, conclui
Fabricante enxuga paleta de cores para carros em função de baixa demanda
O caso da FCA (Fiat-Chrysler Automobiles) parece ratificar a opinião do consultor da ADK. A fabricante, que até pouco tempo atrás oferecia uma paleta de cores bastante diversificada para seus carros, enxugou as opções nos últimos anos.
Tonalidades como azul Portofino, Verde Savage e amarelo Citrus, que foram oferecidas em veículos Fiat até pouco tempo atrás, acabaram sendo abolidas. Agora, além de branco (sólido ou perolizado), preto, prata e cinza, há apenas uma opção: vermelho Montecarlo.
Cores como o azul Portofino, que já foi disponibilizada para o Argo HGT, não estão mais disponíveis no configurador do site da Fiat (foto: Fiat | Divulgação)
Consultada, a FCA esclarece que vários consumidores ficam relutantes em optar por carros de cores fora do padrão formado por branco, prata, preto e cinza, por receio de que haja maior perda no valor de revenda. Além disso, muitos desses tons mais comuns não têm custo extra no momento da adquisição do veículo.
Porém, a empresa afirma ter detectado que tonalidades mais vivas tendem a ganhar mais adesão entre os proprietários de SUVs. “É uma tendência que a FCA vem estudando, justamente em razão dos próximos lançamentos que virão”, explicou o fabricante por meio da assessoria de comunicação.
A FCA informou ainda a participação de mercado de cada uma das cores de sua paleta para carros, em um período que engloba as vendas entre 2019 e 2020. Confira:
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Sir.Alves
16 de fevereiro de 2021
Ha quem diga quem um veiculo vermelho, azul ou verde podem ser vendidos ate mais caros, veiculos prata e preto sao tao comuns que sao mesmice e nao tem sobrepreco de revenda. Sou fan do branco apenas aquele branco da fiat, que se chama branco Calarrari(acho que eh assim que se escreve).
Fabricar carros com o menor número possível de cores é o sonho de todas as montadoras, visto que a troca de côr na linha de produção gera custo e atrasa a produção, pois a cabine de pintura é “gargalo”. E sim, grande parte dos compradores compra carros prata/branco/cinza pensando na hora de vender, mesmo que ele goste de outra côr. Ou seja, passa vários anos com um carro não exatamente da côr que ele gostaria, porque os outros aprovam. Trabalho com carros usados desde 1992, e já ouvi de dezenas de pessoas, que gostam desta ou daquela côr mais viva, mas compram prata/branco/cinza porque vende mais fácil. Questão de escolha. Pessoalmente, eu gosto de carro vermelho (tal qual o Comendador Enzo Ferrari), sempre comprei os vermelhos, e quando vendi, sempre achei quem gostasse, até porque a oferta é bem menor.
Também gostei da tua opinião. Gosto muito de carro de cor Vermelho, preto e Grina ou Maron. Mas parece-me que as montadoras não gostam de pintar carros de outras cores, a não ser branco, Cinza, prata, ou preto. Devem ter algum motivo que não seja por causa escolha dos clientes