Mercedes 150 Sport Roadster 1936: Precursor do Fórmula 1

Quando todos os carros tinham motor dianteiro, inclusive os “charutinhos” de corrida, a Mercedes projetou um esportivo com motor traseiro entre-eixos

88F20 edit
Por Boris Feldman
Publicado em 01/12/2017 às 09h55
Atualizado em 23/12/2019 às 18h39

Motor na frente e um eixo (cardã) cruzando o carro para tracionar o eixo traseiro. Essa era a configuração de todos os automóveis produzidos em série na década de 1930. Até que a Mercedes-Benz teve a brilhante ideia de levar o motor para a traseira. Com as vantagens de reduzir peso e custo (ao eliminar o eixo cardã) e de aumentar o espaço interno.

O projeto do sedã compacto “130 H” (“H” de Heck, “traseiro” em alemão) foi desenvolvido em 1933. O carro lançado em 1934, tendo sido fabricado até 1939. A última série foi a “170 H”, com a cilindrada aumentada de 1,3 para 1,7 litros. De tão parecido, o carro foi chamado de “Fusca da Mercedes”.

Aliás, se substituir seu motor traseiro refrigerado a água por um resfriado a ar, você fica muito próximo do projeto do Fusca apresentado por Porsche ao governo alemão em 1937.

Mercedes 150 Sport Roadster

Se o Fusca e os automóveis Porsche (a partir de 1948) com essa configuração foram extremamente bem sucedidos, os Mercedes “Heck Motoren” não foram adiante por dois motivos: custo elevado e início da guerra. Além, claro, da estabilidade comprometida por causa do motor dependurado atrás do eixo traseiro.

Houve uma variação sobre o tema do motor traseiro desenvolvida pela Mercedes, o 150 Sport Roadster. A ideia de seus engenheiros foi colocar o motor não atrás, mas à frente do eixo traseiro. Ou seja: a famosa disposição “entre-eixos”, que resulta em excepcional estabilidade. Impossível para um sedã, pois o motor ficava exatamente no lugar do banco traseiro, mas perfeita para um roadster que só carregava motorista e um passageiro. Uma ideia tão boa que é adotada até hoje nos carros da Fórmula 1 e outros esportivos de alta estirpe…

Mercedes 150 Sport Roadster
Mittelmotor-Anordnung: Fahrgestell des Mercedes-Benz 150 (Baureihe W 30, 1934 bis 1936). ↵↵Mid-engine configuration: chassis of the Mercedes-Benz 150 (W 30 series, 1934 to 1936).

Mercedes 150 Sport Roadster é único no mundo

O Sport Roadster foi apresentado em 1935, no Salão de Berlim, equipado com motor de 1.500 cm3 de cilindrada e 55 cv de potência, que levavam o esportivo a excepcionais 125 km/h (para a época…) graças ao seu baixo peso e boa aerodinâmica. A disposição mecânica abriu espaço para soluções estilísticas, no mínimo, exóticas.

Já que não tinha radiador na dianteira (ele ficava atrás, entre as molas da suspensão), seus projetistas lascaram um terceiro farol central na dianteira. A traseira é do tipo “Boat Tail” (rabo de canoa), obrigando a instalação de duas placas laterais. O porta-malas (dianteiro) ficou reduzido, pois o tanque vai sobre o eixo  – para melhorar a distribuição de peso – e comporta apenas uma grande valise. Sem lugar para o estepe, bolaram então dois deles nas laterais…

Não há dados concretos sobre quantos 150 Sport Roadster foram produzidos pela Mercedes-Benz entre 1935 e 1936. No entanto, alguns registros (salvados da guerra) indicam apenas cinco unidades, duas delas efetivamente entregues. Todas se perderam, exceto a adquirida na década de 1950 pelo museu da marca alemã. Esta, claro, foi a que guiei.

Mercedes 150 Sport Roadster
Arbeitsplatz des Fahrers: Mercedes-Benz 150 Sport-Roadster, Baujahr 1935 (Baureihe W 30, 1934 bis 1936). ↵↵Driver´s workplace: Mercedes-Benz 150 Sports Roadster, built 1935 (W 30 series, 1934 to 1936).

Anda bem o danado

Sentar ao volante da “fera” é experiência tão exótica quanto a própria. Não tem regulagem de banco e o motorista mais alto (como eu) vai quase espremido ao volante. Mas surpresa agradável é que o danado tem bom desempenho… Para a época, bom frisar. Anda tão bem que faz lembrar as antigas Mercedes com compressores.

E a maior surpresa é a estabilidade: ele não vai muito além dos 100 km/h, mas é bom em curvas de baixa graças ao motor entre-eixos e a boa suspensão com molas helicoidais. E um interessante detalhe mecânico: depois das três marchas habituais, uma quarta do tipo overdrive, que se engata sem pisar na embreagem. E sem nenhum engasgo nem “arranhada” de engrenagens, apesar dos mais de 70 anos de chão…

“Pronto, cara, você já andou muito no Sport Roadster”, disse o diretor do Classic Center da Mercedes na Califórnia (EUA), aflito com a raridade que veio da Alemanha com seguro de 1 milhão de dólares. Só para constar: se o navio afunda, onde comprar outra? Por isso me pediu logo o brinquedinho de volta. Uma pena!

Mercedes 150 Sport Roadster
Markantes Bootsheck: Mercedes-Benz 150 Sport-Roadster, Baujahr 1935 (Baureihe W 30, 1934 bis 1936). ↵↵Distinctive boattail: Mercedes-Benz 150 Sports Roadster, built 1935 (W 30 series, 1934 to 1936).
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Franco Vieira 5 de dezembro de 2017

Boris, siga com esta coluna mais vezes. Se me permite, poderia incluir nessas análises carros da sua coleção ou que já passaram por ela. Primeiro porque gosto demais da forma como vc escreve e do seu conhecimento, e também sei que tem bom gosto para automóveis.

Avatar
Deixe um comentário