Design de carro e a difícil arte de agradar a maioria

Acertar o desenho de um carro demanda estudo e investimento; mesmo assim, alguns conseguem desagradar a maioria dos consumidores

novo hb20 2019 09 16 at 21 33 3
Adeus, 'esportividade sensual' (Foto: Hyundai | Divulgação)
Por Felipe Boutros
10 de julho de 2022 07:33

O que passa na cabeça de alguns executivos de montadoras quando aprovam certos desenhos de carros? Sério! “Opa, foi mal, esse carro aqui foi um fracasso, mas daqui 3 anos a gente faz uma reestilização, coloca um lero-lero diferente, e de boa”.

Quando eu trabalhava em jornal diário e saía algum erro na edição eu já me sentia superconstrangido  – e olha que no outro dia, o “meu trabalho” já estava lá forrando gaiola de passarinho e servindo de toalete para cachorro.

Imagina lançar um carro com o desenho errado e ter que esperar pelo menos três anos antes de intervir… Eita!

VEJA TAMBÉM:

“Do que esse cara tá falando”, deve estar indagando um dos meus três leitores. Estou falando do novíssimo Hyundai HB20. Em 2019, quando chegou ao mercado a segunda geração, a marca sul-coreana chamou ate o designer responsável pelo projeto para explicar o motivo daquelas linhas. “Esportividade sensual”, como foi batizado o conceito por trás do desenho. “A ousadia em forma de automóvel”, alardearam (e a página oficial ainda está aqui)

“Bagre”, foi como ele ficou conhecido… Nem um pouco esportivo, muito menos sensual. Desenho de carro quando tentam explicar demais o conceito por trás das formas, pode saber que tem alguma coisa errada.

hb20 nova geracao
Muitos chamam este HB20 de “bagre” (Foto: Hyundai | Divulgação)

Logo a Hyundai tentou remediar o problema, tentando disfarçar a grade pintando de preto – ela não poderia, de cara, pensar em um facelift. Mal ou bem, os consumidores aceitaram o HB20 e logo ele se consolidou como um dos carros mais vendidos do Brasil. Mas sempre sendo motivo de chacota.

Mais polêmica!

E quando todos achavam que a Hyundai tinha aprendido a lição, veio o novo Creta e… “meu Deus do céu! É sério isso?” Mais uma vez, os sul-coreanos dividem opiniões com um desenho, digamos, controverso. Teve gente que gostou da frente, mas odiou a traseira. Outras foram unânimes: o SUV todo é feio.

Eu vou remar contra a maré! Eu sempre gostei da segunda geração do HB20. E gostei do Creta! Falei isso em um vídeo de avaliação do SUV – vou deixar ele aqui embaixo para vocês darem uma olhadinha (e se inscreverem no canal).

“Noooossaaaaaa, você deve estar recebendo da Hyundai para falar que esse carro não é feio”. Blá, blá, blá, o mesmo discurso de sempre para desclassificar a opinião do jornalista. Não me abalo (e não recebi pix nenhum).

Ok, admito que eu sou minoria. Tanto é assim que a própria Hyundai mudou completamente e voltou para um desenho mais ortodoxo, sem muita ousadia, no HB20. Ficou um carro mais genérico? Sim! Tem mais chances de agradar? Sim! Então ótimo para eles.

novo hb20 2023 azul movimento teste frente lado direito
Novo HB20: desenho mais genérico é mais fácil de acertar (Foto: Hyundai | Divulgação)

Erros e acertos

Mas retomando o fio da meada, de tempos em tempos, aparece uma polêmica. Montadoras que tentaram ousar demais e quebraram a cara. Tiveram que voltar atrás. Quem se lembra dos BMW da era Chris Bangle? Eram bem esquisitos. Temos diversos outros exemplos, fáceis de encontrar em qualquer busca de lista de carros mais feios (mas vou facilitar a sua vida e deixar esse link aqui).

Também temos exemplos de carros que romperam completamente com a geração anterior e foram um sucesso. Talvez o mais fácil de lembrar seja o Honda Civic em sua oitava geração.

Mas sabe o que é o mais bizarro? É esses carros controversos serem aprovados! Não dá para entender… Bilhões de dólares investidos em um projeto para no fim ele ser chamado de bagre? Capivara? E o consumidor que vai lá, investe seus “caraminguás” para escutar “mas você gostou desse carro?”

Pois eu repito o quase chulo provérbio popular: gosto é que nem… Cada um tem o seu!

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Leonardo Silva 13 de julho de 2022

Francamente eu nunca entendi o tamanho da polêmica encima do desenho do HB20. Acho sim que é diferente, tem alguma ousadia mas esse formato de grade com forma de “boca” que lembra peixe é uma coisa que vem desde os anos 50 nos carros.

Avatar
Deixe um comentário