Choveu e embaçou? Veja dicas para melhorar a visibilidade

Vidro embaçado diminui a segurança e pode até provocar acidentes - saiba como evitar que o fenômeno ocorra no seu carro

iStock 599773958
Por AutoPapo
Publicado em 30/11/2017 às 18h03
Atualizado em 17/02/2020 às 19h57

Começou a chover e o caos se instaurou dentro do seu carro? Não consegue mais ver nada? Calma! O AutoPapo não é o 011-1406 (alguém lembra?), mas traz soluções para te ajudar a manter a visibilidade quando o toró começa a cair.

LEIA MAIS:

Os vidros do carro embaçam pelo choque térmico. Ao deixar o carro todo fechado devido a chuva, o condutor cria um ambiente quente e úmido no habitáculo. Dessa forma, a água presente no ar se condensa nos vidros e diminui a visibilidade. O processo é semelhante ao que acontece em um copo cheio de refrigerante frio, que fica todo molhado em cima da mesa.

visibilidade

Como resolver? Se você tem um carro com ar-condicionado, o processo é bem simples. Basta acioná-lo, pois ele ataca diretamente a causa do embaçamento ao retirar a umidade do interior do veículo. Além disso, ao esfriar o habitáculo, ele impede o choque térmico entre a temperatura externa e a interna nos vidros.

“Ah, mas o meu carro não tem ar”. Tudo bem, algumas medidas simples também podem ajudar. A primeira delas é não usar a mão ou o braço para desembaçar os vidros. A gordura da pele só irá piorar as coisas. Use um pano limpo para isso. Depois de seco, o ar frio direcionado diretamente para o para-brisa pode evitar o choque térmico e nova condensação.

Outra opção é o ar quente, que irá secar, mas não impedirá que ele fique embaçado novamente. Se for possível, deixe os vidros um pouquinho aberto. Calhas podem ajudar.

Existem no mercado produtos que podem impedir o embaçamento, como flanelas químicas quem devem ser passadas em todos os vidros do carro.

Visibilidade externa

Também é importante que o limpador de para-brisa esteja com funcionamento perfeito. Não espere as chuvas para trocar as palhetas, caso elas estejam ressecadas. É fácil verificar o estado delas: com o próprio esguicho do limpador dá para saber se elas continuam 100%.

Também é recomendado o uso de algum tipo de fluido próprio para o esguicho do limpador. Um produto de boa qualidade ajuda a remover sujeiras impregnadas no para-brisas que podem atrapalhar a água a dissipar. Seu uso é simples: basta despejar o produto no reservatório do limpador, localizado no cofre do motor. O uso de detergente de cozinha é errado, pois ele pode danificar a pintura, principalmente se o carro ficar exposto ao sol após o uso.

Reduza a velocidade na chuva (mais do que você imagina ser necessário)

Sempre é bom lembrar que na chuva, a aderência ao asfalto é várias vezes menor que no seco. Além disso, existe a possibilidade de aquaplanagem, porque, em geral, nossas ruas e estradas são mal construídas e não tem escoamento adequado.

Então, uma dica superimportante é:  na chuva, é recomendável que você anda na METADE da velocidade que você normalmente andaria no seco. Pode parecer lento e vários carros irão te ultrapassar, mas o risco nessas condições é muito mais alto.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Motorista 28 de setembro de 2022

Só achei errado indicar andar metade (50%) do que você costuma dirigir… Fazendo isso certamente infringirá a regra de trânsito que diz não andar abaixo da metade da velocidade permitida na via… Se é 50km/h a matéria indica andar a 25km/h. Se seguirem esta dica ninguém mais trafega na cidade em dias de chuva e se alguma autoridade ver um carro andando assim tão lento em via “rápida” podem multar certamente ou te parar para verificar se você está bem de saúde.

Avatar
José 2 de janeiro de 2023

Exatamente isso.
Quanto ao uso de detergente ele vai manchar a pintura certamente.

Avatar
Pedro 18 de maio de 2021

O meu embaça pelo lado de fora na estrada cedo, mesmo ligando o ar ou ventilador demora para desembaçar

Avatar
Motorista 28 de setembro de 2022

Você certamente liga o AR QUENTE!!! fazendo isso você vai criar uma camada do lado de fora mesmo de humidade. Tente se agasalhar melhor e não ligue o ar tão quente dentro do seu carro, tente manter um pouco acima da temperatura externa, assim não fará embaçamento do lado de fora dos vidros.

Avatar
Neide 22 de agosto de 2020

Otimas dicas

Avatar
Gilson Marcos vinuto da Silva 18 de janeiro de 2020

É normal meu em uma viagem meu carro mesmo com os vidros abertos tava embarcando

Avatar
Alexandre 5 de maio de 2018

Para o exterior dos vidros use o “finalizador de parabrisas” da marca wurth. Espetacular, palhetas duram 5 vezes mais, não fica água nenhuma, mesmo em chuvas fortíssimas. Chuvas fracas dá pra andar sem limpador

Avatar
Delcio 5 de maio de 2018

Estranho a dica do produto no esguicho . No manual de um carro que tive dizia que era para usar um pouco de detergente neutro.

Avatar
Antônio da Silva Ferreira 2 de fevereiro de 2023

Achei bem ultil os comentários do auto papo e acho melhor andar a 25 km evitantando acidente do que andar com 100 e bater e sorte quando não perd nós algo mais valioso que um pedaço de lá a com motor e pneus.

Avatar
Priscila 6 de março de 2018

Qual carro automático e melhor ?

Avatar
Wilson Munhoz 5 de fevereiro de 2018

Excelente ajuda. Para evitar o AC em dias de chuva, eu instalei as calhas para poder deixar os vidros abertos e ligo o circulador de ar na posição frio. Já com os limpadores, eu os removo e faço uma boa limpeza com vinagre branco, depois passo vaselina pra recuperar a borracha e deixo por uns 10 minutos, e finalmente faço a remoção da vaselina com lenço de papel e em seguida com um pano úmido. Esse procedimento eu vi no YouTube, é show de bola. Mesmo assim eu faço a substituição dos limpadores uma vez por ano. Grato Auto Papo. Saudações.

Avatar
Edmundo 26 de dezembro de 2017

Flanela química?
Eu nunca tinha ouvido falar sobre isso, será que encontrei nas autopeças.

Avatar
Lauro Diniz 25 de dezembro de 2017

A leitura do Autopapo é indispensável para quem dirige. Excelentes as dicas anti-embaçamento.

Avatar
Deixe um comentário