Placa de carro estragada: quais danos dão multa? Confira!

O código de trânsito exige que as placas estejam em bom estado, danos rendem multas e ilegibilidade é uma infração mais grave

placa mercosul nova
Ilegibilidade rende multa mais cara que amassados (Foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 16/06/2023 às 12h02

A placa do carro é um item obrigatório e cumpre a importante função de identificá-lo. Por isso, ela precisa estar regularizado e em bom estado, já que problemas em sua leitura e danos atrapalham na fiscalização e rende multa.

Os danos que rendem multa vão desde amassados a falta de legibilidade. É preciso trocar a placa do carro para evitar as multas, caso ela esteja danificada. Se o carro ainda usa o padrão antigo, será necessário trocar as duas placas pela Mercosul.

VEJA TAMBÉM:

Multa por placa danificada ou ilegível

A infração por rodar com a placa do carro avariada ou fora da regulamentação é média, com multa no valor de R$ 1301,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O carro também será retido até que seja regularizado.

No caso de estar com a placa ilegível, a infração é maior: ela é considerada gravíssima, gerando multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH. O veículo também é removido nessa situação.

Atenção! Reparar a placa em casa, como pintar os caracteres apagados, também é ilegal. O carro será reprovado em vistoria.

Tipos de danos que rendem multa

A multa mais pesada é a de placa de carro ilegível. Isso é configurado quando a placa está muito suja, de forma que seja difícil identificar os caracteres, ou desgastada a ponto de ter perdido a tinta. Caso tenha acabado do rodar em uma estrada de terra, feito trilha na lama ou trafegou em rodovias com tráfego pesado de caminhões levando minério, é recomendado parar em um posto para lavar a placa e outros equipamentos essenciais.

Quando a placa está quebrada, faltando pedaço, perdido um dos parafusos de fixação ou com o lacre rompido, o agente de transito poderá aplicar a infração. Motociclistas que dobram a chapa para não ser pegos em radar também serão autuados.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
André Caldas 11 de janeiro de 2024

Engraçado fazerem uma reportagem dessas. Dizerem que você não pode consertar por conta própria, mas não indicarem qual é a maneira correta de proceder!!!

Tá… dá multa. Tá… não pode consertar. Tá… então o que eu faço!?!?!?

AutoPapo
AutoPapo 11 de janeiro de 2024

Olá, André! Está na matéria, no segundo parágrafo.

“É preciso trocar a placa do carro para evitar as multas, caso ela esteja danificada”

Avatar
henrjk 18 de dezembro de 2023

Recebi uma multa nesse sentido da reportagem.
Mas há um porém: a placa está nova como que saiu da concessionaria, não estava suja porque o veiculo não andou em lamaçal e nem desgastada e a placa é refletiva.

Avatar
Deixe um comentário