Choveu e embaçou? Veja dicas para melhorar a visibilidade
Vidro embaçado diminui a segurança e pode até provocar acidentes - saiba como evitar que o fenômeno ocorra no seu carro
Por AutoPapo 30/11/17 às 18h03Vidro embaçado diminui a segurança e pode até provocar acidentes - saiba como evitar que o fenômeno ocorra no seu carro
Por AutoPapo 30/11/17 às 18h03Começou a chover e o caos se instaurou dentro do seu carro? Não consegue mais ver nada? Calma! O AutoPapo não é o 011-1406 (alguém lembra?), mas traz soluções para te ajudar a manter a visibilidade quando o toró começa a cair.
LEIA MAIS:
Os vidros do carro embaçam pelo choque térmico. Ao deixar o carro todo fechado devido a chuva, o condutor cria um ambiente quente e úmido no habitáculo. Dessa forma, a água presente no ar se condensa nos vidros e diminui a visibilidade. O processo é semelhante ao que acontece em um copo cheio de refrigerante frio, que fica todo molhado em cima da mesa.
Como resolver? Se você tem um carro com ar-condicionado, o processo é bem simples. Basta acioná-lo, pois ele ataca diretamente a causa do embaçamento ao retirar a umidade do interior do veículo. Além disso, ao esfriar o habitáculo, ele impede o choque térmico entre a temperatura externa e a interna nos vidros.
“Ah, mas o meu carro não tem ar”. Tudo bem, algumas medidas simples também podem ajudar. A primeira delas é não usar a mão ou o braço para desembaçar os vidros. A gordura da pele só irá piorar as coisas. Use um pano limpo para isso. Depois de seco, o ar frio direcionado diretamente para o para-brisa pode evitar o choque térmico e nova condensação.
Outra opção é o ar quente, que irá secar, mas não impedirá que ele fique embaçado novamente. Se for possível, deixe os vidros um pouquinho aberto. Calhas podem ajudar.
Existem no mercado produtos que podem impedir o embaçamento, como flanelas químicas quem devem ser passadas em todos os vidros do carro.
Também é importante que o limpador de para-brisa esteja com funcionamento perfeito. Não espere as chuvas para trocar as palhetas, caso elas estejam ressecadas. É fácil verificar o estado delas: com o próprio esguicho do limpador dá para saber se elas continuam 100%.
Também é recomendado o uso de algum tipo de fluido próprio para o esguicho do limpador. Um produto de boa qualidade ajuda a remover sujeiras impregnadas no para-brisas que podem atrapalhar a água a dissipar. Seu uso é simples: basta despejar o produto no reservatório do limpador, localizado no cofre do motor. O uso de detergente de cozinha é errado, pois ele pode danificar a pintura, principalmente se o carro ficar exposto ao sol após o uso.
Sempre é bom lembrar que na chuva, a aderência ao asfalto é várias vezes menor que no seco. Além disso, existe a possibilidade de aquaplanagem, porque, em geral, nossas ruas e estradas são mal construídas e não tem escoamento adequado.
Então, uma dica superimportante é: na chuva, é recomendável que você anda na METADE da velocidade que você normalmente andaria no seco. Pode parecer lento e vários carros irão te ultrapassar, mas o risco nessas condições é muito mais alto.
Otimas dicas
É normal meu em uma viagem meu carro mesmo com os vidros abertos tava embarcando
Para o exterior dos vidros use o “finalizador de parabrisas” da marca wurth. Espetacular, palhetas duram 5 vezes mais, não fica água nenhuma, mesmo em chuvas fortíssimas. Chuvas fracas dá pra andar sem limpador
Estranho a dica do produto no esguicho . No manual de um carro que tive dizia que era para usar um pouco de detergente neutro.
Qual carro automático e melhor ?
Excelente ajuda. Para evitar o AC em dias de chuva, eu instalei as calhas para poder deixar os vidros abertos e ligo o circulador de ar na posição frio. Já com os limpadores, eu os removo e faço uma boa limpeza com vinagre branco, depois passo vaselina pra recuperar a borracha e deixo por uns 10 minutos, e finalmente faço a remoção da vaselina com lenço de papel e em seguida com um pano úmido. Esse procedimento eu vi no YouTube, é show de bola. Mesmo assim eu faço a substituição dos limpadores uma vez por ano. Grato Auto Papo. Saudações.
Flanela química?
Eu nunca tinha ouvido falar sobre isso, será que encontrei nas autopeças.
A leitura do Autopapo é indispensável para quem dirige. Excelentes as dicas anti-embaçamento.