Critico os mecânicos sim… Os que são desonestos

'Então, é preciso distinguir o joio do trigo. Tem mecânicos honestos, mas tem também os desonestos. Esses eu critico!'

mecanico mostra orcamento cliente desesperado
Infelizmente, mercado tem alguns 'profissionais' desonestos (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 01/06/2022 às 20h49

O pessoal me questiona porquê as minhas críticas aos mecânicos e as oficinas, e eu digo que não é bem assim. Eu tenho o maior respeito pelos mecânicos, já fui sócio de oficina mecânica. Mas tem o mecânico honesto, e tem aquele, que por exemplo, recomenda um aditivo pro óleo.

Explico isso neste vídeo:

VEJA TAMBÉM:

Por quê? Porque ele tem para vender esse aditivo lá na oficina dele. E a gente sabe que óleo nenhum do motor precisa de aditivo. Ele chega a vestir a camisa com a marca do aditivo estampada! Dá para confiar em um mecânico desse?

Ou então você chega na oficina, da concessionária ou fora dela, e lá vem no orçamento: limpeza de bico injetor. Mas como em um carro com 10 mil km que está com boa performance, baixo consumo, marcha lenta em ordem, que não tem nenhum sintoma no motor e o motorista nunca reclamou?

E lá vem a oficina botar R$ 150 em limpeza de bico injetor. O bico injetor tem que ser limpo mesmo, mas quando ele está sujo, quando existem sintomas para isso.

Limpeza de freio traseiro

Ou então, eu já comentei aqui uma vez, limpeza dos freio traseiros: ele é a de lona e ficam mesmo resíduos da lona com desgaste. Mas não se cobra nada para abrir o freio traseiro e para limpar. Não se faz isso.

Quando se abre para trocar a lona, por exemplo, limpa-se, como cortesia, o freio traseiro. Mas orçar e cobrar é pi-ca-re-ta-gem!

Então, é preciso distinguir o joio do trigo. Tem mecânicos honestos, mas tem também os desonestos. Esses eu critico!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jenosan 14 de janeiro de 2023

Há algum tempo atrás uma Concessionária (não vou citar o nome) entendeu que o proprietário podia entrar em suas oficinas e acompanhar o serviço no seu carro. Acompanhei e verifiquei a dificuldade de lidar e efetuar a boa mecânica nos carros pela fragilidade das peças. Percebi que se for cobrado as peças que estavam funcionando mas já deterioradas e imprópria para uso (digo em carros com menos de dez anos de uso, o meu por exemplo) muitos iriam recusar a pagar. Não estou defendendo oficinas desonestas. Estou ressaltando que o fato do cliente não poder ver o serviço é ruim para ambas as partes. Devemos demonstrar nosso honestidade e não só exigir do outro. E deve ser desde criança.

Avatar
Rafael 5 de junho de 2022

O ADG da High Torque te ama Boris…kkk

Avatar
Antonio Donizeti Martins 4 de junho de 2022

No mundo existem enganadores e enganados, e eles estão em todos os lugares.
Mas, como dizia Carlos Gardel (cantor de tango): “mas que o século 20 é um disparate de maldade insolente, já não há quem o negue. Vivemos misturados numa lama e no mesmo lodo todos manuseados”.
Só o conhecimento, só a verdade nos livrará desses enganadores.

Avatar
3 de junho de 2022

Olha, com todo respeito ao prezado Boris, mas o artigo é meio redundante né? Todo profissional desonesto, antiético, enganador, deve ser sempre criticado e exposto para que menos pessoas fiquem expostas a eles. Pode ser médico, dentista, advogado, pedreiro, pintor, feirante, farmaceutico, entregador, taxista, enfim, profissionalismo e honestidade acima de tudo, e em toda atividade. E claro, inclui-se nisso também os mecânicos, ah, e só para lembrar, políticos também né? Grande abraço a todos.

Avatar
RANDEL VIEIRA ARAUJO 3 de junho de 2022

A melhor maneira de evitar de sermos lesados, é nos ajudar e divulgar nas ferramentas da internet, como avaliações do Google.
O bom profissional deve ser recomendado com o exemplo específico de bom serviço prestado.
O mau profissional deve ser exposto, pela má qualidade do serviço e conduta.
Fui lesado no ano passado por um profissional de ar condicionado, que dizia ter mais de 20 anos de experiência e atuação. Pois bem, me carro ficou uma semana, e ele sequer teve condições de reparar um compressor de um carro antigo. Cada dia uma desculpa, inclusive envolvendo problemas pessoais.
Se não pode fazer, não assuma um compromisso. Se deu um prazo, cumpra, salvo por motivos de força maior.
Estou atualmente com problemas para encontrar aqui em São Paulo, uma oficina mecânica que queira mexer em carro antigo (Tempra).
Como disse um amigo, preciso de indicação de uma oficina mecânica “RAIZ” com preço justo e e honesto. Até agora não encontrei nenhum, e os poucos que me indicaram são “NUTELA”.

Avatar
J Roberto 3 de junho de 2022

Acrescento que também tem muitas concessionárias que merecem críticas.
Já tive mais de 10 carros todos adquiridos novos.
Durante as revisões obrigatórias algumas concessionárias tentaram e, muitas vezes conseguiram empurrar produtos ou serviços sem necessidade.
Tem uma marca que tive de trocar de concessionária várias vezes por causa de ameaças de perda da garantia por não aceitar alguns serviços. E, mesmo trocando de concessionária, percebi que a pratica era comum na marca.
Felizmente a marca do meu carro atual não utiliza essa pratica.

Avatar
Santiago 4 de junho de 2022

Exatamente.
O “produto” mais empurrado pelas concessionárias era a tal “limpeza dos bicos injetores”. E conforme esse golpe ficou manjado, agora nos empurram uma tal de “descarbonizacao do motor”. Tudo na base daquela conversa evasiva com a leitura rápida dos itens. E se você pedir que te imprimam a lista de itens e serviços pra poder conferir com calma, adivinha…” não dá, a impressora tá com problema”.
Percebe- se que são treinados para isso.

Avatar
jo 3 de junho de 2022

Todo profissional desonesto e incompetente merece critica. Chega de corporativismo. Está certo Boris…

Avatar
Adriano Melchior Cardoso Cerdeirinha 3 de junho de 2022

Falou tudo.
Limpar bico quando realmente precisa.
Aditivo de óleo desnecessário e caro sem abrir o jogo é enganar cliente..
Limpeza do freio traseiro se for cobrar tinha que ser bem barato mesmo.. 10 ou 20 reais no máximo só pra constar que foi feito

Avatar
Oliveira 2 de junho de 2022

É Boris e tem os jornalistas que age de má fé ou não tem conhecimento, depois do pinoquio do corolla cross vendi o meu e por indução comprei um compass 1.3 turbo. rodei 3.200 km o óleo do motor baixou 2.9 litros, gasta 460,00 reais para encher o tanque e faz 4km/l, as lanternas traseiras encheu de água quando andei na chuva o alarme todos os dias de madrugada disparava na garagem e lá ia eu de pijama, fui na autorizada jeep me disseram que tudo é normal. Vendi comprei outro corolla cross agora com mais tecnologia e estou satisfeito.

Avatar
Cadillata 2 de junho de 2022

É isso aí, camponês!

Avatar
Deixe um comentário