Em dias frios, você deve observar esses 10 itens no seu carro

Proximidade do inverno e quedas nas temperaturas requerem pequenos cuidados extras com o automóvel que garantem segurança e vida útil

carro em dia frio
Sistema de iluminação é um item que deve ser observado (Foto: Shutterstock)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 15/05/2022 às 10h03

Uma nova frente fria vai derrubar as temperaturas em várias regiões do país nos próximos dias. Além disso, a proximidade do inverno também faz os termômetros baixarem naturalmente, além de ser uma época mais seca. Todas essas intempéries também afetam o seu automóvel.

Por esta razão, é importante observar alguns componentes e dispositivos do carro em dias mais frios. Não só bateria e o sistema de arrefecimento, como também luzes e até o ar-condicionado do veículo. Confira.

VEJA TAMBÉM:

1. Bateria

bateria renault pequena
Foto Renault | Divulgação

A bateria tem mais chances de arriar em dias frios justamente porque a temperatura mais baixa dificulta a reação química da peça, a responsável por fornecer a energia. Além disso, nestas condições climáticas a bateria também é mais exigida, já que o combustível custa a se vaporizar para fazer o motor funcionar e até o lubrificante fica mais viscoso, o que reduz sua fluidez no conjunto.

Então, o ideal é que a bateria esteja em boas condições no inverno. Leve o carro ao eletricista e faça a checagem da peça. Além disso, é importante seguir os prazos de troca estipulados pelo fabricante da bateria e do carro, e usar produtos na amperagem correta.

2. Sistema de arrefecimento

Existem muitas duvidas em volta da manutenção do líquido de arrefecimento
Manter o nível do fluido de arrefecimento e trocar nos prazos ajudam a prolongar a vida útil do carro

Não esqueça do aditivo para o sistema de arrefecimento do carro em dias frios. O produto tem a função de aumentar o ponto de ebulição da água e também propriedades anticongelantes para manter o conjunto na temperatura ideal, o que vai evitar problemas no funcionamento do veículo e eventuais fissuras no radiador. Coloque os aditivos indicados pelo fabricante e na quantidade recomendada no manual do proprietário.

3. Tanquinho

bocal do tanquinho de gasolina do sistema de partida a frio do carro flex credito alexandre carneiro autopapo

Hoje em dia, você não precisa mais puxar o afogador. Os carros com injeção eletrônica acabaram com essa rotina de quem tinha veículo carburado a etanol. Só que muitos modelos flex tinham (e alguns modernos ainda têm) o tanquinho auxiliar, justamente para “jogar” gasolina no sistema.

Então, não esqueça de, nesta época fria, deixar o reservatório sempre com gasolina. É o que vai garantir uma boa partida do motor se o carro estiver com bem mais etanol no tanque e se as temperaturas estiverem abaixo de 18 graus.

4. Óleo e filtro

Nem o óleo escapa das tentativas de golpe dos picaretas!

Como mencionado acima, o lubrificante tende a ficar mais “denso” em razão das temperaturas mais baixas. Por esta razão, é fundamental fazer as trocas do óleo e do filtro dentro dos prazos recomendados pelo fabricante, e com produtos dentro das especificações que constam no manual.

5. Ar-condicionado

ar condicionado

Ficou frio e você esquece o ar-condicionado? Não faça isso. Primeiro, porque o equipamento também oferece ar quente, o que pode ser confortável para quem trafega em lugares ainda mais gélidos.

Além disso, o perfeito funcionamento do climatizador garante um desembaçador de vidros mais eficiente. O para-brisa e as janelas costumam embaçar com mais facilidade nessa época devido à temperatura mais elevada na cabine em relação ao clima externo.

Tem mais. O sistema de ar-condicionado é composto por peças móveis, mangueiras e componentes que precisam de funcionamento para estarem sempre lubrificados. Ligue-o pelo menos uma vez por semana, por 10 minutos, para evitar o desgaste das peças e até um eventual vazamento do gás do ar.

Aproveite e faça a checagem do seu ar-condicionado e também a limpeza do sistema, sem esquecer de trocar o filtro.

6. Aceleração

Muita gente ainda questiona a utilidade do conta-giros

Novamente lembrando que o lubrificante tende a ficar mais viscoso sob clima mais frio. Desta forma, o óleo vai levar um pouco mais de tempo para alcançar todas as partes do motor – em especial as mais altas. Fica a dica para acelerar leve nos primeiros dois minutos após dar a partida e tentar não exceder as 2.500 rpm nesse período.

7. Mangueiras e correias

williams triumph te 1 7
Correias dentadas da TE-1

O clima seco acelera o desgaste de componentes de borrachas e sintéticos. Mangueiras e correias ressecadas correm o risco de sofrer fissuras, provocar vazamentos e até de se romper – o que, no caso das correias dentadas do motor, pode resultar em uma dor de cabeça e tanto para o dono do carro.

8. Pneus

pneu calibrar carro shutterstock

Da mesma forma que o calor intenso do verão não é bom para os pneus, as borrachas também sofrem com temperaturas muito baixas. As peças ficam sujeitas a mudar de pressão mais frequentemente no frio, então, é ainda mais importante fazer a calibragem uma vez por semana.

Se liga nessa dica para calibrar pneu corretamente:

9. Luzes

renault clio 2003 azul frente chuva farois de neblina ligados

Serrações e neblinas são mais comuns nessa época do ano, o que torna o funcionamento correto dos faróis ainda mais primordial. Verifique se os fachos estão na altura correta ou se.. e se todas as luzes estão operando normalmente. E não esqueça que o farol de neblina é para ser usado em neblina e não isenta o uso do farol principal. Ah, e farol alto no nevoeiro não adianta de nada.

10. Palhetas

chuva palheta limpdor para brisa

A borracha da palheta do limpador também padece nesse clima frio e seco. Ressecadas, as peças perdem sua eficiência, fazem mais barulho, não limpam corretamente o para-brisa e ainda podem riscar o vidro. Substitua as palhetas assim que perceber vibrações e mantenha o reservatório de água do esguicho sempre completo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário